Pular para o conteúdo principal

JESUS SE INTERESSA COMIGO

 
Texto: Lucas 5:1,11  
Este texto inicia-se falando do desejo da multidão em ouvir a Jesus. Pessoas que estavam sedentas por uma palavra saída dos lábios daquele que mesmo no inicio de seu ministério já realizava muitos milagres. Lucas registra este momento dizendo: E ACONTECEU que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; (mar da Galileia, ou mar de Tiberíades (em hebraico: ים כנרת, Kinneret) é um extenso lago de água doce que faz fronteira entre Israel, Cisjordânia e Jordânia. Ele tem cerca de 19 km de comprimento máximo e cerca de 13 km de largura máxima. O seu afluente principal é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e o seu efluente, segui para o mar Morto.[1])  (Lucas 5:1) Jesus olhando para toda aquela multidão apertando-o buscando nEle  uma palavra que viesse suprir o vazio de suas almas. Toma uma atitude linda! E creio que é por está atitude de Jesus que podemos começar o nosso estudo. A primeira lição que Jesus deseja ME ensinar é que sempre que estou disposto a ouvir a Palavra de Deus
I-ELE BUSCARA SEMPRE A MELHOR OPORTUNIDADE PARA ME ENSINAR, CORRIGIR E ABENÇOAR.
Lucas 5:2,3  E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. Jesus começa a ensinar a multidão do barco de Simão Pedro. Ele usa o instrumento de trabalho de Pedro para propagar a Palavra de Deus. Outra verdade apresentada por Jesus é que:
II- ELE CONHECE MELHOR DO QUE EU AS MINHAS LUTAS
Lucas 5:4,5 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: MESTRE, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
Antes que Pedro dissesse que não havia pescado nenhum peixe. Jesus já conhecia as suas necessidades e dramas. Ele pede a Pedro que retorne ao mar e lance as redes antes mesmo que ele lhe houvesse contado sobre seu fracasso. Jesus ensina a Pedro algo que Ele deseja me ensinar hoje. 1) Ele pede que Pedro volte ao lugar que ele fracassou. Ao lugar que ele não gostaria de voltar naquele dia. 2) Jesus fornece a Pedro sua maior garantia. Sua Palavra. Uma vez que Jesus me diga o que fazer:
III- ELE ANSEIA QUE EU O OBEDEÇA, POIS SEMPRE SABE O QUE É MELHOR PARA MIM. Lucas 5:6,7 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
Mediante a Palavra de Jesus, Pedro lançou a rede. Mediante seu desanimo ele lançou sua fé. 1 João 5:4  Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Romanos 10:17  De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Outra verdade que Jesus deseja me ensinar hoje é que:
IV- ELE QUER FAZER PARTE DAS MINHAS REALIZAÇÕES
Lucas 5:8 E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: SENHOR, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Creio que é aqui que na maioria das vezes nós pecamos contra Deus. Tudo o que temos e conquistamos é dado por Ele. Nem sempre honramos aquele que é o autor das vitórias que obtemos. Pedro reconheceu sua vitória em meio a todo o fracasso. Sobre a Palavra de Jesus ele lançou a sua fé. Ele reconheceu quem ele é e quem Jesus é. Ele se prostra e o adora ternamente agradecido. Algo interessante é que no verso 5 Pedro chama Jesus de Mestre (ἐπιστάτης, epistatēs, professor, aquele que tem o comando) mas agora no verso 8 ele o chama de Senhor (κύριος, kurios, autoridade suprema, um titulo que pode ser usado para Deus, Senhor e Mestre). Todos os milagres que Jesus realizou ele o fez para revelar sua identidade. Que Ele era o Cristo, o ungido, o Deus encarnado. João 20:30,31 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. Outra verdade que Jesus deseja me ensinar aqui é que:
V- ELE QUER QUE EU ENTENDA QUE SUAS OBRAS EM MINHA VIDA SEMPRE ME DEIXARAM SURPREENDIDO.
Lucas 5:9 Pois que o espanto (θάμβος περιέχω, thambos periechō) se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
Sempre que Jesus realiza uma grande obra em nossa vida é assim que ficamos. Pedro estava surpreendido, espantado com tudo aquilo. Não só ele, mas todos os que os seguiam estavam estupefatos com aquela pesca milagrosa.
VI- ELE DESEJA FAZER DE MIM UM DISCIPULO, UM SEGUIDOR E UM INSTRUMENTO EM SUAS MÃOS.
Lucas 5:10,11 E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.  E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.
Após aquele grande milagre Pedro é convidado a se tornar um pescador de homens. Somos sempre convidados a ficarmos admirados com o Senhor. Pedro, Tiago e João deixaram os peixes, os barcos, a empresa de pesca, a família, a profissão, mas ganharam a maior de todas as riquezas, o ganho de almas para Jesus, pois uma alma vale mais do que o mundo.
CONCLUINDO
Jesus se interessa comigo e com você e Ele anseia por nos fazer entender que: ELE BUSCARA SEMPRE A MELHOR OPORTUNIDADE PARA NOS ENSINAR, CORRIGIR E ABENÇOAR. Por isto confie e descanse nEle.;
ELE CONHECE NOSSAS LUTAS; Por isto lance sobre ele suas ânsias, fraquezas e aguarde.
ELE ANSEIA QUE EU E VOCÊ O OBEDEÇAMOS, POIS ELE SEMPRE SABE O QUE É MELHOR PARA NÓS.
ELE QUER FAZER PARTE DAS NOSSAS REALIZAÇÕES; Por isto celebre e em tudo dai graças.
ELE QUER QUE ENTENDAMOS QUE SUAS OBRAS EM NOSSAS VIDAS SEMPRE NOS SURPREENDERAM.
ELE DESEJA FAZER DE NÓS DISCIPULOS, SEGUIDORES E INSTRUMENTOS EM SUAS MÃOS.

[1] Mar da Galileia, Wikipédia,  http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Galileia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a