Pular para o conteúdo principal

O ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS | João 3:1-16


ENCONTROS DE SALVAÇÃO
Texto: João 3:1-16
1) O nome Nicodemos significa ‘vitorioso sobre o povo.’ No evangelho de João, temos três momentos em que Nicodemos é mencionado, nos capítulos 3:1-21; 7:35-52; e 19:39-42. 
2) Umas das maiores revelações contidas nas escrituras é dita a Nicodemos quando este recebe do próprio senhor Jesus a mensagem da salvação João 3:16. É com Nicodemos que abrimos está série; Encontros Com Jesus (Encontros de salvação). Não se sabe praticamente nada sobre sua vida pessoal além do que é relatado no Evangelho de João, mas: 
3) Podemos destacar algumas verdades sobre Nicodemos; 
a) Ele era um membro do Sinédrio, um fariseu; De forma bem resumida, o Sinédrio era um tipo de Corte Suprema dos judeus que se reunia em Jerusalém. No tempo de Jesus, a jurisdição do Sinédrio era tanto civil quanto, de certa maneira, criminal. 
b) Nicodemos desfrutava de poder político, religioso e financeiro; 
4) O fato de ter ido à noite falar com Jesus, nos levam a duas hipóteses: 
a) A noite era mais cômodo para recebe-lo; Considerando que Jesus era um problema para o sinédrio, Nicodemos por temer o que lhe poderia acontecer quis encontrar com Jesus sem colocar em risco sua reputação. 
b) A noite para certificar de forma mais tranquila aquilo que seu coração já tinha como certeza sobre Jesus; bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes. Percebemos que naquele encontro Nicodemos não tem o interesse de conversar sobre os problemas sociais de sua época, sobre sua riqueza, muito menos sobre assuntos relacionados à política e a religião. 
5) Claramente vemos que o interesse de Nicodemos é questionar ao mestre a respeito de sua própria existência, sua alma abatida e receber dEle a salvação e a resposta para um interior em crise. Em outras palavras. É melhor vir a noite, do que nunca. Através da vida de Nicodemos, Jesus revela-nos o processo maravilhoso da salvação. Aprendemos com Jesus aqui que:

I-SEM O NOVO NASCIMENTO NÃO EXISTE SALVAÇÃO (vs.3-8)
3...Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, NÃO pode ver o reino de Deus. Nenhum indivíduo pode entrar no reino sem o novo nascimento. Essa é uma condição indispensável. Apesar de ser um líder religioso Nicodemos teve dificuldade em entender sobre o que Jesus estava falando. (v.4)...Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Talvez a dúvida de Nicodemos ecoa também em seu coração! 

O que é Novo Nascimento
1) O novo nascimento é a transformação radical operada pelo Espírito Santo na vida daqueles que pela fé professam Jesus como seu único e suficiente salvador; Ela é o sinônimo da regeneração; Tito 3:5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. 
3) A doutrina acerca do novo nascimento é apresentada ao longo de toda a Bíblia. Mesmo no Antigo Testamento, as Escrituras apontam para a necessidade de o homem nascer de novo. Por exemplo: 
a) Davi falando da condição natural do homem como pecador, escreveu: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado concebeu minha mãe” (Salmos 51:5). 
b) Na profecia do profeta Isaías lemos que Deus é aquele que vivifica o espírito dos abatidos e o coração dos contritos (Isaías 57:15). 
c) O mesmo também foi profetizado através do profeta Ezequiel, quando Deus disse: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo” (Ezequiel 36:26). 
4) Nascer de novo é nascer de cima, do alto, do Espírito. Podemos destacar três aspectos importantes sobre o novo nascimento exemplificados na vida de Nicodemos. 
a) o novo nascimento é produzido pela Palavra. Isso é o que Jesus quis dizer com nascer da água (Jo.3:5). A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a água da Palavra (Ef.5:26). A fé vem pelo ouvir a Palavra (Rm.10:17). Somos gerados pela divina semente da Palavra (1Pe.1:23). 
b) o novo nascimento é produzido pelo Espírito Santo. Ele é o agente. Ele implanta em nós o princípio da nova vida e então, somos gerados de novo. Essa ação do Espírito Santo é invisível, porém perceptível. É como o vento que você não sabe donde vem nem para aonde vai, mas percebe seus efeitos (Jo.3.8). Ele sopra aonde quer. A salvação é uma obra exclusiva e soberana de Deus. Ninguém pode determinar onde o vento do Espírito vai soprar e ninguém pode deter o vento quando ele sopra. 
c) o novo nascimento é fruto do sacrifício vicário de Cristo. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, Jesus foi levantado na cruz e todos que olham com fé para Jesus são perdoados de seus pecados e recebem o dom da vida eterna (Jo.3.14-16). Porém, através da vida de Nicodemos aprendemos também:

