SÉRIE: EPÍSTOLA DE
TIAGO
Texto: Tiago 1:13-18
Pode
parecer estranho, mas vimos nos versos anteriores de 1 a 12 que
Deus em sua infinita graça e misericórdia envia as provações para os seus
filhos. A Bíblia é clara quando diz que Deus corrige aquele a quem ama (Hebreus 12:6).
Deus envia a provação visando o resultado que ela acarreta na vida daquele que
crê. Deus nos testa, ou seja, nos prova
a fim de que sejamos aprovados e nos tornemos crentes mais maduros e íntegros.
Dos versos 13 a
18, Tiago irá abordar o outro lado da tribulação. Um lado que não tem nada a ver com Deus e
muito menos provém dEle. Tiago agora entra no mundo da tentação. Ele entra no mundo do caminho que leva à iniquidade.
Vejamos
então como ele inicia a partir do verso 13 que diz: Ninguém, sendo
tentado, diga: De Deus sou tentado (πειράζω, peirazō É o contexto que
define o significado); porque Deus não pode ser tentado pelo
mal, e a ninguém tenta. Vendo
que a tentação não é algo vindo da parte de Deus podemos dizer que:
I- NÃO EXISTE NA
TENTAÇÃO UM CAMINHO QUE LEVE À MATURIDADE, MAS APENAS À ESCRAVIDÃO E AO PECADO.
(v.13)
O
dicionário define tentação como “O estado de ser tentado especialmente para o
mal”
Ou
seja, nada proveniente da tentação é bom ou edifica. Outra definição de tentação pode ser a
oportunidade de fazer algo bom, mas de maneira errada, fora da vontade e do
proposito de Deus (colar na escola, roubar para comer). A questão é que:
1) O pecado é uma impossibilidade moral em
Deus: não que ele queira cometê-lo e não possa, mas no sentido de que sua
santidade não é relativa e sim absoluta. Sendo Deus tão oposto ao mal e ao
pecado, ninguém pode colocar sobre Ele a culpa das tentações nas quais a pessoa
esta envolvida. O profeta Habacuque disse: Tu que és
tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a
perversidade, por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto
o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele. (Habacuque 1:13) Outro
fator importante é que:
2) Ele é muito
bom para querer o mal para os seus filhos (v.13b) Sendo assim é impossível a
tentação porvir por intermédio dEle. Contudo, a tentação não é um processo único. Quando olhamos para o Jardim do Éden no
evento da tentação de Eva, até pensamos que tudo ocorreu de uma vez só. Tiago,
porém, vai detalhar todo o processo pelo qual o ser humano passa quando está
sendo tentado. Vejamos o verso 14 Mas cada um é tentado,
quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Isto nos mostra e faz entender que:
II- O PECADO É COMO
UMA ISCA AGUARDANDO A PRESA (v.14)
Assim
como o peixe é atraído para o anzol, somos
atraídos, iludidos, e enganados pela a nossa própria concupiscência. A
concupiscência é a mãe do pecado. A concupiscência é um ato que praticamos deliberadamente
e repetidamente, é o desejo intenso, ardente de saciar nossos desejos mais
viscerais. O apóstolo João explica isto de forma muito clara: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o
mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a
concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é
do Pai, mas do mundo. (1 João 2:15,16)
Tiago no verso 14 esta seguindo a mesma linha de raciocínio de
Jesus. O mal procede do interior do homem. Sendo assim:
1) A tentação é real, gradual, voluntaria e decididamente nossa; Não
é um manancial de virtudes e pureza, como algumas correntes filosóficas e
psicológicas querem fazer crer. O homem pensa, sente, quer, toma decisões e é
um ser responsável. São os maus desejos do seu interior que o levam ao pecado.
2) A força determinante não é nada mais que
o interior. Foi isso que Jesus ensinou quando reinterpretou a lei de
Moisés. Se a lei mosaica:
a) proibia o assassinato, Jesus proibiu o
ódio. É o ódio que produz o assassinato.
b) Se a lei proibia o adultério: “Não adulterarás” (Êxodo
20:14). Jesus, disse: Eu, porém, vos digo,
que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu
adultério com ela. (Mateus 5:28).Vale
também para mulheres! Sua exortação é uma exigência para a pureza moral do
coração. Com relação a tudo isto Tiago nos revela que:
III-O PECADO É
COMO UMA GESTAÇÃO QUE COM O TEMPO GERA MORTE. (v.15) Depois,
havendo
a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo
consumado, gera a morte. O
pecado nunca se apresenta feio e destruidor, mas sempre agradável. Ele
primeiramente atrai depois engoda. O
individuo é acalentado e alimentado.
