Pular para o conteúdo principal

VENCENDO A DESESPERANÇA NO PODER DE DEUS

 
Texto: Lamentações 3.21-39
A diferença entre grandeza e mediocridade geralmente é determinada pela forma como nós encaramos os nossos erros. O ser humano se torna grandioso quando entende que o fracasso é uma taxa que pagamos para o sucesso. É por isto que devemos sempre escolher ter esperança, em meio ao desespero. O profeta Jeremias inicia dizendo: Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. (v.21) Sabemos que Jeremias vivenciava uma situação de aflição e fracasso. O seu povo estava sendo destruído pelo exército babilônico. Nos anos de 588 a 586 a.C. os babilônicos destruíram a nação de Israel, com a destruição de todas as cidades e morte de quase toda a população. Jerusalém foi invadida, os muros foram derribados, o templo foi saqueado, os príncipes foram assassinados, e o rei Zedequias foi cegado e posto em prisão perpétua (cf Jr 52). Os poucos sobreviventes foram levados para a Babilônia. O profeta então lamenta: Como jaz solitária a cidade outrora populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações; princesa entre as províncias ficou sujeita a trabalhos forçados! (Lamentações 1:1). É neste contexto de ruína e desesperança que Jeremias, mesmo em péssimas condições pessoais, diz: Quero trazer a memória o que me pode dar esperança (v.21). A lição de hoje nos ensina como vencer a desesperança.
I-RAZOES PORQUE DEVEMOS TER ESPERANÇA
Embora as inconstâncias da vida nos indiquem um caminho de desesperança, a Palavra de Deus nos dá razões para termos esperança.
1.1. Deus é misericordioso: A primeira delas, é o fato de que o Deus ao qual servimos é "misericordioso". As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; (v.22) A palavra misericórdia do hebraico "chesedh" indica o sentimento do coração de Deus pela miséria do homem. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, ver, sentir e pensar como ele. Deus é misericordioso quando se fez homem, em Cristo Jesus. Ele sente o que estou sentindo. Conhece a minha dor e a minha tristeza. É por isto que as misericórdias do Senhor não têm fim e se renovam a cada manhã. Deus é o "Pai de misericórdias" 2 Coríntios 1:33  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Outra razão para termos esperança é que:
1.2. Deus é fiel: Grande é a tua fidelidade (v.23). É importante destacar que este atributo de Deus sempre é relacionado com a Aliança, isto é, o compromisso que Deus têm em abençoar o seu povo. O profeta chama a nação de filha de Sião (Lm. 2:1). Deus disciplina a quem ama, contudo Ele tem um compromisso com o seu povo. A terceira realidade que Jeremias traz á mente, é a bondade de Deus.
1.3. Deus é bom: Ele diz: A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. 25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. (Lamentações 3:24,26) Este atributo está ligado à santidade de Deus. A Sua bondade infinita é uma perfeição de seu ser que caracteriza a sua natureza e é em si mesma a fonte de tudo que é bom, na criação. A bondade inclui benevolência, complacência, misericórdia e graça. E esta bondade me dá a certeza de que Deus virá novamente ao meu socorro. A quarta realidade que Jeremias traz à mente, para vencer sua desesperança, é o fato de que nos momentos difíceis, nas tragédias e dificuldades. Deus está trabalhando no seu caráter. Isto porque:
1.4. Deus nos aperfeiçoa: Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. 28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. 29 Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. (Lamentações 3:27,29) Benjamin Frankilin asseverou com muita propriedade: "Aquilo que fere, instrui". Uma das maneiras de fazer sucesso na vida é a habilidade de tirar lucros das derrotas. De Deus procede tanto o mal como o bem e, conseqüentemente, todas as coisas contribuirão para o bem daqueles que amam a Deus. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens... 37 Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? 38  Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?(Lamentações 3:33-37,38)
II- ATITUDES IMPORTANTES QUE DEVEMOS BUSCAR NO MOMENTO DO FRACASSO.
O profeta Jeremias diz: quero trazer à memória... Memorizar é um exercício da mente, uma atividade racional. A esperança ressurge na mente, desce ao coração e motiva a ação. Sendo assim algo importante em as lutas é:
2.1. Aceitação: Aceite aquilo que você não pode mudar. Há coisas que não podem ser alteradas, não importa o quanto você lute para que isso aconteça. Jeremias estava convencido de que o castigo de Deus foi decretado por Deus. As tristezas de Sião provêm do Senhor! (Lm 2) Não adianta brigarmos com Deus, ficarmos revoltados e irados contra Ele. A sua vontade prevalecerá. Jó 42:1,2 ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:  Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Outra coisa importante pare com a:
2.2. Murmuração: Pare de fazer o jogo da culpa. Infelizmente gostamos de transferir a culpa para os outros. Toda vez que algo dá errado queremos colocar a culpa disso em
alguma coisa ou em alguém. Sempre perguntamos: De quem é a culpa? João 9:1,3 E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença. 2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Jeremias afirma: De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.(v.39) Assuma o seu pecado e o seu erro, como confessou o profeta:  Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste. (Lamentações 3:42) Quando você errar, admita. Tal atitude cria a condição para o recebimento do perdão e da cura divina: Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor (Lamentações 3:40). Terceiro, busque uma visão de Deus.
2.3. Busca: Entendo visão como uma imagem mental clara de um futuro desejado a partir de uma avaliação do presente. Vejamos a experiência de Neemias. Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.18  Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. Neemias 2:17,18. Não existe visão de Deus fora da sua Palavra. A Bíblia ilumina os olhos. Salmo 19:8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. Por meio da Bíblia, seu estudo e meditação, o homem volta a ter novos sonhos. A principal doutrina da Bíblia é a da soberania de Deus, isto é. Deus é poderoso para fazer tudo o que quer e da maneira que quiser. Salmo 115:1,3 NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. 2 Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? 3 Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Baseado na soberania de Deus, o profeta Jeremias pede: 19 Tu, SENHOR, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração. 20 Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? 21 Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. (Lamentações 5:19,21)
O nosso Deus é todo poderoso e somente Ele tem o poder de converter e renovar pessoas e mentes destruídas. Lembre-se que fracassar não quer dizer que você é um fracasso.
CONCLUSÃO
Traga à memória hoje o que lhe pode dar esperança. Deus é a nossa esperança. Pense em Deus e creia nele. Você não deve ficar refém dos erros do passado. James Long diz: "Uma das razões pelas quais Deus criou o tempo foi a de prover um lugar onde pudéssemos enterrar as falhas do passado". Creia que Deus está no controle e Ele é poderoso para reverter qualquer situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a