Pular para o conteúdo principal

GIDEÃO COMO LIDAR COM OS FRACASSOS


Texto Base: Juízes 6:1-8

Existem duas verdades que aprendi com relação ao fracasso que valem destacar: 
1) Todas as pessoas fracassam (mas algumas têm dificuldade de admitir) 
2)Qualquer pessoa pode aprender como tirar o melhor do fracasso. Vamos aprender um pouco sobre isto olhando para o povo de Israel mais precisamente na época dos Juízes. 
3) O Livro de Juízes apresenta 7 ciclos repetitivos com relação ao pecado e o fracasso do povo de Israel. Eles adoravam a falsos deuses, sofriam as consequências desse pecado, vinha à punição e eles clamavam por socorro arrependiam-se e depois voltavam a pecar novamente. Juízes 6:1 PORÉM os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR (...) Por causa desse ciclo pecaminoso os Israelitas tiveram que lidar com vários inimigos em sua jornada. O texto que lemos mostra um deles: Os midianitas e os amalequitas! Os midianitas tinham uma arma terrível que por incrível que pareça chamava-se camelo e com esta arma poderosa eles saqueavam as plantações e os animais de Israel. Eles colocavam a plantação no lombo dos camelos que podiam andar cerca de 600 quilômetros sem comer, nem beber água. (Juízes 6:3,5). 
4) Cansados de sofrerem por verem os midianitas saqueando a plantação e os animais, os Israelita começam a clamar a Deus que os livrem desse mal. Deus então ouve o clamor do povo e o nosso grande herói entra em cena. Gideão: 
a) Gideão estava malhando o tirgo no lagar para o esconder dos midianitas quando o Anjo do Senhor apareceu a ele (6:11); 
b) Em meio a todo sentimento de fracasso Gideão levanta um clamor ao Senhor (6:13); 
c) Deus responde a oração de Gideão da seguinte forma: 14 Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? d) O problema é que Gideão estava com tanto medo, com a alta estima tão baixa e se sentindo tão fracassado que disse ao Senhor: 15 Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.  Gideão fez o mesmo que fazemos quando Deus nos chama para algo grandioso! Ele apresentou uma desculpa. Deus então o responde. 16 Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. 
e) Gideão é o arquétipo, o espelho de muitas pessoas nos dias de hoje. Pessoas quebradas em seu interior, com sentimento de fracasso, inferiorizadas e angustiadas. Porém Deus é mestre em lidar com pessoas quebradas! Através da vida de Gideão aprenderemos lições importantíssimas para vencermos o desânimo e o fracasso. Com Gideão aprendemos que:

I-A QUESTÃO NÃO É QUEM VOCÊ É, MAS COM QUEM VOCÊ ANDA.
1) Deus jamais procura pessoas capacitadas é Ele que capacita os escolhidos; O apostolo Paulo disse: 1 Coríntios 1:27-28e31 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 31 Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. Andar com Deus faz toda a diferença. 
2) A partir do momento que Deus entra na vida de Gideão inicia-se uma trágica e radical mudança em seu interior; 6:34 Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele. 
3) Não existe nada mais poderosos do que ser revestido pelo poder de Deus; O poder de Deus vai dissipando os temores e as fraquezas de Gideão! 
William Carey pai das missões modernas disse: Deixe que o tamanho do seu Deus determine o tamanho dos seus alvos. Outro princípio importante para lidar corretamente com o fracasso é que:

II-PRECISAMOS DECIDIR A QUAL GENERAL IREMOS SEGUIR.
1) Não tem como seguir a Deus de longe; A primeira missão que Deus deu a Gideão não foi a de atacar os midianitas, mas foi a de tirar os ídolos do coração do povo da alma do povo. 
2) Precisamos romper com os ídolos e tudo aquilo que rouba o nosso tempo com Deus; Muitos de nós nos encontramos medrosos, indecisos e desencorajados, porque temos a mesma doença do povo de Israel. Os sintomas são os mesmos, Ídolos estão em nossos corações. Mas a cura também é a mesma. A quem você vai seguir hoje? DEFINIÇÃO: Um ÍDOLO é qualquer coisa que cremos ser necessário além de Jesus para nos fazer felizes, satisfeitos ou plenos. Jesus disse Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Isto foi um problema para Gideão, pois a própria casa dele estava invadida de ídolos. Joaz o pai dele era um sacerdote pagão, ele tinha construído dentro do seu próprio quintal um ídolo que Deus abominava. Então o Senhor disse a Gideão naquela noite: Juízes 6:25,26 Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque. 
3) Deus deu uma ordem clara para Gideão, que antes que os midianitas fossem liquidados, quem realmente precisava ser liquidado eram os ídolos. Deus não tolera os rivais. Está atitude de Gideão teve uma reação, pois os homens da cidade queriam matá-lo por ter destruído o altar de Baal.  
4) Seguir a Deus não é tarefa fácil, mas é muito melhor; 6:30,31 Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora a teu filho; para que morra; pois derribou o altar de Baal, e cortou o bosque que estava ao pé dele. Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar. Daquele momento em diante sempre que o povo de Israel olhava para Gideão, eles passaram também a ter a visível prova da fraqueza e inutilidade de Baal em contraste com o magnífico poder de Deus. 
5) Quando seguimos a Deus verdadeiramente o mundo vê em nós o poder salvador de Cristo e a inutilidade do poder da morte e das trevas! Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão?” 1 Coríntios 15:55 Outro princípio importante para lidar corretamente com o fracasso é que;

