Pular para o conteúdo principal

PERDENDO ALGUMAS COISAS, PARA NÃO SE PERDER O MELHOR E GANHANDO EM DOBRO AQUILO QUE SE PERDEU




Texto: Jó 1:1
Talvez você esteja se questionando agora, que titulo mais esquisito é este? Eu também diria a mesma a coisa se estivesse lendo este boletim! Mas na verdade isto foi o que aconteceu com Jó.
Quando lemos a respeito da vida de Jó no primeiro verso do livro vemos três características que demonstram quem ele era perante Deus, e como ele era conhecido por Deus. A Bíblia o chama de homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.” Creio que estás caracteristicas nos conduz para a segunda parte do nosso tema: “Para não se perder o melhor,” isto é: Nada pode ser melhor do que o nosso relacionamento com Deus, e é este que com certeza não podemos perder. Infelizmente nós na maioria das vezes preferimos lutar pelo o que se deve perder do que lutar pela a nossa santidade, retidão, integridade e temor. Preferimos nos desviar de Deus a nos desviar daquilo que julgamos mais importante. Como somos homens e mulheres tão triviais.
Quando o diabo viu tais características na vida de Jó, disse a Deus: Estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.” O diabo pensava que Jó só tinha tais características por ser um homem prospero. Deus então permite que ele toque em Jó, mas que não tire a sua vida é por isto que a primeira parte do tema é: “Perdendo algumas coisas”. Jó perdeu instantâneamente seus bens, seus filhos e sua saúde. Tudo, menos a vida! Talvez você agora pergunte. Nós lutamos por uma causa justa família, trabalho, bens etc! Há algo de errado nisto? Não! Eu também luto pelas as mesmas coisas. O problema talvez seja em qual destas porções você tem investido mais tempo? No seu relacionamento com Deus crendo que é ele que te proporciona tudo o que você precisa para ser feliz. Ou lutar para não perder aquilo que talvez você já tenha perdido por estar lutando sozinho?
Jó perdeu tudo menos a sua integridade, seu temor, e sua retidão. Amigos vieram para difamá-lo e acusá-lo, mas ele sabia que mesmo tendo perdido coisas preciosas, não podia jamais perder ou abrir mão do melhor que era a sua comunhão com o Pai. A Bíblia relata que ele adorou a Deus (Jó 1:20,21)
A fidelidade de Jó realmente nos mostra que aquele que está fundamentado em Deus nunca perde, mas é vitorioso em tudo aquilo que faz. Deus honrou a Jó e concretizou na vida dele a terceira parte do nosso tema: “Ganhando em dobro aquilo que se perdeu”. O diabo foi mais uma vez envergonhado e Jó recebeu em dobro tudo aquilo que perdeu, bens materiais, além de vir a ter outros sete filhos e três filhas, as quais vieram a ser consideradas como as mais belas da época. Ele viveu cento e quarenta anos, e morreu velho e farto de dias. Medite nisto! Deus te abençoe!

No amor de Cristo seu irmão e pastor Wellington & Silvia Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não ...

Tiago 1:13-18 VENCENDO A TENTAÇÃO NO PODER DE DEUS

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 1:13-18  Pode parecer estranho, mas vimos nos versos anteriores de 1 a 12 que Deus em sua infinita graça e misericórdia envia as provações para os seus filhos. A Bíblia é clara quando diz que Deus corrige aquele a quem ama ( Hebreus 12:6 ). Deus envia a provação visando o resultado que ela acarreta na vida daquele que crê.   Deus nos testa, ou seja, nos prova a fim de que sejamos aprovados e nos tornemos crentes mais maduros e íntegros. Dos versos 13 a 18 , Tiago irá abordar o outro lado da tribulação.   Um lado que não tem nada a ver com Deus e muito menos provém dEle. Tiago agora entra no mundo da tentação.   Ele entra no mundo do caminho que leva à iniquidade. Vejamos então como ele inicia a partir do verso 13 que diz: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado (πειράζω, peirazō É o contexto que define o significado ); porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Vendo que a tenta...

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabend...