Pular para o conteúdo principal

VENCENDO A LÍNGUA QUE PROLIFERA A MALDADE NO CORPO




Tiago 3:8,10 “Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.”

A língua é um órgão pequeno e frágil capaz de proferir bênçãos e maldições. Muitas das vezes se é possível conhecer e discernir uma pessoa através do que ela profere. Jesus disse: Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mateus 12:34) Jesus disse isto em repreensão aos fariseus que diga-se de passagem eram considerados separados, mestres que carregavam as credenciais para propagarem e serem exemplos do amor de Deus. Infelizmente hoje existem muitas pessoas assim. Pessoas que deveriam proferir o amor, a justiça, a esperança e as virtudes do Pai, mas que preferem usar este pequeno órgão a serviço do diabo. Pessoas amargas que vivem um cristianismo medíocre, e transferem tudo aquilo que vivem para a vida dos pequeninos. Estes são fermentos que levedam a massa, trazem divisões ao corpo, magoam as pessoas e mais do que isto conseguem fazer com que muitos se pareçam com eles. Com relação a estes Jesus continuou a dizer: “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” (Mateus 12:35,37) Sendo assim vejamos então o que Tiago nos ensina com relação a domesticar e domar este órgão tão pequeno em tamanho mas grande em causar tanto benção quanto maldição, morte e vida (Provérbios 18:21).
I-TIAGO NOS ENSINA QUE DEVEMOS COLOCAR FREIO NA NOSSA LINGUA (VS 1 A 5)
Colocar freios aqui traz o sentido de ter domínio. É governar a língua para que ela não solte palavras torpes e sórdidas ao ar. Tiago nos deixa alguns exemplos: O freio na boca de um cavalo é capaz de controlar todo o seu corpo (3) O mesmo acontece com o leme que mesmo pequeno tem o poder de controlar e governar um grande navio (4) Uma língua desenfreada é como uma pequena fagulha de fogo que pode incendiar uma grande floresta (5). O apostolo Paulo disse: Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:31,32)
II- TIAGO NOS ENSINA QUE UMA LÍNGUA DESGOVERNADA É INFLAMADA PELO O INFERNO (VS 6 A 11)
A língua mal é governada pelo o diabo e é por isto que quando falamos a respeito de batalha espiritual e de como vencer os inimigos da alma não podemos de forma nenhuma deixar de tocar neste assunto tão sério. Uma língua indomável traz muitos danos à vida humana. Com relação a isto Tiago disse: “A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” (Tiago 3:6) Queridos irmãos devemos tomar muito cuidado com o poder da língua. Tiago continua em seu uso de paralelismos dizendo da dificuldade que se tem em domar uma língua peçonhenta e mortal. Ele diz que com a língua se abençoa e amaldiçoa e que não se pode sair água doce e amarga de uma mesma fonte. Talvez domar a língua seja algo impossível para o homem, mas para Deus não existe impossíveis (Lucas 1:37). O salmista disse: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” (Salmo 37:5) Se você tem vivido o drama da língua, lance ela aos pés da cruz. E não de brechas ao inimigo.
III- TIAGO NOS ENSINA QUE A INVEJA E O SENTIMENTO FACCIOSO SÃO ATITUDES MUNDANAS E DIABÓLICAS (VS 12 A 16)
Infelizmente as pessoas que alimentam seus corações com a amarga inveja e possuem sentimentos facciosos, colocam de lado a sabedoria de Deus assumindo posturas mentirosas diante dEle, diante da Igreja e o pior diante delas mesmas.  Tiago nos ensina que pelo o bom trato devemos mostras nossas obras em mansidão de sabedoria, e que o oposto a isto é terreno, animal e diabólico. “Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” (Tiago 3:16) Finalmente Tiago nos ensina que:
IV- SOMOS CURADOS QUANDO BUSCAMOS A SABEDORIA DO ALTO (VS 17 A 18)
Tiago diz: “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tiago 3:17,18) A sabedoria apresentada por Tiago é o fruto de uma vida liberta, lavada e remida pelo o sangue do cordeiro. A sabedoria do alto se torna vivifica e pratica em nossas vidas quando nós deixamos de lado a nossa velha natureza pecaminosa dando lugar ao novo que é o enchimento do Espírito Santo (Efésios 5:18;). Devemos buscar o pleno conhecimento no Senhor. Oseías disse: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oseías 6:3) Sendo assim ore, jejue e viva a plenitude do Pai, deixa de lado a maledicência, a inveja, a amargura, o desejo faccioso, o ódio, o rancor, e se encha da sabedoria do alto. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte... Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:5,6 e 17)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a