II-O QUE NÃO É NOVO NASCIMENTO (vs.9-10)
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? 10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Nicodemos ensinava sobre Deus, legislava em nome de Deus, pregava sobre Deus, conhecia a lei de Moises, mas ainda não havia tido um encontro genuíno com Deus. Assim concluímos que: 
1) O novo nascimento não é algo que fazemos para Deus, mas é o que o Espírito Santo faz em nós e por nós. Nicodemos era um homem rico, culto e religioso. Era fariseu e membro do sinédrio. Tinha conhecimento, poder e influência. Tinha uma vida ilibada e guardava os preceitos da lei. Entretanto permanecia cego, carecia de salvação e precisava nascer de novo. 
2) O novo nascimento não é ter ou defender um credo religioso ou simpatizar por Jesus; Nicodemos tinha um relativo conhecimento de Cristo. Ele sabia que Jesus era vindo de Deus. Portanto essas informações, mesmo sendo verdadeiras, não foram suficientes para dar-lhe a vida eterna. 
3) Não se alcança o novo nascimento através de ritos, cerimônias e práticas religiosas; Ninguém entra no céu por pertencer à uma família cristã ou por frequentar uma igreja evangélica. Não se obtém a vida eterna por ter determinadas informações corretas a respeito de Deus e das Escrituras. Nicodemos era um mestre, um especialista nas Escrituras (Jo 3.10), mas faltava-lhe o novo nascimento. 
4) Jesus foi enfático: “Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3) e acrescentou: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5) e arrematou: “Importa-vos nascer de novo” (Jo 3.8). 

Assim sendo;
III- QUAIS OS RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO? (vs.11-16)
1) A segurança da eternidade mediante a fé unicamente em Cristo Jesus; Jesus explica a Nicodemos como deve ser professada está fé; 
a) Crer que o testemunho de sua palavra é verdadeiro! 11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. 12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Isto é a aceitação da mensagem do Evangelho. Tiago 1:18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. I Pedro 1:23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 
b) Crer que Ele é o Deus encarnado que desceu do céu para morrer por nós; 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu
c) Crer que o sacrifício de Cristo na cruz foi suficiente para nos perdoar de todos os pecados; 14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. A grande notícia do evangelho é esta: A sua dívida diante de Deus foi paga por Jesus. Jesus morreu por você. Jesus derramou o seu sangue por você. 
2) Nascer de novo é sentir o amor de Deus invadindo o coração e preenchendo o vazio da alma; (v.16
3) E testemunhar este amor ao mundo! Apesar de Deus amar o homem com todas as suas forças, Ele odeia e abomina o pecado. Foi por isto que Jesus explicou com clareza a Nicodemos a cerca do Novo Nascimento.

CONCLUSÃO: Naquela conversa percebemos que o Nicodemos que recebeu Jesus à noite para um jantar se torna um homem nascido de novo que irá anunciar o Mestre publicamente. Podemos ver isto nas três únicas aparições dele. No Evangelho de João capitulo 3 a qual lemos, em João 7:50,51 onde Nicodemos protesta o fato de seus amigos condenarem a Jesus sem antes ouvir seu pronunciamento de defesa. E em João 19:38,39 onde ele juntamente com José de Arimatéia prepararam o corpo do Mestre para o sepultamento. Nicodemos se tornou um fiel seguidor de Jesus. E você? Já nasceu de novo? Que evidências revelam isto? O novo nascimento acontece quando eu entendo que; “eu não posso, mas Jesus pode, eu não tenho, mas Ele tem, eu não sou, mas Ele é. Eu sou fraco, mas posso tudo naquele que me fortalece e capacita!”




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não ...

Tiago 1:13-18 VENCENDO A TENTAÇÃO NO PODER DE DEUS

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 1:13-18  Pode parecer estranho, mas vimos nos versos anteriores de 1 a 12 que Deus em sua infinita graça e misericórdia envia as provações para os seus filhos. A Bíblia é clara quando diz que Deus corrige aquele a quem ama ( Hebreus 12:6 ). Deus envia a provação visando o resultado que ela acarreta na vida daquele que crê.   Deus nos testa, ou seja, nos prova a fim de que sejamos aprovados e nos tornemos crentes mais maduros e íntegros. Dos versos 13 a 18 , Tiago irá abordar o outro lado da tribulação.   Um lado que não tem nada a ver com Deus e muito menos provém dEle. Tiago agora entra no mundo da tentação.   Ele entra no mundo do caminho que leva à iniquidade. Vejamos então como ele inicia a partir do verso 13 que diz: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado (πειράζω, peirazō É o contexto que define o significado ); porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Vendo que a tenta...

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabend...