Pular para o conteúdo principal

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 3:13-18



13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Ele ainda está tratando daqueles que desejavam serem mestres na Igreja, mas a conduta e o testemunho não pareciam compatíveis com a ética cristã. Por isto a pergunta é lançada: Quem dentre vós é sábio e entendido? Tiago mostra aos seus ouvintes e leitores que: 
1) A sabedoria que vem do alto está atrelada ao bom trato, a mansidão e é visível em sua aplicação (v.13); as boas obras são indispensáveis na vida cristã principalmente na vida dos que ensinam, isto é, nosso testemunho. Ele deixa claro que: 
2)Há uma distinção entre conhecimento e sabedoria; Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair a ideia ou noção de alguma coisa; Sabedoria por sua vez, consiste em saber o que fazer com qualquer conhecimento, como utilizá-lo de forma prudente, moderada e útil. Para Tiago o sábio é aquele que tem fé, é submisso a Deus e ensinado por Ele. É possível alguém conhecer muita coisa e ter pouca sabedoria. 
3) É necessário que um mestre possua as duas coisas. 
4) Há, entretanto, uma sabedoria falsa ou espúria, simulada, que produz inveja e rivalidades. Tiago deixa claro que tal espécie de sabedoria não é dom divino, mas é mundana. Paulo a chama de loucura. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1Corintios 1:20 
5) Limitar-se a tal sabedoria sem relação com Deus é demoníaco (v.15). A questão é: Como podemos discernir a sabedoria em termos práticos? Quais os sinais que Tiago apresenta com relação a isto? O que precisamos fazer e buscar para nos tornarmos mais sábios de acordo com a vontade de Deus? Respondendo a estás perguntas Tiago mostra-nos que quem possui sabedoria do alto:

I- CONSEGUE DISTINGUIR ENTRE SABEDORIA DE DEUS E SABEDORIA DO MUNDO (vs.13-15) 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Tiago fala de dois tipos de sabedoria assim como o Salmo primeiro ensina que existem dois caminhos para o ser humano; o caminho do ímpio e do justo. No caso da sabedoria existem; a sabedoria que vem do alto, que é celeste, que é de Deus em contraste a uma sabedoria que brota do ego, que é terrena e que não se relaciona com Deus. A questão levantada inicialmente é: Como podemos discernir a sabedoria em termos práticos? Tiago concede-nos alguns indícios de ambas: A falsa sabedoria: 
1) Não tem Deus como base; Ele diz que ela é: Terrena: originada na própria pessoa, oriunda do ego humano. Animal: Algo não espiritual, ou seja, carnal. Diabólica: Por causa dos resultados claros, ele afirma que a origem dela é o próprio diabo. 
2) A sabedoria mundana vive quase que sempre em disputa com o próximo; Não existe nela mansidão, somente autossuficiência e auto proclamação, por isto a pergunta é levantada: Quem dentre vós é sábio e entendido? 
3) A sabedoria deste mundo produz sentimentos de amarga inveja; isto é; um forte desejo de promover a própria opinião, ignorando a opinião alheia. 
4) A sabedoria deste mundo é quase que sempre facciosa; Ela é tão mundana, tão animal e diabólica que cega os que tais a praticam! Ela é partidária, preconceituosa, ela divide e busca somente seus interesses. 
5) A sabedoria terrena é maliciosa, maledicente e destruidora;
Por isto é importante discernimos a sabedoria mundana da celeste! E buscarmos em Deus sabedoria para não ficarmos cegos no nosso próprio entendimento. Salomão o homem mais sábio que já existiu disse: "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento" Provérbios 3:5. Vamos a segunda pergunta do nosso estudo: Quais os sinais que Tiago apresenta com relação a sabedoria do alto?

