SÉRIE: EPÍSTOLA DE
TIAGO
Texto: Tiago 4:1-12
1 DE onde
vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos
vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis
alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis
mal, para o gastardes em vossos deleites. 4
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade
contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se
inimigo de Deus. 5 Ou cuidais vós
que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 6 Antes, ele dá maior graça. Portanto
diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de
vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se
chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os
corações. 9 Senti as vossas
misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso
gozo em tristeza.
Conhecendo
os diversos problemas enfrentados no seio da comunidade de sua época, Tiago no capitulo 4 parti para a questão dos conflitos gerados
pela natureza pecaminosa e o apego ao mundanismo, o materialismo exacerbado e o
hedonismo como fonte de preenchimento e alegria. Questões de cunho intrapessoais
que estão afetando gravemente a comunhão e a vida da igreja. Ele inicia
dizendo: 4:1 De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Tiago
lança aos irmãos uma pergunta retorica que traz consigo, logo em seguida a
resposta. Não vêm disto, dos prazeres,
dos
vossos deleites ou desejos ( ̔δονή
hēdonē
desta
palavra nasceu o termo hedonismo que é a determinação do prazer como o bem
supremo e é exatamente isto que alguns membros estão buscando)...? Nesse primeiro
momento Tiago não culpa as forças externas, mas a natureza carnal humana. Aqui
está a fonte de tudo o que está acontecendo no seio da igreja! Isto nos conduz
a conclusão de que:
1) enquanto as pessoas não reconhecerem seus pecados e deles não se
arrependerem, não haverá esperança de paz para a igreja.
2) De que o verdadeiro
campo de batalha na vida cristã inicia-se no nosso interior e parte do coração.
Tiago 1:14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela
sua própria concupiscência.
3) De que o pecado é como uma isca
aguardando a presa; ele é real,
gradual, voluntario e decididamente nosso. É um ato processual que começa pequeno e
aumenta conforme alimentado pela mente. Assim sendo: Uma vez que temos a causa do problema
que é a natureza carnal, precisamos ver as consequências devastadoras que ela
causa em nossas vidas. E é sobre estas consequências que Tiago tratara agora. Sobre
os danos graves que causamos quando deixamos a nossa velha natureza exercer
domínio sobre nós em meio as circunstancias.
I-O PECADO É UM
INIMIGO QUE DESTRÓI O NOSSO INTERIOR (v.1)
1 DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm
disto, a saber, dos vossos deleites, dos vossos desejos, que nos vossos membros
guerreiam?
1) Ele nasce dos nossos deleites e desejos; Seja qual for o
objetivo, o desejo é a origem do pecado e do conflito. Nossas paixões
exercem poder sobre nossas atitudes.
2) O pecado está em constante luta em nosso
interior; que nos vossos membros guerreiam? O pecado é como um câncer que corrói! Quanto
mais o alimentamos mais enfermos ficamos!
3) O pecado é a arma que o diabo usa para
nos afastar da presença de Deus; Ele sabe que não existe nada pior do
que estar fora da presença e da comunhão com o Senhor. Mediante tudo isto Tiago
revela-nos que o pecado não destrói somente o nosso interior, mas seu estrago vai
além, pois invade outras áreas da nossa vida. Em Tiago descobrimos que:
II- O PECADO É UM
INIMIGO QUE DESTRÓI SONHOS E FUTURO (v.2-3)
Não
existe nada pior que ver um servo de Deus afundado em um sentimento de
fracasso, sem perspectiva, com o coração em constante frustração e angustia. Com
relação a isto Tiago diz: 2 Cobiçais, e nada tendes; matais,
e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes,
porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis
mal, para o gastardes em vossos deleites.
Parafraseando o que Tiago está dizendo:
Você quer coisas que não tem capacidade de ter; Você
"assassina" e é invejoso, mas não consegue satisfazer seus desejos;
Você briga e guerreia, mas não tem o que deseja, porque não pede
a Deus; E quando pede, não recebe, porque sua motivação é errada.
Isto
significa que:
1) O pecado fecha portas; pois, por mais que se lute e guerreie
a frustração é o que se alcança.
2) O pecado gera inveja e amargura devido as
frustrações seguidas; pois, os desejos que temos o vemos realizados nos
outros.
