SAUDAÇÕES AOS SANTOS E FIEIS EM CRISTO
JESUS
Texto: Efésios
1:1,2
Quando
lemos uma carta ou recebemos um e-mail ou uma mensagem no celular a primeira
coisa que buscamos saber é: Quem é o remetente? Quando recebemos
algum bipe ou algum sinal de mensagem, ficamos logo curiosos em querer saber. Quem
esta nos enviando a mensagem? Se esta é interessante ou não?
Às
vezes quando lemos um livro apesar de sabermos quem é o autor e por mais que o
assunto ou a introdução sejam interessantes na maioria das vezes tentamos pular
o prefacio e os mais ousados pulam até a introdução indo direto para o primeiro
capitulo. Evitamos as preliminares e nos adentramos na leitura correndo assim
alguns riscos.
Muitos
são assim com a sua leitura bíblica, pulam as genealogias, aquilo que acham que
já leram no capitulo anterior e assim por diante. Gostaria de compartilhar com
você hoje o valor e a riqueza que podemos encontrar quando nos adentramos no
inicio de uma literatura. No nosso caso aqui e agora a Palavra de Deus. Sendo
mais especifico a carta de Paulo aos Efésios. Um grande pregador e amigo pastor Rinaldo Texidor dizia que: Quando
for ler a Palavra, procure a mensagem
que está por trás da letra.
Vejamos
então como o autor de Efésios inicia sua carta e quão importantes são suas
primeiras palavras. Ele inicia dizendo:
I- PAULO, APÓSTOLO DE JESUS CRISTO.
Sabemos
que Paulo foi um exímio perseguidor da igreja em Atos 9:1,2 temos
o registro de seu desejo impetuoso de prender homens e mulheres que professassem
sua fé em Cristo. Ele respirava ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se
ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas
para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela
seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Sabemos também que Paulo no seu intuito de
perseguição acaba tendo um encontro pessoal com o Senhor Jesus no caminho de
Damasco (Atos 9:3,4). Como
ele mesmo nos diz em Gálatas 1:11,16, o Senhor Jesus apareceu a ele diretamente,
ele não conhecia o evangelho por debatê-lo com outros apóstolos, mas por
recebê-lo diretamente de Jesus Cristo! Note que ele não oferece outras
credenciais, não se refere à sua formação aos pés de Gamaliel, nem a sua
privilegiada origem hebréia (veja Atos 22:3 e Filipenses 3:4-6). [1] Paulo
inicia a sua carta se apresentando como um apóstolo de Cristo. Como alguém que pertence ao Senhor. Um
mensageiro e servo de Jesus. Servir a
Deus é uma honra e um privilégio único que todo ser humano pode experimentar. A vida e a trajetória de Paulo também
nos revelam que: I-
RELIGIÃO DESPROVIDA DO AMOR DE CRISTO GERA MORTE AO INVÉS DE VIDA. Nos revelam
também: II- QUAL É O TIPO DE AR QUE TÊMOS RESPIRADO e finalmente: TODO AQUELE
QUE SE ENCONTRA GENUINAMENTE COM CRISTO NÃO SOMENTE É CONFRONTADO MAS É TOTALMENTE
TRANSFORMADO.
Mas o que vem a ser um apóstolo de
Jesus Cristo? A palavra apóstolo ἀπόστολος (apostolos) significa:
aquele
que é enviado em uma missão, um mensageiro ou embaixador. Apóstolo é aquele que
vai e lança os fundamentos deixados por Jesus (1 Coríntios 3:10,11).
Este termo aparece em primeiro lugar na lista dos cinco ministérios ou funções da
igreja registrado em Efésios 4:11 apóstolos, profetas,
evangelistas, pastores e mestres. A intenção de Deus com relação
a estes chamados específicos é o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação
do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do
Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. (Efésios 4:12,13) Aqui
encontramos a resposta pela qual nos tornamos e somos chamados para sermos
igreja!
Mas o que fazia de Paulo um apostolo? O que
fazia de Paulo um apostolo de Jesus Cristo era o fato dele ter sido chamado pelo o próprio
Senhor para cumprir o seu chamado e missão. Mas
faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo
os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação
de Jesus Cristo. Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no
judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. E na minha
nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso
das tradições de meus pais. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de
minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim,
para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, (Gálatas 1:11,16). Sabemos que
Jesus escolheu 12 apóstolos. Em Mateus 10:2,4 temos o seguinte registro: Ora, os nomes dos doze
apóstolos são estes: Pedro, André, Tiago,
João,
Filipe,
Bartolomeu,
Tomé,
Mateus,
Tiago,
Tadeu,
Simão
e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
Quando
Judas enforcou-se (Mateus 27:5; Atos 1:18) fora então substituído por Matias (Atos 1:22,26) Tanto Paulo quanto os dozes citados
acima se tornaram apóstolos de Cristo por terem sido chamados e escolhidos diretamente
por Ele. Mas será que além destes
apóstolos existiram outros? Dentre os apóstolos de Cristo Paulo é o ultimo.
