SÉRIE: EPÍSTOLA DE
TIAGO
Texto: Tiago 2:14-26
A fé é uma doutrina chave no Cristianismo. O pecador é
salvo pela fé (Ef
2:8-9). O justo vive pela fé (Rm 1:17). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6).
Tudo o que é feito sem fé é pecado (Rm 14:23). Em Hebreus 11 encontramos
a galeria da fé, onde homens e mulheres creram em Deus e viveram e morreram
pela fé.
Fé é a confiança de que a Palavra de Deus é verdadeira não importa as
circunstâncias. Tiago, capítulo 2
é um dos textos mais importantes da Bíblia. Muitos estudiosos da Bíblia não
conseguiram entendê-lo. Lutero pensou que Tiago estivesse contradizendo Paulo. Romanos 3:28 Concluímos,
pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Tiago 2:24 Vedes então que o homem é
justificado pelas obras, e não somente pela fé. Romanos 4:2-3 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de
que se gloriar, mas não diante de Deus. Tiago 2:21 Porventura o nosso
pai Abraão
não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu
filho Isaque? Logo, Lutero chamou Tiago de carta de palha. Mas
será que Tiago está contradizendo Paulo? Absolutamente não.
Paulo falou que a causa da salvação é a justificação pela fé somente. Tiago diz
que a evidência da salvação são as obras da fé. Paulo olha para a causa e fala
da fé. Tiago olha para a consequência e fala das obras. Paulo deixa
isso claro em Efésios
2:8-10 Porque pela
graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de
Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados
em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos
nelas. Calvino dizia que a salvação é só pela fé, mas a fé
salvadora não vem só. Ela se evidencia pelas obras.
A questão levantada por Paulo
era: “Como a salvação é recebida?” A resposta é: “Pela fé somente”. A pergunta
de Tiago era: Como essa fé verdadeira é reconhecida?” A resposta é: Pelas
obras! Assim, Tiago e Paulo não estão se contradizendo, mas se
completando. Somos justificados diante de Deus pela fé, somos justificados diante
dos homens pelas obras. Deus pode ver a nossa fé, mas os homens só podem ver as
nossas obras. Assim sendo:
I- A FÉ NÃO ESTÁ DIVORCIADA
DA PRÁTICA DA PIEDADE, MAS NELA SE EVIDENCIA (v.14) 14 Meus
irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras?
Porventura
a fé pode salvá-lo?
1) Nem todas as pessoas que dizem crer em Jesus estão
salvas.
É um erro pensar que apenas recitar ou defender um credo ortodoxo faz de uma
pessoa um cristão.
2) Assentimento intelectual apenas não é fé salvadora.
3) A
fé que não produz vida, que não gera transformação é uma fé espúria.
Jesus disse em Mateus
7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!
entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que
está nos céus. 4) As igrejas estão cheias de pessoas que
dizem que crêem, mas não vivem o que crêem. Isso é fé morta.
II- DEIXAR DE AJUDAR O NECESSITADO É FECHAR O CORAÇÃO AO
AMOR DE DEUS (vs.15-16) 15 E, se o irmão ou a irmã estiverem
nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, 16 E algum de vós lhes
disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas
necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17 Assim
também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
1) A fé não é algo
meramente intelectual. As pessoas com uma fé morta substituem obras por
palavras. Eles conhecem as doutrinas, mas eles não praticam a doutrina. Eles
têm discurso, mas não têm vida. A fé está apenas na mente, mas não na ponta dos
dedos. A fé morta é uma fé que atinge apenas o intelecto.
2) A fé não é algo ineficiente.
Um crente vem para a igreja sem roupas próprias e sem comida. Uma pessoa com
uma fé morta vê essa situação e não faz nada para resolver o problema do irmão
necessitado. Tudo o que ele faz é falar algumas palavras piedosas (2:16). Comida
e roupa são necessidades básicas (1Tm.6:8; Gn 28:20). Como crentes devemos ajudar a
todos e principalmente aos domésticos da fé (Gl.6:10). Seremos julgados por esse
critério (Mt.25:40).
Deixar de ajudar o necessitado é fechar o coração ao
amor de Deus (1Jo.3:17-18). O sacerdote e o levita podiam pregar
sobre sua fé, mas não demonstraram a sua fé (Lc.10:25-37).
3) a fé sem as obras está
incompleta. Ortodoxia sem piedade produz morte.
