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Tiago 1:13-18 VENCENDO A TENTAÇÃO NO PODER DE DEUS



SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 1:13-18 


Pode parecer estranho, mas vimos nos versos anteriores de 1 a 12 que Deus em sua infinita graça e misericórdia envia as provações para os seus filhos. A Bíblia é clara quando diz que Deus corrige aquele a quem ama (Hebreus 12:6). Deus envia a provação visando o resultado que ela acarreta na vida daquele que crê.  Deus nos testa, ou seja, nos prova a fim de que sejamos aprovados e nos tornemos crentes mais maduros e íntegros. Dos versos 13 a 18, Tiago irá abordar o outro lado da tribulação.  Um lado que não tem nada a ver com Deus e muito menos provém dEle. Tiago agora entra no mundo da tentação.  Ele entra no mundo do caminho que leva à iniquidade.
Vejamos então como ele inicia a partir do verso 13 que diz: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado (πειράζω, peirazō É o contexto que define o significado); porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Vendo que a tentação não é algo vindo da parte de Deus podemos dizer que:

I- NÃO EXISTE NA TENTAÇÃO UM CAMINHO QUE LEVE À MATURIDADE, MAS APENAS À ESCRAVIDÃO E AO PECADO. (v.13)
O dicionário define tentação como “O estado de ser tentado especialmente para o mal”
Ou seja, nada proveniente da tentação é bom ou edifica.  Outra definição de tentação pode ser a oportunidade de fazer algo bom, mas de maneira errada, fora da vontade e do proposito de Deus (colar na escola, roubar para comer). A questão é que: 
1) O pecado é uma impossibilidade moral em Deus: não que ele queira cometê-lo e não possa, mas no sentido de que sua santidade não é relativa e sim absoluta. Sendo Deus tão oposto ao mal e ao pecado, ninguém pode colocar sobre Ele a culpa das tentações nas quais a pessoa esta envolvida. O profeta Habacuque disse: Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele. (Habacuque 1:13) Outro fator importante é que: 
2) Ele é muito bom para querer o mal para os seus filhos (v.13b) Sendo assim é impossível a tentação porvir por intermédio dEle. Contudo, a tentação não é um processo único.  Quando olhamos para o Jardim do Éden no evento da tentação de Eva, até pensamos que tudo ocorreu de uma vez só. Tiago, porém, vai detalhar todo o processo pelo qual o ser humano passa quando está sendo tentado. Vejamos o verso 14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Isto nos mostra e faz entender que:

II- O PECADO É COMO UMA ISCA AGUARDANDO A PRESA (v.14)
Assim como o peixe é atraído para o anzol, somos atraídos, iludidos, e enganados pela a nossa própria concupiscência. A concupiscência é a mãe do pecado. A concupiscência é um ato que praticamos deliberadamente e repetidamente, é o desejo intenso, ardente de saciar nossos desejos mais viscerais. O apóstolo João explica isto de forma muito clara: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 João 2:15,16) Tiago no verso 14 esta seguindo a mesma linha de raciocínio de Jesus. O mal procede do interior do homem. Sendo assim: 
1) A tentação é real, gradual, voluntaria e decididamente nossa; Não é um manancial de virtudes e pureza, como algumas correntes filosóficas e psicológicas querem fazer crer. O homem pensa, sente, quer, toma decisões e é um ser responsável. São os maus desejos do seu interior que o levam ao pecado. 
2) A força determinante não é nada mais que o interior. Foi isso que Jesus ensinou quando reinterpretou a lei de Moisés. Se a lei mosaica: 
a) proibia o assassinato, Jesus proibiu o ódio. É o ódio que produz o assassinato. 
b) Se a lei proibia o adultério: “Não adulterarás” (Êxodo 20:14). Jesus, disse: Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:28).Vale também para mulheres! Sua exortação é uma exigência para a pureza moral do coração. Com relação a tudo isto Tiago nos revela que:

III-O PECADO É COMO UMA GESTAÇÃO QUE COM O TEMPO GERA MORTE. (v.15) Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. O pecado nunca se apresenta feio e destruidor, mas sempre agradável. Ele primeiramente atrai depois engoda. O individuo é acalentado e alimentado. Aos olhos parece tudo bonito e atraente, mas por baixo dele esta a morte. O autor de provérbios disse: Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14:12). Sendo assim a tentação. 
a) É um ato processual que começa pequeno e aumenta conforme alimentado pela mente: Jesus admoestando os fariseus com relação a isto disse: Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (Mateus 12:34). 
b) Uma vez alimentada pela mente à tentação provoca o ato. c) Uma vez consumida produz a morte dando assim legalidade ao diabo: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:8) Outra verdade importante é que:

IV-O PECADO GERA UM CICLO VICIOSO CHAMADO INIQUIDADE
A iniquidade no coração do homem é quando o pecado deixa de ser pecado e se torna natural. Existem muitos pecados que carregamos conosco que são tão normais no nosso cotidiano que já não o consideramos pecado. Com relação a está atitude voluntaria e deliberada Tiago diz: 16 Não erreis, meus amados irmãos. Existem muitos indivíduos escravizados por 3 áreas ou pecados que posso chamar de principais: Sexo, Dinheiro e Poder. 
a) Se o problema é na área sexual: a isca para ela é à pornografia, o sexo ilícito (incluindo adultério, homossexualismo, lesbianismo, bestialismo, etc.) 
b) Se o problema é o amor ao dinheiro: a isca será o apelo materialista e consumista. Uma iniquidade gerada pelo amor ao dinheiro é a avareza. Não existe nada pior do que o crente avarento (φιλάργυρος, philarguros; phílos, amante e árgyros, da prata, do dinheiro).  Muitas igrejas buscam atrair pessoas através de iscas que estimulam a ganância e a cobiça dos homens. 
c) Se o seu problema é o poder: a isca será cargos ou posições, tanto na igreja quanto no trabalho. Talvez existam problemas nos relacionamentos com pessoas de menos autoridade. Talvez o indivíduo tenha problemas em demonstrar humildade como também dificuldade em ser ensinado. E a lista continua, com drogas ilícitas, álcool, cigarro, mentira, FOFOCA, etc. É por isto que Paulo nos convida a termos uma mente renovada. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Finalmente Tiago termina o texto tirando a nossa atenção do pecado e colocando novamente em Deus, mas especificamente na bondade de Deus. Sendo assim:

V-DEUS É BOM, IMUTÁVEL E TEM SEMPRE O MELHOR PARA OS QUE SÃO SEUS. (vs.17,18) 17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago nos mostra que quando fitamos os nossos olhos em Deus e fazemos sua vontade que é: boa, agradável, e perfeita. Ele nos protege tanto da tentação quanto do tentador que tão de perto nos rodeia.  Tiago nos mostra que: 
a) Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem de Deus: E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. (1 João 1:5) Outra verdade é que: b) Nele não há mudança nem sombra de variação: O fato de não conhecermos a Deus plenamente nos faz pensar que Ele seja um ser temperamental e cheio de imprevistos, indecisões, injustiças e infidelidades, como nós. A verdade é que se Deus mudasse, as suas promessas cairiam por terra, e Ele passaria a ser um mentiroso: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19
c) A nossa segurança só pode estar firmada, quando cremos que Deus é imutável: 18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Ele não muda! Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. (Hebreus 13:8)

Por isto creia que tanto em meio às provações da vida quanto às tentações Deus sempre estará presente para proteger, guardar e perdoar. Nunca passe por estas circunstancias sozinho, mas permita que Ele lhe ajude a sair e a deixar o pecado. Arrependa! Charles H. Spurgeon disse: Pecado e inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio.

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