Porém no Novo Testamento o titulo de apóstolo é atribuído a outras pessoas que
não faziam parte do ciclo intimo dos doze. Vejamos alguns: Barnabé: (Atos 14:14) Silas e Timóteo: (1 Tessalonicenses 2:6) E
provavelmente Andrônico e Júnias: (Romanos 16:7). Outro fato interessante apresentado por Paulo no
inicio de sua epistola é que ele fora chamado apostolo:
II- PELA VONTADE DE DEUS
1 Coríntios 15:9,10 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser
chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. 10 Mas pela graça de Deus
sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais
do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.
Paulo deixa
claro que fora vocacionado e chamado por Deus, para este ministério. Não foi
por sua própria vontade, não foi à igreja que o chamou, muito menos uma alto
declaração. Ele deixa claro que o seu chamado foi segundo a soberania de Deus. Ele
expõe isso muito explicitamente na Epístola aos Gálatas, onde diz: “... quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe
me separou”. Agora que sabemos
sobre este remetente podemos partir para o destinatário. Paulo endereça esta
maravilhosa carta:
III- AOS SANTOS QUE ESTÃO EM ÉFESO, E FIÉIS
EM CRISTO JESUS
Como
em todos os escritos de Paulo “aos Santos” (ἅγιος,
hagios): Traz um sentido de que todos aqueles que fazem parte do corpo de
Cristo que é a igreja são santos. Santos aqui não representa um titulo
meramente religioso, mas fala de pessoas que foram separadas e consagradas para
Deus. O que nos torna Santos é o fato de estarmos ligados, firmados e
fundamentados em Deus através de Cristo Jesus, pelo o poder da doce presença do
seu Espírito Santo habitando em nós. (Mateus 7:6; Lucas 2:23; Atos 3:21; 9,13;
Romanos 11:16; Efésios 3:5; 1 Pedro 1:16; 2:5; 2:9; 1 João 3:1,2).
Sendo assim nos tornamos santos através da salvação que recebemos de Deus.
Paulo também usa o adjetivo fiel que no grego é (πιστός, pistos) que
significa: confiável”, e “digno de confiança”. Está palavra é aplicada a
todo aquele que nasceu de novo, ou que se converteu a fé cristã. Paulo admoesta
Timóteo a ser o exemplo dos fieis (1 Timóteo 4:12) Sendo assim esta maravilhosa carta
vai além dos seus remetentes originais chegando a nós e nos revelando como
vivermos como servos de Deus e igreja gloriosa. Paulo continua sua escrita dizendo:
IV- A VÓS GRAÇA, E PAZ DA PARTE
DE DEUS NOSSO PAI E DO SENHOR JESUS CRISTO!
Mas o que vem a ser graça? Graça
é algo vindo da parte de Deus. Sendo assim é dádiva divina. A
palavra graça na Bíblia apresenta diferentes significados, em um sentido mais
simplificado graça representa a salvação, redenção e justificação que recebemos de
Deus sem nenhum merecimento através do nosso arrependimento. Neste caso
fomos agraciados pela misericórdia de Deus através de Jesus sendo preservados
de uma grande dívida que nunca poderíamos amortizar. O termo grego usado por
Paulo neste versículo e freqüentemente usado no Novo Testamento para definir
“graça” é: (Χάρις, charis) que é o
equivalente a palavra hebraica (חסד,
chêsêd) que se encontra em Lamentações 3:22. que diz: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque
as suas misericórdias não têm fim;” O novo dicionário Bíblico nos da à
seguinte definição: “Graça é tradução preferível a misericórdia porque inclui a ideia do
poder divino que equipa o homem a viver uma vida moral.” [2] Neste caso graça é muito mais do que a
simples definição “favor imerecido.”
Na verdade o conceito de graça vai muito, além disto. O escritor Arthur W. Pink
registrando o comentário de um amigo sobre graça disse: “que graça divina é bem mais do
que favor não-merecido. Dar comida a um mendigo que bate a porta é um favor não
merecido, mas está longe de ser graça. Suponha-se, porém, que eu alimentasse
esse mendigo faminto depois de ter sido assaltado por ele, isto seria graça. A
graça, por conseguinte, é um favor demonstrado quando na realidade, há demérito
da parte de alguém que recebe.” [3]
Quanto
a Paz
mencionada por Paulo não é um sentimento que se baseia somente nos momentos de
refrigério, tranquilidade e vitórias. Mas vai além até mesmo das adversidades e
circunstâncias difíceis, aonde ela parece em si mesma está distante. A paz provém
de Deus e é só nEle que podemos encontrá-la
genuinamente.
Concluindo
Nesta
primeira mensagem tivemos a oportunidade de entender um pouco sobre a vida de
Paulo, o significado do seu apostolado e também sobre a nossa posição em Deus
através de Cristo Jesus. Em Cristo temos o Espirito Santo habitando em nós o
que nos torna Santos e separados para Deus. Em outras palavras somos Santos em luta constante com o pecado. É
através desta comunhão intima com Deus que encontramos graça e paz genuína.
[1] Ary Veloso, Estudo de
Efésios.
[2] J. D. Douglas, O Novo Dicionário da Bíblia, Volume I (São Paulo: Edições Vida Nova,
1984) 682
[3] A. W. Pink, Deus é Soberano (São José dos Campos,
SP: Editora Fiel, 1997) 26
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