Pular para o conteúdo principal

PORQUE AS ADVERSIDADES NOS ENSINAM TANTO?


Texto: Deuteronômio 8:1,10

Este texto que lemos nos ensina muito sobre Deus e sobre como Ele trabalha em nossas vidas através das adversidades. Deus às vezes usa as adversidades para moldar o nosso caráter e nos ensinar a respeito da nossa própria estrutura como filhos.

Existem dois tipos de lutas

O primeiro é a consequência normal de vivermos num mundo marcado pelo pecado e de nossas escolhas erradas. O segundo é fruto das provas que Deus providencia ou permite para nós nos conduzindo assim a sermos mais perseverantes e experimentados na fé. (Tiago 1:2,4; Romanos 5:3,4; Hebreus 10:36)

A luz de Deuteronômio 8:1,10; eu gostaria de compartilhar com você três verdades que trarão mais luz e entendimento ao seu coração a respeito desta pergunta que é feita por tantas pessoas. Porque as adversidades nos ensinam tanto?

I-AS ADVERSIDADES NOS ENSINAM

POIS ATRAVÉS DELAS NOS TORNAMOS MAIS PERSEVERANTES v.4

As lutas produzem em nós a perseverança. Talvez neste instante, você esteja passando por uma grande provação em sua vida. Na área da saúde, ou na área financeira, ou na falta de fé, na família, ou nos estudos, ou no trabalho... Enfim. São tantas as lutas!

O Senhor disse em sua palavra... No mundo tereis aflições (João 16:33)... Mas traz logo em seguida uma promessa: Tende bom ânimo, eu venci o mundo! Não existe dor ou sofrimento que não tenha um fim... Se você crer no Senhor, ele te dará a vitória, mesmo que demore.

II-AS ADVERSIDADES NOS ENSINAM

POIS ATRAVÉS DELAS NOSSOS CORAÇÕES SÃO PROVADOS v.5,6

Não existe lugar melhor para se provar o coração de uma pessoa, do que, no momento em que ela enfrenta problemas.

·         São nas adversidades que descobrimos quem somos em nossa vida cristã.

·         Nas adversidades é que demonstramos em quem confiamos de verdade.

·         São nas adversidades que contemplamos o nosso grau de maturidade, de compromisso e se reagimos com tranquilidade ou nos desesperamos.

III-AS ADVERSIDADES NOS ENSINAM

POIS ATRAVÉS DELAS SOMOS CONDUZIDOS PARA O CENTRO DA VONTADE DE DEUS E EXPERIMENTAMOS COISAS GRANDIOSAS v.7,10

Deus prometeu uma terra melhor para o seu povo se eles fossem fiéis e confiassem Nele. Algo melhor é prometido para quem enfrenta e vence as lutas. Quando estamos no centro da vontade de Deus, Ele nos guarda. Todas as vezes que saímos vitoriosos de uma luta, crescemos em Deus.

CONCLUSÃO: PORQUE AS ADVERSIDADES NOS ENSINAM TANTO?

Deus permiti experimentarmos adversidades simplesmente porque nos ama, e Ele deseja que sejamos melhores a cada dia. Deus prova os nossos corações, gera em nós a perseverança através das lutas para nos dar algo ainda melhor. Sendo assim: Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Tiago 1:12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não ...

Tiago 1:13-18 VENCENDO A TENTAÇÃO NO PODER DE DEUS

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 1:13-18  Pode parecer estranho, mas vimos nos versos anteriores de 1 a 12 que Deus em sua infinita graça e misericórdia envia as provações para os seus filhos. A Bíblia é clara quando diz que Deus corrige aquele a quem ama ( Hebreus 12:6 ). Deus envia a provação visando o resultado que ela acarreta na vida daquele que crê.   Deus nos testa, ou seja, nos prova a fim de que sejamos aprovados e nos tornemos crentes mais maduros e íntegros. Dos versos 13 a 18 , Tiago irá abordar o outro lado da tribulação.   Um lado que não tem nada a ver com Deus e muito menos provém dEle. Tiago agora entra no mundo da tentação.   Ele entra no mundo do caminho que leva à iniquidade. Vejamos então como ele inicia a partir do verso 13 que diz: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado (πειράζω, peirazō É o contexto que define o significado ); porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Vendo que a tenta...

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabend...