Pular para o conteúdo principal

EXPERIMENTANDO A VONTADE DE DEUS


Adaptado do texto do pastor Welfany Nolasco Rodrigues (09-02-2013)
Texto: Romanos 12:1,2 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Queridos um dos maiores dramas enfrentados pela a humanidade é não conseguir realizar os projetos estabelecidos pela a vida de forma plena. Muitas pessoas se frustram em sua caminhada por objetivos que não se concretizaram ou que de alguma forma não foram bem sucedidos. Infelizmente muitos descobrem seus fracassos e desilusões quase no fim da vida, ou em um leito de morte onde a única esperança que resta é a contemplação ou o balancete de tudo o que deveria ter sido feito ou não com relação à trajetória escolhida por cada um. Mediante esta realidade tão triste uma enfermeira australiana chamada Bronnie Ware, publicou o livro “The Top Five Regrets of the Dying” (“Os Cinco Principais Arrependimentos Daqueles que Estão Para Morrer”). O livro é baseado na vida e na experiência de vários pacientes terminais cujos relatos conduziram a enfermeira a uma estática. Vejamos então quais foram às desilusões mais citadas em sua pesquisa:
1.      Gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse não a vida que os outros esperavam que eu vivesse.
2.      Gostaria de não ter trabalhado tanto…
3.      Gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos…
4.      Gostaria de ter mantido contato com meus amigos…
5.      Gostaria de ter me deixado ser mais feliz…
Creio que quando falamos deste assunto principalmente a jovens a melhor coisa é estudarmos e aplicarmos o que a Bíblia como nosso manual de fé e pratica nos ensina a respeito de experimentarmos a vontade de Deus. Experimentarmos contentamento e a alegria em se viver independente de qualquer circunstancia.  Paulo nos mostra que não existe nada melhor do que cumprir a vontade de Deus e é através dela que experimentamos a dimensão plena do Reino que é: boa, agradável, e perfeita. Sendo assim vejamos a primeira que é o fato dela ser:
I- BOA
Ela é boa, pois o próprio Senhor Jesus em seu ministério terreno nos revelou isto: E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. (Mateus 19:17) Tiago também relatou o mesmo: Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago 1:17)
Creio que se entendêssemos estas verdades viveríamos muito melhor e pouparíamos muitos livros como o escrito por Bronnie Ware. Você já imaginou a Bronnie escrevendo As cinco principais dádivas daqueles que viveram plenamente ao lado de Deus. Creio que todos os relatos se pareceriam com o que Paulo nos diz: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7) Isto porque a vontade de Deus é boa e tudo quanto Ele faz é bom (Genesis 1:31) Talvez a boa vontade de Deus seja parecida com aquilo que almejamos ou desejamos ou talvez ela seja totalmente diferente daquilo que esperávamos. O importante é sabermos que Ele em sua infinita sabedoria sempre tem o melhor para os seus filhos. A história de José nos conduz para está realidade. Outra verdade a respeito de Deus é que a vontade dele além de Boa é:
II- AGRADÁVEL
O pecado é a maior causa do drama humano. Através dele perdemos a sensibilidade, o gosto e o prazer pelo o que é espiritual. Mesmo sabendo que a vontade de Deus é boa e agradável sempre escolhemos aquilo que achamos que é melhor para nós e quase sempre deixamos Ele de lado. O apóstolo Paulo a respeito desta atitude humana escreveu: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1Corintios 2:14,15) O salmo 1 nos revela claramente quão bem aventurado ou ricamente abençoado são aqueles que descansam e meditam na lei do Senhor. O apostolo João disse: Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados (ou penosos). (1 João 5:3) Jonas é o típico exemplo de alguém que não sentia prazer na vontade de Deus pelo contrario seu coração estava inclinado em ver a destruição do povo de Nínive. Outro aspecto lindo a respeito da vontade de Deus é que ela não é apenas boa e agradável, mas é também:
III- PERFEITA
A vontade de Deus é perfeita, pois Ele nunca erra. Deus é perfeito! A Bíblia nos ensina que: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)
Gideão fez prova da perfeita vontade de Deus e pode contemplar um grande milagre em sua vida. (Juízes 6:37,40) Sempre que a vontade revelada de Deus é aplicada e obedecida, nada impede um grande contentamento e uma grande vitória. Lembrando as Palavras do Anjo a Maria que disse: Porque para Deus nada é impossível. (Lucas 1:37)
Concluindo
Não existe nada melhor do que experimentar a vontade de Deus. Muitos sofrem por tentarem experimentar tudo na vida menos o fato de experimentar Jesus. Fazem de tudo menos a vontade de Deus! É por isto que relatos como estes se tornam tão reais a cada dia em muitas vidas.
1.      Gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse.
2.      Gostaria de não ter trabalhado tanto…
3.      Gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos…
4.      Gostaria de ter mantido contato com meus amigos…
5.      Gostaria de ter me deixado ser mais feliz…
A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e ela tem um contraste enorme quando comparada com a vontade humana que é ruim, imperfeita e desagradável.
Talvez você se pergunte qual a vontade de Deus para mim?
A vontade de Deus é que você não perca o sentido da vida plena que se inicia aqui e te conduz a eternidade através de Jesus Crsito. E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum, de todos aqueles que me deu, se perca, mas que o ressuscite no último dia. (João 6:39)
A vontade de Deus é que você seja santo e se santifique a cada dia mais: Porque esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; (I Tessalonicenses 4:3)
A vontade de Deus é que em tudo você dê graça que você se regozije na plena vontade Dele para a sua vida.
Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco. (I Tessalonicenses 5:15,18)

Que Deus vos abençoe
Pr. Wellington R Costa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a