Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER



Texto: 2 Crônics 2:20



 Sabemos que após o final do período dos Juízes iniciou-se a era dinástica do povo hebreu onde Saul fora ungido como o primeiro rei de Israel. Após Saul ser destituído do seu cargo por desobedecer a Deus, Davi o homem segundo o coração de Deus assumiu então a liderança do povo de Deus, trazendo assim grande glória e grandes conquistas. Após a morte de Davi, Salomão seu filho com Betseba assumiu então o trono dando continuidade naquilo que seu pai havia dado inicio. Estes três primeiros reis reinaram 40 anos cada um. Após a morte de Salomão o Reino unido de Israel se dividiu em dois: Judá conhecido como o Reino do sul e Israel ficou sendo considerado como o Reino do Norte.



Gostaria de me centrar hoje no Reino de Judá de onde veio o Messias. Judá teve 20 reis de uma mesma dinastia que foi a de Davi. Somente oito destes reis foram bons e obedeceram a Deus. Seus nomes foram: Asa, Josafá, Joás, Amazias, Uzias, Jotão, Ezequias e finalmente Jozias.



Quando Josafá o quarto rei de Judá assumiu o trono, começou então uma grande perseguição contra o povo de Deus. Três exércitos poderosos os filhos de Moabi, os de Amon e alguns meunitas (ou das montanhas de Seir) vieram ao encontro de Judá para destruí-la, para pelejar contra Josafá e o povo. Josafá não sabia o que fazer, pois sabia que não teria nenhuma chance contra este poderoso exercito inimigo.



Talvez você neste exato momento esteja vivenciando algo assim, uma causa dificílima, uma adversidade que aos seus olhos pareça impossível. E a sua pergunta neste exato momento seja: O que fazer? Para onde ir? Será que tudo vai acabar desta forma?



Josafá estava vivenciando humanamente o impossível, tudo por causa da aliança pecaminosa que ele havia feito com Acabe. (2Cr 19:1,3) A vida deste rei nos revela algo muito importante. O que fazer quando não se sabe o que fazer!



Josafá muito temeroso (2Cr 20:3) humildemente abriu seu coração dizendo: Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.



Josafá estava com medo, sem forças, e sem saber o que fazer. Você já ficou assim alguma vez? O livro de Crônicas nos revela o que fez Josafá e o que devemos fazer em momentos como estes. Josafá começou a buscar a Deus, a orar, jejuar, e a rever as Escrituras. Ele convocou o povo a fazer o mesmo. Ele estava arrependido e endireitando os seus caminhos perante o Senhor. Sabe qual foi a resposta de Deus ao ver o quebrantamento do povo?  Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.



Depois destas palavras tão abençoadoras Josafá e o povo começou a adorar e a louvar a Deus. Quer saber os resultados? E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados... Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou.



Por isto quando não souber o que fazer: Ore, jejue, busque a presença de Deus, louve-o mesmo chorando. A vitória é sua. Deus te abençoe!!!



 



No amor de Cristo seu irmão e pastor Wellington & Silvia Costa



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não ...

Tiago 1:13-18 VENCENDO A TENTAÇÃO NO PODER DE DEUS

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 1:13-18  Pode parecer estranho, mas vimos nos versos anteriores de 1 a 12 que Deus em sua infinita graça e misericórdia envia as provações para os seus filhos. A Bíblia é clara quando diz que Deus corrige aquele a quem ama ( Hebreus 12:6 ). Deus envia a provação visando o resultado que ela acarreta na vida daquele que crê.   Deus nos testa, ou seja, nos prova a fim de que sejamos aprovados e nos tornemos crentes mais maduros e íntegros. Dos versos 13 a 18 , Tiago irá abordar o outro lado da tribulação.   Um lado que não tem nada a ver com Deus e muito menos provém dEle. Tiago agora entra no mundo da tentação.   Ele entra no mundo do caminho que leva à iniquidade. Vejamos então como ele inicia a partir do verso 13 que diz: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado (πειράζω, peirazō É o contexto que define o significado ); porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Vendo que a tenta...

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabend...