VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SÉRIE-AS DOENÇAS DO NOSSO SÉCULO – INTRODUÇÃO


 
 
Texto chave: 2 Timóteo 3:1,9

Paulo inicia o capitulo 3 de sua carta a Timóteo descrevendo as pessoas dos últimos tempos. O senhor Jesus disse: ...E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará... (Mt.24:11,13). Queridos nesta série de 10 mensagens sobre: As Doenças do nosso século e as curas que a Bíblia oferece, trataremos sobre enfermidades que tem trazido danos gravíssimos a muitas pessoas, as principais são: depressão, stress, ansiedade, medo, ambição, materialismo, inversão de valores, sedução das drogas, mundanismo e neopaganismo. Para fins didáticos, elas serão divididas em doenças intrapessoais, sociais e religiosas.

I- DOENÇAS NA ÁREA INTRAPESSOAL (vs.1,4)

Conflito intrapessoal: São aqueles internalizados no indivíduo. Vejamos algumas das mais severas e perniciosas. 1) Orgulho e Vaidade. (Sl.4:2;94:11;144,4;Jr.2:5) Pessoas que se julgam superiores aos outros, e desprezam os que estão abaixo de sua condição privilegiada (Pv.11:2;16:18;21:4). 2) Egoísmo e Avareza. Essas enfermidades caracterizam os chamados "amantes de si mesmos". Isto significa pessoas individualistas repletas de desejos irrefreáveis que visam tão somente interesses pessoais. (Pv.21:6;1Tm.6:10) Nestes últimos dias, o materialismo tem levado muitas pessoas a se digladiarem por "fortuna fácil."  A Palavra de Deus é incisiva: "guardai-vos da avareza" (Lc.12:15,21;Hb.13:5). A Palavra de Deus nos admoesta a fazermos tudo com moderação, autocontrole e disciplina. (Gl.5:22;2Tm.1:7)

II. DOENÇAS NA ÁREA SOCIAL (vs.5,6)

O pecado original não afetou apenas o indivíduo, mas também seus relacionamentos. Dentre as enfermidades sociais desses tempos difíceis podemos destacar: 1) Desobediência aos pais e ingratidão. A cultura anticristã tem incentivado a desobediência ao mandamento divino, explícito em Êx. 20:12, que ordena aos filhos honrar pai e mãe. (Pv.22:6;Rm.1:30; 1Tm.1:9). 2) Desamor e Crueldade. Há por toda parte pessoas desprovidas de "afeto natural", (Gn.6:5,11;Êx.1:22;2Rs.25:7). 3) Dureza de coração e Calúnia. O perdão e a reconciliação são atributos necessários à convivência social e religiosa. Porém, a Palavra de Deus nos adverte que nos últimos dias, os homens tornar-se-ão irretratáveis, "duros de coração", e incapazes de perdoar. Jesus no sermão do monte condenou taxativamente o rancor vingativo, e enobreceu a mansidão e a graça (Mt.5:5,9,21-26;11:29;Mc.11:25). O difamador, diz a Bíblia, "separa os maiores amigos" (Pv.16:28). 4) Traição e Hipocrisia. Infelizmente, essas doenças atingem todas as áreas e níveis da sociedade. Não nos esqueçamos que até no colégio apostólico houve um discípulo traidor e hipócrita. 5) Aversão ao bem. Muitos tem desprezado os bons, amando os maus (Sm.14:1;Pv.28:5;2Tm.3:13). Contudo, o cristão deve ser "amigo do bem" (Tt.1:8). 6) Abuso de poder. Pessoas que abusam do poder cultuando a própria personalidade.

III. DOENÇAS NA ÁREA RELIGIOSA (vs.7,9)

Neste século perverso os principais pecados contra Deus são: 1) Blasfêmia e Irreverência. Os blasfemos são os que difamam a honra alheia e ultrajam a glória de Deus (Lv.24:16;Mt. 12:22,32;15:19;Mc. 3:28,29). O termo "irreverente" significa "ímpio" ou "sem respeito pelo sagrado". Lamentavelmente, a pior profanação, algumas vezes, manifesta-se na Casa de Deus, com a falta de sinceridade durante o culto divino. (Mc.11:17; 1Tm.6:1) 2) Apego aos prazeres mundanos. (Lc. 12:19) "mais amigos dos deleites do que amigos de Deus". (2 Pe.2:13,14). A Palavra de Deus nos assevera: glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1Co.6:20;2Pd.2:13,14). Finalmente: I. Existem dois grupos de doentes da alma: 1) Os que admitem; 2) Os que ignoram. II. Entre os que admitem, também existem dois grupos: 1) Os que admitem e nada fazem para mudar a situação, 2) Os que admitem e buscam ajuda. DEUS OFERECE CURA PARA AS DOENÇAS DA ALMA. (Sl.103:3;147:3). A Bíblia, em Ef.6:10,18, afirma que 1) devemos nos fortalecer no Senhor e nos revestir de toda a armadura de Deus, a fim de que estejamos firmes contra as astutas ciladas do Diabo e possamos resistir "no dia mau". Esse "dia" é agora! 2) Devemos rejeitar as obras das trevas e nos vestir das armas da luz (Rm.13:12). O maior conforto que podemos sentir é sermos libertos daquilo que nos prende e escraviza. Que Deus nos ajude e fortaleça a encontrarmos cura diária para a nossa alma. Que Deus te abençoe![1]



[1] Adaptado da revista: As doenças do Nosso Século. As curas que a Bíblia oferece. (RJ. Editora CPAD, 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página