3) O pecado sem o arrependimento bloqueia a oração e faz com que ela
não tenha o devido efeito; pois a natureza pecaminosa cega nosso
discernimento. Pedis, e não recebeis, porque
pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago
aponta-nos, então, que esses crentes não podem receber porque não estão
sintonizados com Deus. Assim sendo o pedis mal, demonstra as motivações.
Finalmente Tiago mostra aos fiéis que o
pecado não apenas destrói o interior, os sonhos e o futuro, mas:
III- O PECADO É
COMPARADO COMO ATO DE ADULTÉRIO (v.4-6)
4 Adúlteros e adúlteras, não
sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Tiago acrescenta
uma acusação: adúlteros e adúlteras. Ele compara seus ouvintes ao povo de
Deus da Antiga Aliança. Quando Israel se voltava para a idolatria, não
abandonava o culto a Deus, mas tentava fazer um "sincretismo."
Adoravam a Deus mas não abriam mão dos outros deuses. Portanto,
qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo
de Deus. Aqui Tiago identifica o ídolo deles: O mundo! Mundo
aqui significa cultura, costumes e estruturas humanísticas, organizados sem a
atuação de Deus. Tiago
diagnostica sem pestanejar que essa forma de infidelidade chama-se apostasia.
Com relação a isto Jesus disse: Ninguém pode servir a dois
senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e
desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6:24 O
mesmo tem acontecido nos dias de hoje:
1) Muitos na igreja querem servir a Deus mas
sem abrir mão do conforto do mundanismo. Dos velhos rudimentos, vícios,
ambições e velhas posturas. 5 Ou cuidais vós que em vão
diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
2) Não
tem como servir a dois Senhores: Como noiva de Cristo (2Co.11:2; Ef.5:22-24;
Ap.19-21)! Deus se apresenta como um marido ciumento. (Êx.20:5;34:14; Dt.4:24).
6 Antes, ele dá
maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos
humildes. Este versículo (Pv.3:34) é um dos textos prediletos da tradição
cristã ética, e proporciona ao povo a possibilidade de uma escolha: humilhar-se
e receber a graça de Deus, ou prosseguir na auto-suficiência humana e sofrer a
ira de Deus. A atitude de Deus não será determinada pelos pecados do
passado, mas pelo atual estado do coração de seu povo.
3) O Deus de Tiago é o Deus
benevolente das Escrituras.
IV-COMO VENCER ENTÃO
A NATUREZA PECAMINOSA? (v.7-12)
1) Visto que Deus é misericordioso, o primeiro passo
para vencer o pecado é o arrependimento: 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus... A palavra sujeitar
aqui tem o significado de: subordinar-se, obedecer, submeter-se ao
controle de, render-se à admoestação ou conselho de alguém, cooperar,
ceder e assumir uma responsabilidade. Sendo assim para vencer o pecado preciso
me submeter a Deus em obediência.
2) O segundo passo é parar de agradar ao diabo: Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Embora o impulso
para pecar seja algo interno, ceder a esse impulso é entregar-se e submeter-se
ao diabo. O diálogo de Jesus com Pedro clarificam isto: Disse
também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como
trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça... (Lucas 22:31-32b) Portanto é
importante salientar que o diabo não exerce poder sobre o cristão, exceto o
poder da sedução. Quando resistimos ao diabo, este se comporta como o fez
diante de Jesus, no deserto, ele foge. A mesma experiência será também a do
crente, se aprender a dizer não.
3) Aumente e aprofunde seu relacionamento com Deus
deixando para traz o ânimo dobre: 8 Chegai-vos a Deus, e ele
se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo,
purificai os corações. Este
termo normalmente indica um ato de culto. A adoração naquela igreja estava
desarmônica por causa de alguns que estavam enraizados na preocupação com o
sucesso mundano. Por isto tal aproximação era inaceitável. Este é o clamor de
Deus para a igreja! "Aproximem-se de mim", clama o Senhor. "Adorem-me em
espírito e em verdade! Cultuem-me em obediência!"
4) Se humilhe perante o Senhor e reconheça sua miséria
e pequinês: 9 Senti
as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e
o vosso gozo em tristeza. 10
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
5) Não fale mal do seu próximo nem o julgue; para que
em vez de observador da lei você se torne legislador e juiz tomando assim o
papel de Deus. 11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão,
e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já
não és observador da lei, mas juiz. 12 Há só um legislador que pode salvar e
destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
6) Se cumprirmos os cinco princípios acima seremos
agraciados, abençoados e venceremos o pecado e o diabo fugirá de nós.
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