Pular para o conteúdo principal

APRENDENDO COM NEEMIAS SOBRE GRANDES EMPREENDIMENTOS


Texto: Neemias 8:1-18
Assim, pois, a IGREJA em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha PAZ, sendo EDIFICADA, e andando no TEMOR do Senhor; e, pelo AUXÍLIO do Espírito Santo, se MULTIPLICAVA. Atos 9:31

1 Todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel. 2 Assim, no dia primeiro do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembléia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender. 3 Ele a leu em voz alta desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei...
9 Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: "Este dia é consagrado ao Senhor Deus. Nada de tristeza e de choro! " Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei. 10 E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". 11 Os levitas tranqüilizaram todo o povo, dizendo: "Acalmem-se porque este é um dia santo. Não fiquem tristes! " 12 Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para comemorar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.

A nossa primeira imagem de Neemias é quando ele aparece em seu papel de copeiro na corte de Artaxerxes. Um copeiro tinha uma posição de grande confiança como conselheiro do rei e a responsabilidade de proteger o rei de envenenamento. Enquanto Neemias, sem dúvida, desfrutava o luxo do palácio, o seu coração estava em Jerusalém, uma pequena cidade nas longínquas fronteiras do império. O Livro de Neemias foi provavelmente escrito entre 445 e 420 a.C. Neemias internalizou a situação de sua nação! Neemias 1:3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas. Neemias 1:11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei. Assim como ele precisamos fazer o mesmo!

Neemias pediu a Deus que o usasse para salvar a cidade. Deus respondeu à sua oração ao atenuar o coração do rei persa Artaxerxes, que não só deu a sua benção, mas também material para ser usado no projeto. Neemias expressa o lado prático, a vivência diária da nossa fé em Deus. Vejamos quais os valores que ele vai juntamente com o povo usar para realizar este grande momento de reconstrução da fé, da cidade e dos muros derribados.
    
I-TODO GRANDE EMPREENDIMENTO DADO POR DEUS PRECISA TER UM COMEÇO EM DEUS (vs.1-8)
a) Inicia-se com o ajuntamento do povo de Deus: 1 E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. 
b) Inicia-se com a Palavra de Deus: 2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. 3 E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. 
c) Inicia-se com homens e mulheres que vestem a camisa: 4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 
d) Inicia-se com reverencia diante de Deus: 5 E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. e) Inicia-se com louvor e celebração: 6 E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra. 7 E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar. 
f) Inicia-se como estamos fazendo aqui e agora: 8 E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. Você está preparado para experimentar em Deus algo grandioso, assim como Neemias e aquele povo experimentaram? Quais o sonhos e milagres que você anseia experimentar em Deus nesta jornada? Você quer colocar os seus dons e talentos em pratica em prol do Reino? Outra verdade ensinada por Neemias é que:

II- TODO GRANDE EMPREENDIMENTO DADO POR DEUS ENVOLVE O ESFORÇO DE TODA A IGREJA (vs.9-10)
a) Envolve muitos no serviço: 9 E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo... 
b) Envolve encorajamento e o derramar perante a lei de Deus:  9b ...disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. 
c) Envolve saber que a alegria do Senhor é a nossa força: 10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

III-TODO GRANDE EMPREENDIMENTO DADO POR DEUS ENVOLVE SANTIDADE E COMPROMETIMENTO (vs.11-18)
a) Não há lugar para tristeza ou ressentimentos: 11 E os levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais. 
b) Há discernimento com as coisas de Deus: 12 Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber. 
c) Todos os dias são dedicados ao Senhor: 13 E no dia seguinte ajuntaram-se os chefes dos pais de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, a Esdras, o escriba; e isto para atentarem nas palavras da lei. d) A revelação de Deus desvenda-se diante de nossos olhos: 14 E acharam escrito na lei que o SENHOR ordenara, pelo ministério de Moisés, que os filhos de Israel habitassem em cabanas, na solenidade da festa, no sétimo mês. 15 Assim publicaram, e fizeram passar pregão por todas as suas cidades, e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte, e trazei ramos de oliveiras, e ramos de zambujeiros, e ramos de murtas, e ramos de palmeiras, e ramos de árvores espessas, para fazer cabanas, como está escrito. 16 Saiu, pois, o povo, e os trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim. e) A santidade traz alegria nas coisas de Deus:  17 E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas, e habitaram nas cabanas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria. 
f) Santidade envolve disciplina: 18 E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o rito.

CONCLUINDO- OS RESULTADOS DA OBEDIÊNCIA, DO TRABALHO EM EQUIPE, E A SANTIDADE TRAZEM VITÓRIA AO POVO DE DEUS
Neemias 6:15-16 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul (2 DE OUTUBRO), em cinqüenta e dois dias. Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra. 
Durante o período da construção dos muros, os crentes comprometidos, guiados por esse líder dinâmico, venceram a preguiça (4:6), zombaria (2:20), conspiração (3:9) e ameaças de agressão física (4:17). Nós somos os Neemias do bairro Bela Vista, e de São José. Podemos juntos reconstruir os muros que estão caídos na vida de homens e mulheres que se encontram desanimados e escravizados pelo o inimigo. Podemos trabalhar para ganharmos vidas para Cristo. Não temos muitos recursos, mas se formos fieis Deus vai nos todas as ferramentas que precisamos para servi-lo melhor. É importantíssimo ter em mente as verdades que aprendemos aqui hoje: 
I-TODO GRANDE EMPREENDIMENTO DADO POR DEUS PRECISA TER UM COMEÇO EM DEUS (vs.1-8); 
II- TODO GRANDE EMPREENDIMENTO DADO POR DEUS ENVOLVE O ESFORÇO DE TODA A IGREJA (vs.9-10); 
III- TODO GRANDE EMPREENDIMENTO DADO POR DEUS ENVOLVE SANTIDADE E COMPROMETIMENTO (vs.11-13).[i]
Que Deus vos abençoe ricamente 


[i] Estudo extraído e adaptado da Bíblia de Estudo Plenitude: pagina 485. Mensagem ministrada no domingo; 03 de abril de 2016   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não ...

Tiago 1:13-18 VENCENDO A TENTAÇÃO NO PODER DE DEUS

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 1:13-18  Pode parecer estranho, mas vimos nos versos anteriores de 1 a 12 que Deus em sua infinita graça e misericórdia envia as provações para os seus filhos. A Bíblia é clara quando diz que Deus corrige aquele a quem ama ( Hebreus 12:6 ). Deus envia a provação visando o resultado que ela acarreta na vida daquele que crê.   Deus nos testa, ou seja, nos prova a fim de que sejamos aprovados e nos tornemos crentes mais maduros e íntegros. Dos versos 13 a 18 , Tiago irá abordar o outro lado da tribulação.   Um lado que não tem nada a ver com Deus e muito menos provém dEle. Tiago agora entra no mundo da tentação.   Ele entra no mundo do caminho que leva à iniquidade. Vejamos então como ele inicia a partir do verso 13 que diz: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado (πειράζω, peirazō É o contexto que define o significado ); porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Vendo que a tenta...

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabend...