Pular para o conteúdo principal

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 4:13-17
13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o buscam de fato, nem seguem suas ordens. 
1) O conceito de Autossuficiência traz em si a ideia de manter-se por si só, sem precisar de ajuda. Contentamento excessivo consigo mesmo, orgulho, petulância. 
2) A autossuficiência foi o pecado original de Lúcifer; Isaias 14:12-15 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: (Subestimação; Lúcifer subestimou o Deus que conhece os desígnios do coração! Ele planejou o pecado sem se dar conta que este estava patente aos olhos de Deus que é onisciente) Eu subirei ao céu (Autossuficiência; O eu, de Lúcifer demonstra seu egocentrismo e sua arrogância em dizer; eu tenho poder e não preciso da ajuda de ninguém para tal obra.), acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. (Insubordinação; decidir mudar os moveis da casa sem consultar o dono!) 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. (Rebelião; A tentativa de usurpar uma posição que não lhe cabia, que era o desejo de se tornar maior que seu Criador) 15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo (Julgamento). Aqui vemos que Lúcifer ambicionou sentar-se no trono de Deus, para ser senhor de sua própria vida e do Universo. Tendo fracassado em sua ousadia, induziu os primeiros seres humanos a serem "donos de seu próprio nariz". 
3) Tais atitudes exigiram que Deus tomasse sempre medidas drásticas: expulsou Lúcifer do céu e Adão e Eva do Jardim do Éden. A partir daí todos trazemos esta semente no coração. Por isso, Tiago, antes de terminar sua carta, faz questão de abordar esta tentação. Mas o que precisamos saber sobre a tentação da autossuficiência?

I- AUTOSSUFICIÊNCIA É PLANEJAR SEM DEUS
Tiago 4.13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos
1) Não há nada de errado em fazer planos; Jesus mesmo disse que o construtor prudente deve primeiro sentar-se e calcular (planejar), para saber se será capaz de levar até o fim seu projeto (Mateus 7.24-27). 
2) Você deve planejar o uso do seu tempo, do seu dinheiro para não ser tido como irresponsável e cair em descrédito por não conseguir cumprir com sua palavra. Tiago não está aqui condenando o planejamento em si. O que ele condena aqui é o planejamento à parte de Deus. O que está em questão aqui é você dizer, "hoje ou amanhã irei para esta ou aquela cidade, passarei o ano ali, farei negócios e ganharei dinheiro", sem consultar a Deus. 
3) Nós não fomos criados para sermos independentes; Independência no Reino de Deus é morte. Só podemos ser verdadeiramente felizes e completos se estivermos ligados a Deus. 
4) Deus é o nosso criador e não só planejou o nosso ser, mas também a nossa história; Salmo 139.16 "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." Deus sabe qual é o melhor emprego para você e a melhor hora para você assumi-lo. Deus sabe qual a melhor pessoa para ser seu cônjuge. Deus sabe qual o melhor negócio a ser feito e como fazê-lo. 
5) Agir sem consultá-lo antes é loucura, pois somos limitados quanto à visão global da nossa vida e das outras pessoas que de alguma forma serão afetadas por nossas ações.

II- AUTOSSUFICIÊNCIA É NÃO RECONHECER A FRAGILIDADE DA VIDA
Tiago 4.14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Há duas razões porque temos que aceitar o fato da fragilidade da vida: 
1) Não temos controle sobre o futuro; Tiago diz: "Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã!" Para a nossa mente limitada o amanhã é incerto. Qualquer coisa pode acontecer e nós não temos como evitar: um acidente, um mal estar, um incêndio, um assalto, a morte. Às vezes todas as medidas de segurança são insuficientes para evitar uma tragédia. Por Exemplo: Edmond Safra. Morava num lugar considerado um dos mais seguros do mundo, no entanto, morreu asfixiado dentro da sua própria casa, pelas mãos de alguém que fora contratado para cuidar da sua saúde. Nem todo o dinheiro que ele possuía (89ª maior fortuna do mundo) impediu a tragédia.  
2) A nossa vida terrena caminha rapidamente para o fim; "Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa". Se existe algo certo na vida é que um dia nós todos vamos morrer. A neblina não é nem sólida nem permanente. Ela não resiste por muito tempo à ação do sol. Assim, também, qualquer fogo de provação pode ser suficiente para dar cabo da nossa vida. Se permanecemos vivos é porque Deus a está mantendo. O autossuficiente é um imprudente, pois vive intensamente o presente de forma egoísta e não investe no futuro, fazendo a vontade de Deus. Mateus 6.19,20 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.”

III- AUTOSSUFICIÊNCIA É DEIXAR DE DEPENDER DE DEUS
Tiago 4:15  Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 1) Muitos dizem que creem em Deus, mas não há evidências de que nas decisões cotidianas o buscam de fato; Parece que crer em Deus se resumiu apenas a um acontecimento da vida que é: a conversão. O resto da vida é vivido como qualquer outra pessoa do mundo. Mas este é o modo do autossuficiente viver, não do salvo. Em Colossenses 2.6,7 lemos: "Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados". 
2) Podemos reconhecer alguém que depende de Deus por duas coisas: 
a) Ele confessa que sua vida depende de Deus; "Se o Senhor quiser, viveremos". Isto significa que quer ele viva ou não, ou como ele possa viver, ele está nas mãos de Deus. Isto é, ele vai desenvolver uma atitude de louvor e gratidão a Deus, pois está consciente de que o Senhor está no controle. 
b) Ele consulta a Deus para tudo o que fizer; "Se o Senhor quiser, faremos isto ou aquilo". Isto é, todos os assuntos concernentes à vida ele vai conversar com Deus: sua saúde, proteção, segurança, casa, filhos, realização pessoal, relacionamentos, perdão, amor, uso do tempo, etc. Ele aprendeu a orar sempre: Salmo 143.10"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus: guie-me o teu bom Espírito por terreno plano."

IV- AUTOSSUFICIÊNCIA É VANGLÓRIA
Tiago 14:16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. 
1) A palavra vanglória significa "uma glória vã", "um sucesso vazio"; Não somos nada sem Deus. 2) Viver sem depender de Deus é viver uma ilusão; Você pode viver pensando que seu dinheiro, sua influência, sua esperteza lhe darão uma vida estável. Você pode fazer planos pensando que controla seu presente e o seu futuro. Mas você está errado! 
3) Uma infinidade de coisas fora do seu controle podem acontecer e frustrar todos os seus esforços. Certa vez Jesus contou a seguinte história: Lucas 12.16-21"A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens, E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’ Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus."

CONCLUINDO- AUTOSSUFICIÊNCIA É PECADO
Tiago 4:17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Finalmente, lembre-se, como já dissemos no início, A palavra "pecado" significa "errar o alvo". 
1) Deus estabeleceu alvos para a sua vida que você só atingirá se estiver ligado a ele, seguindo suas instruções. Vivendo por conta própria, você estará fadado a errar estes alvos e isso trará prejuízos imensos. Algumas consequências serão trágicas e irreversíveis. Leve a sério esta questão! Provérbios 8.13 "O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa, eu os aborreço" 
2) Portanto, se você sabe que viver longe e independente de Deus é mal, então, não continue a viver assim. Não continue em pecado. Seja humilde. Reconheça seu pecado, se for preciso até diante das pessoas a quem você influencia. 
3) E busque as instruções de Deus em sua Palavra, no conselho dos irmãos, na instrução íntima do Espírito Santo. E usufrua o melhor da vida que Deus preparou para você!

Comentários

  1. Excelente estudo! Que Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns excelente narrativa, estou impactado. Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  3. Estudo muito bom, explicão que realmente da para entender !!! Gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Palavra maravilhosa para nossa edificação! O Senhor é contigo!!!

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus,ensino maravilho,que o Senhor continue ti dando sabedoria do alto

    ResponderExcluir
  6. elenireller85@gmail.com20 de junho de 2023 às 08:28

    Me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a