III- PRECISAMOS APRENDER A OBEDECER ORDENS
1) Obediência a Deus e a sua Palavra é muito importante; Este foi um outro problema que Gideão enfrentou, ele teve muita dificuldade em obedecer a Deus por causa de sua autoestima quebrada. Deus precisou falar com ele a mesma coisa por três vezes. a) O SENHOR é contigo, homem valoroso...(v.12b) b) Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? (v.14) c) Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. (v.16
2) Deus trabalha em nosso coração quando permitimos que ele assim o faça; O problema de Gideão é o mesmo que enfrentamos hoje! Ele precisava confiar, se entregar completamente, pois informações ele já tinha. 
3) Quantas vezes nós não fazemos aquilo que sabemos que devemos fazer por causa do nosso orgulho; Às vezes nós temos tanta informação, sabemos tanto sobre a Bíblia, mas o que nos falta mesmo é confiar e obedecer. E era isto que Deus queria fazer Gideão entender. 
4) Gideão ainda não confiava. Ele fez um teste para Deus; vs.36-38 E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. 
5) Mesmo Deus provando a Gideão que Ele não estava sozinho ele ainda lança um outro desfaio; v.39  E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. E Deus novamente prova a Gideão o seu poder. v.40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho. 
6) Gideão era do clã do difícil aprendizado. Quantos se familiarizam com isto? para lidar corretamente com o fracasso;

IV-PRECISAMOS ESTÁR PREPARADOS PARA ENFRENTAR BATALHAS TAMANHO DEUS.
1) É aprendermos a tirar das impossibilidades grandes oportunidades; Os midianitas tinham um exército de 135000 homens. E Israel tinha somente 32000 homens. Deus disse para Gideão você tem gente demais em Israel. 
2) Deus não está interessado no tamanho do seu recurso, o maior recurso que ele possui é a sua fidelidade; 7:2,3 Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.  Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. 
3) Dos 32000 homens de Israel Deus tirou 22000 ficando apenas 10000. Contra os 135000 midianitas. 
4) Depois que os 22000 saíram, Deus dá uma nova instrução a Gideão dizendo: Ainda tem gente demais. 7:4,7 Ainda há muito povo... 5b Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.  E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar. 
5) Se antes estava difícil agora piorou. Fazendo as contas Dos 32000 que haviam, ficaram menos de um por cento do grupo. Eram 450 midianitas para um israelita. Deus nos ensina uma preciosa lição: 
6) Deus não esta interessado em apenas proporcionar só vitória ao seu povo. Ele está mais interessado a nos ensinar sobre confiança sobre dependência, quebrantamento, entrega, submissão e fé. Porque as nossas vitórias têm a tendência de elevar os nossos corações e nos tornarmos alto suficientes. 300 contra 135000, Deus ainda pergunta a Gideão se ele esta com medo. Deus fala para Gideão ir até o acampamento dos midianitas para ouvir o que eles estavam conversando. 7:10-11 E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Purá, ao arraial; E ouvirás o que dizem, e então, fortalecidas as tuas mãos descerás ao arraial. Então desceu ele com o seu moço Purá até ao extremo das sentinelas que estavam no arraial. Vamos ver o que aconteceu lá. 7:12-15  E os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente jaziam no vale como gafanhotos em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como a areia que há na praia do mar. Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída. E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial. E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho, e a sua explicação, adorou; e voltou ao arraial de Israel, e disse: Levantai-vos, porque o SENHOR tem dado o arraial dos midianitas nas nossas mãos. Agora:
7) Gideão aprendeu uma grande lição. ADORAÇÃO. Pois o que estava em jogo não eram os 300 soldados de Israel contra 135000 midianitas. Mas Deus contra os midianitas. Os trezentos homens nada mais eram do que simples ferramentas nas mãos de Deus. 
8) Muitas das lutas que travamos nos frustramos por estas não serem a nossa luta e sim a de Deus por nós;
GIDEÃO HAVIA RECUPERADO A SUA ALTO ESTIMA, ELE NEM PRECISOU DOS 300 HOMENS. 7:19,22 Chegou, pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia noite, havendo sido de pouco trocadas as guardas; então tocaram as buzinas, e quebraram os cântaros, que tinham nas mãos. 20 Assim tocaram as três companhias as buzinas, e quebraram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as buzinas, para tocarem, e clamaram: Espada do SENHOR, e de Gideão. 21 E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército pôs-se a correr e, gritando, fugiu. 22 Tocando, pois, os trezentos as buzinas, o SENHOR tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, que fugiu... 

Sabe qual é o nosso maior problema? Nosso maior problema é que morremos de medo de batalha, achamos que é impossível, achamos que vamos fracassar.

CONCLUSÃO
Deus não precisava de Gideão muito menos de toda aquela estratégia de 300 homens para derrotar os midianitas. 
1) Deus simplesmente queria mostrar seu amor, revelar seu coração, derramar sua misericórdia e graça sobre Gideão. Ele deseja fazer o mesmo conosco hoje! Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. 
2) Quando Deus olha para você, Ele vê uma coisa que todas as pessoas ignoram, pois Ele criou você. Davi disse em seu Salmo 73:26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Em outras palavras, as minhas emoções podem me trair eu posso fraquejar, Mas Deus quer que entendamos que temos de fazer dEle a nossa força assim como aconteceu com Gideão.
3) Precisamos ter uma nova abordagem dos fatos; Para Gideão os midianitas pareciam invencíveis, ele então tenta uma nova abordagem. Ele pega uma tocha, um cântaro uma trombeta. 
4) Às vezes nós nos mantemos na velha abordagem, pois temos medo de algo novo. Jesus disse: Sou eu que faço nova todas às coisas.  Quando continuamos no mesmo patamar na mesma toada, não conseguimos ver um futuro com vitória. Nos Heróis da fé Gideão é o primeiro a ser citado. Aquele homem medroso. Hebreus 11:32-34 e 38 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.  (Dos quais o mundo não era digno)... 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a