II- A SABEDORIA QUE VEM DO ALTO SEMEIA A BOA SEMENTE QUE PRODUZ JUSTIÇA, RETIDÃO E PAZ. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Assim sendo: A sabedoria verdadeira pode conhecer-se pela mansidão do espírito e do temperamento. Tiago apresenta os elementos básicos dela: 
a) Ela é pura; Cheia de sinceridade e comprometida com os princípios estabelecidos por Deus. 
b) é Pacífica; Comprometida com a paz em todos os sentidos. 
c) é Moderada; Trata-se de um espírito conciliador, inimigo de contendas, equilibrado. 
d) Tratável; Indica um espírito aberto ao aprendizado, maleável, aceitando até ser corrigido e exortado. 
e) Cheia de Misericórdia e de bons frutos; Permeada de humildade, simplicidade e frutos diversos. 
f) Sem parcialidade e sem hipocrisia; Intenções interiores sinceras e busca constante da coerência. O que precisamos buscar para nos tornarmos mais sábios de acordo com a vontade de Deus? a SABEDORIA DO ALTO:

III- É FRUTO DE UM RELACIONAMENTO SINCERO E PROFUNDO COM DEUS 
1) É Deus quem capacita seus filhos com sabedoria a fim de que eles vivam em sabedoria. Tiago no primeiro capitulo diz: 5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. (Tiago 1:5-6
2) Ela é fruto da fé que temos em Deus; Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.  Hebreus 11:6. Portanto não existe sabedoria sem santidade! O que fazer então? Quero deixar pelo menos 10 sinais práticos da sabedoria proposta por Deus em sua palavra!  
a) Não se estribe no seu próprio entendimento” (Provérbios 3:5; 28:26; Jeremias 17:9). 
b) Confie no Senhor e Lhe peça mais sabedoria; (Provérbios 3:5-6). 
c) Ande na luz; (1João 1:5-6). 
d) Deleite-se no Senhor; (Salmo 37:4). 
e) Nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino da Bíblia (João 8:31-32). 
f) Não tema o homem; tema a Deus; (Provérbios 29:25). 
g) Honre a autoridade; A Bíblia fala muito sobre isto. Romanos 13:1-2 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. (1 Coríntios 11:3; Efésios 5:22; 6:1-3; 1 Timóteo 5:17; Tito 3:1; Hebreus 13:17; 1 Pedro 2:13-15). 
h) Busque conselho sábio (Provérbios 12:15; 19:20). 
i) Olhe para o futuro (Hebreus 11:24-27). 
j) Espere em Deus (Salmo 27:14).

CONCLUSÃO: Todos nós precisamos de conhecimento, entretanto; 
1) todo nosso conhecimento precisa ser “permeado” pela “sabedoria que vem do alto”. 
2) A atitude de acumular conhecimento e não colocar em prática é prova de estultícia. 
3) Um coração que adquiriu a sabedoria mostrará (revelará) às pessoas essa sabedoria, com uma atitude de mansidão, ou seja, de humildade.

Comentários

  1. Glórias a Deus que ensinamento mais rico da parte de Deus!!

    ResponderExcluir
  2. A questão de Tiago aqui é líderes e mestres que procurão a sabedoria carnal tornando eles arrogantes, partidários, orgulhosos é a sabedoria que vem de Deus mostra o contrário o autor da epístola não fala de conhecimento em questões de estudo como biologia, química, medicina e outras áreas e preciso saber diferenciar isso.

    ResponderExcluir
  3. Sabedoria do alto mesmo,se praticado! claro😃

    ResponderExcluir
  4. Achei perfeita todas as colocações aqui, muito bom de verdade. Deus continue abençoando quem escreveu, usarei boa parte do que vi aqui para a oportunidade de hoje rs

    ResponderExcluir
  5. gloria a Deus por esse ensinamento

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 1:13-18 VENCENDO A TENTAÇÃO NO PODER DE DEUS

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 1:13-18  Pode parecer estranho, mas vimos nos versos anteriores de 1 a 12 que Deus em sua infinita graça e misericórdia envia as provações para os seus filhos. A Bíblia é clara quando diz que Deus corrige aquele a quem ama ( Hebreus 12:6 ). Deus envia a provação visando o resultado que ela acarreta na vida daquele que crê.   Deus nos testa, ou seja, nos prova a fim de que sejamos aprovados e nos tornemos crentes mais maduros e íntegros. Dos versos 13 a 18 , Tiago irá abordar o outro lado da tribulação.   Um lado que não tem nada a ver com Deus e muito menos provém dEle. Tiago agora entra no mundo da tentação.   Ele entra no mundo do caminho que leva à iniquidade. Vejamos então como ele inicia a partir do verso 13 que diz: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado (πειράζω, peirazō É o contexto que define o significado ); porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Vendo que a tentação não é algo vindo da