Aos olhos parece tudo bonito e atraente, mas por baixo dele esta a morte. O
autor de provérbios disse: Há um caminho que ao homem
parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14:12). Sendo assim a tentação.
a) É um ato processual que começa pequeno e
aumenta conforme alimentado pela mente: Jesus admoestando os fariseus com
relação a isto disse: Raça de víboras, como podeis vós
dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso
fala a boca. (Mateus 12:34).
b) Uma vez alimentada pela mente à tentação
provoca o ato. c) Uma vez consumida produz a morte dando assim legalidade ao
diabo: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso
adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
(1 Pedro 5:8) Outra verdade
importante é que:
IV-O PECADO GERA
UM CICLO VICIOSO CHAMADO INIQUIDADE
A
iniquidade no coração do homem é quando o pecado deixa de ser pecado e se torna
natural. Existem muitos pecados que carregamos conosco que são tão normais no
nosso cotidiano que já não o consideramos pecado. Com relação a está atitude
voluntaria e deliberada Tiago diz: 16 Não erreis, meus amados irmãos. Existem muitos indivíduos
escravizados por 3 áreas ou pecados que posso chamar de principais: Sexo, Dinheiro
e Poder.
a) Se o problema é na área sexual: a
isca para ela é à pornografia, o sexo ilícito (incluindo adultério,
homossexualismo, lesbianismo, bestialismo, etc.)
b) Se o problema é o amor ao dinheiro:
a isca será o apelo materialista e consumista. Uma iniquidade gerada pelo amor
ao dinheiro é a avareza. Não existe nada pior do que o crente avarento
(φιλάργυρος, philarguros; phílos, amante e árgyros,
da prata, do dinheiro). Muitas igrejas buscam
atrair pessoas através de iscas que estimulam a ganância e a cobiça dos homens.
c) Se o
seu problema é o poder: a isca será cargos ou posições, tanto na igreja
quanto no trabalho. Talvez existam problemas nos relacionamentos com pessoas de
menos autoridade. Talvez o indivíduo tenha problemas em demonstrar humildade
como também dificuldade em ser ensinado. E a lista continua, com drogas ilícitas,
álcool, cigarro, mentira, FOFOCA, etc. É por isto que Paulo nos convida
a termos uma mente renovada. E não sede conformados com
este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para
que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Finalmente Tiago termina o
texto tirando a nossa atenção do pecado e colocando novamente em Deus, mas
especificamente na bondade de Deus. Sendo
assim:
V-DEUS É BOM,
IMUTÁVEL E TEM SEMPRE O MELHOR PARA OS QUE SÃO SEUS. (vs.17,18) 17 Toda
a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em
quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago nos mostra que quando fitamos os
nossos olhos em Deus e fazemos sua vontade que é: boa, agradável, e perfeita. Ele nos
protege tanto da tentação quanto do tentador que tão de perto nos rodeia. Tiago nos mostra que:
a) Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem de Deus: E esta é
a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele
trevas nenhumas. (1 João 1:5) Outra verdade é
que: b) Nele não há mudança nem sombra
de variação: O fato de não conhecermos a Deus plenamente nos faz pensar que
Ele seja um ser temperamental e cheio de imprevistos, indecisões, injustiças e
infidelidades, como nós. A verdade é que se
Deus mudasse, as suas promessas cairiam por terra, e Ele passaria a ser um
mentiroso: Deus
não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa;
porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)
c) A nossa segurança só pode estar firmada, quando
cremos que Deus é imutável: 18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade,
para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Ele não muda! Jesus Cristo é o mesmo,
ontem, e hoje, e eternamente. (Hebreus
13:8).
Por isto creia que tanto em meio às provações da vida quanto às
tentações Deus sempre estará presente para proteger, guardar e perdoar. Nunca
passe por estas circunstancias sozinho, mas permita que Ele lhe ajude a sair e
a deixar o pecado. Arrependa! Charles H.
Spurgeon disse: Pecado e inferno estão
casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio.
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