III-UMA FÉ
DETURPADA NÃO NOS ASSEMELHA COM CRISTO (v.19)
19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem,
e estremecem.
1) Os demônios crêem na divindade de Cristo. Eles corriam para
ajoelhar diante de Cristo para adorá-lo (Mc.3:11-12). Eles sabiam quem era Jesus.
2) Os
demônios crêem na existência de um lugar de penalidades eternas. Eles
sabem que o inferno foi criado para o diabo e seus anjos. Eles sabem que o
inferno é destinado para todos aqueles cujos nomes não forem encontrados no
Livro da Vida. Eles não negam a existência do inferno (Lc 8:31).
3) Os demônios crêem que Cristo é
o supremo Juiz que os julgará. Eles sabem que terão que comparecer
diante de Cristo, o supremo juiz. Eles crêem no julgamento final. Eles crêem
que todo joelho vai ter que se dobrar diante de Cristo.
20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é
morta? 21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas
obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? 22 Bem
vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi
aperfeiçoada. 23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em
Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. 24Vedes
então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. 25
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras,
quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? 26 Porque,
assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é
morta. A
fé salvadora pode ser sintetizada em três palavras: notitia (conteúdo), assensus
(concordância), fiducia (confiança): conteúdo, concordância e
confiança. A fé verdadeira inclui o intelecto, as
emoções e a vontade.
1) O conteúdo da fé é a verdade de Deus.
Eu recebo essa verdade e confio nela e por ela sou transformado. Tiago cita
dois exemplos: Abraão e Raabe. Duas pessoas totalmente diferentes: Abraão
o amigo de Deus, Raabe membro dos inimigos de Deus. Abraão, piedoso,
Raabe prostitua; Abraão um judeu, Raabe uma gentia. O que tinham em comum? Ambos
confiaram na Palavra de Deus. A questão não é a fé, mas o objeto da fé.
Não é fé na fé. Não é fé nos ídolos. Não é fé nos ancestrais. Não é fé na
confissão positiva. Não é fé nos méritos. É fé em Deus e na sua Palavra.
2) A fé salvadora envolve todo o ser humano.
A fé morta toca apenas o intelecto. A fé dos demônios toca o
intelecto e também as emoções. Mas a fé salvadora atinge o
intelecto, as emoções e também a vontade. A mente entende a verdade, o
coração deseja a verdade e a vontade age com base na verdade.
3) A fé salvadora
conduz à ação. O exemplo de Abraão. Gênesis 15:6 diz que Abraão creu e isso lhe
imputado para justiça. Gn 22:1-19 mostra a
obediência de Abraão em oferecer o seu filho para Deus, crendo que Deus poderia
ressuscitá-lo (Hb
11:19). Abraão não foi salvo por obedecer esse difícil mandamento.
Sua obediência provou que ele já era salvo. Como então, Abraão foi justificado
pelas obras, uma vez que já tinha sido justificado pela fé (Gn.15:6; Rm.4:2-3)?
Pela fé ele foi justificado diante de Deus e sua justiça foi declarada. Pelas
obras ele foi justificado diante dos homens e sua justiça foi demonstrada. A fé
do patriarca Abraão foi demonstrada pelas suas obras. Hoje, muitos professam
crer em Deus, mas o negam por suas obras. Tito 1:16 Confessam que
conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes,
e reprovados para toda a boa obra... 3:8
Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em
Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos
homens. O exemplo de Raabe. Raabe creu e agiu. Ela ouviu a Palavra de
Deus e reconheceu que estava numa cidade condenada. Ela não somente entendeu a
mensagem (Js
2:11), mas fez alguma coisa: protegeu os espias (Hb 11:31).
Ela arriscou a sua própria vida para proteger os espias. Mais tarde ela fez
parte do povo de Deus (Mt 1:5) e tornou-se membro da genealogia de
Cristo. Isso é a graça que opera a fé salvadora.
CONCLUSÃO
1) Tiago e Paulo deixam claro que do mesmo
jeito que somos destinados para a salvação, somos também destinados para as
boas obras. Se a ordenação é
determinativa no caso da salvação, também o é no caso das boas obras.
2) A salvação é só pela fé, mas por uma fé
que não está só. Uma fé viva se expressa por obras, ou seja, uma vida que traz
glória a Jesus. Paulo ainda nos exorta a um
auto-exame: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente
estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está
em vós? Se não é que já estais reprovados” (2 Co 13:5).
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