Pular para o conteúdo principal

SENDO LIBERTO DAS ANGUSTIAS DO PASSADO



Texto: 2 Reis 5:1,17
Constantemente aconselho pessoas que estão presas ao passado. Pessoas nascidas de novo que carregam dentro de si as mais diversas lutas. Pessoas que não conseguem visualizar o futuro por destruírem o presente. Gostaria de compartilhar a respeito de dois personagens bíblicos que tiveram as suas vidas marcadas pelo o sofrimento e a dor causadas pela a distância e pela a enfermidade. Através destes dois personagens veremos como Deus conduziu o sofrimento de cada um e quais as decisões que eles decidiram tomar para que tivessem suas vidas transformadas.
O PRIMEIRO PERSONAGEM É UMA MENINA ISRAELITA: que havia se tornado escrava nas mãos dos Sírios. (v.2) Você consegue se imaginar nesta situação? Ela foi tirada do convívio da família, do seu povo, da sua nação e cultura. Esta menina foi conduzida como escrava a uma nação pagã. A menina escrava tinha motivos de sobra para ser uma pessoa amargurada e revoltada contra Deus. Ela poderia se alto declarar vitima e desejar vingança e morte a todos os sírios. A Bíblia nos mostra que ela teve uma atitude diferente. Mesmo sendo escrava ela fora usada poderosamente por Deus para abençoar a vida de Naamã e sua família. (v.3) Ela decidiu servir a Deus e glorificar seu Nome. Através da menina NAAMÃ NOSSO SEGUNDO PERSONAGEM toma a decisão de ir a Israel para ser curado e ter a sua vida e família restaurados. Ao contrario da menina Naamã parecia ter tudo que a nossa sociedade almeja. Ele era comandante do exército Sírio sob o reinado de Ben Hadade II nos tempos de Jorão, nono Rei de Israel. Ele tinha poder, riqueza, fama, uma família, mas era leproso. Naamã era aquele que mesmo necessitado tinha o desejo de levar para o futuro as angustias do passado. Às vezes somos como ele! Temos dificuldade de abrir mão do nosso passado por mais miserável e destrutivo que este seja. Lendo sobre Naamã é fácil perceber o quão arrogante, pretencioso e orgulhoso ele era. Deus precisava ensinar algumas verdades para este homem. Assim como Ele faz comigo e você quase sempre!
Por intermédio do profeta Elizeu, o sucessor de Elias, Deus inicia seu processo de cura, libertação e restauração. Quer saber como? Para receber o milagre Naamã precisa ser OBEDIENTE (vs. 10,12): Mesmo sendo leproso ele teve dificuldade de obedecer o profeta, pois não queria de forma nenhuma entrar no Jordão. Se não fossem os soldados (v.13). Com certeza ele teria voltado leproso para a Síria. HUMILDADE: Assim como Naamã. Deus sempre tira o nosso orgulho nos dando um espirito humilde. Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (1 Pedro 5:5b) Muitos carregam angustias do passado por tentarem ocultar fraquezas, pecados, vaidades e debilidades. Naamã preferia ficar leproso a ter que submeter-se e a humilhar-se. Outro aspecto que Deus trabalha em nós é a PERSEVERANÇA: Porque Deus fez com que Naamã se lavasse no Jordão por sete vezes e não somente uma? (v.14) Não existe nada melhor do que passar pela a pedagogia de Deus. Naamã entrou por sete vezes no rio e fora sendo curado não só no seu físico, mas em seu caráter e também no seu espirito, pois a partir daquele momento ele passa a reconhecer Deus como Senhor. Tanto a menina como Naamã decidiram deixar para traz suas dores e angustias tendo em vista os desígnios de Deus. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo os seus propósitos” (Romanos 8:28) Quando entendemos isto somos então PURIFICADOS do nosso passado. Naamã teve a sua carne como a de um menino e a menina fora grandemente recompensada por Deus. Como eu sei disto? Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:35)
Deus vos abençoe
Pr. Wellington R Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a