Pular para o conteúdo principal

SENDO LIBERTO DAS ANGUSTIAS DO PASSADO



Texto: 2 Reis 5:1,17
Constantemente aconselho pessoas que estão presas ao passado. Pessoas nascidas de novo que carregam dentro de si as mais diversas lutas. Pessoas que não conseguem visualizar o futuro por destruírem o presente. Gostaria de compartilhar a respeito de dois personagens bíblicos que tiveram as suas vidas marcadas pelo o sofrimento e a dor causadas pela a distância e pela a enfermidade. Através destes dois personagens veremos como Deus conduziu o sofrimento de cada um e quais as decisões que eles decidiram tomar para que tivessem suas vidas transformadas.
O PRIMEIRO PERSONAGEM É UMA MENINA ISRAELITA: que havia se tornado escrava nas mãos dos Sírios. (v.2) Você consegue se imaginar nesta situação? Ela foi tirada do convívio da família, do seu povo, da sua nação e cultura. Esta menina foi conduzida como escrava a uma nação pagã. A menina escrava tinha motivos de sobra para ser uma pessoa amargurada e revoltada contra Deus. Ela poderia se alto declarar vitima e desejar vingança e morte a todos os sírios. A Bíblia nos mostra que ela teve uma atitude diferente. Mesmo sendo escrava ela fora usada poderosamente por Deus para abençoar a vida de Naamã e sua família. (v.3) Ela decidiu servir a Deus e glorificar seu Nome. Através da menina NAAMÃ NOSSO SEGUNDO PERSONAGEM toma a decisão de ir a Israel para ser curado e ter a sua vida e família restaurados. Ao contrario da menina Naamã parecia ter tudo que a nossa sociedade almeja. Ele era comandante do exército Sírio sob o reinado de Ben Hadade II nos tempos de Jorão, nono Rei de Israel. Ele tinha poder, riqueza, fama, uma família, mas era leproso. Naamã era aquele que mesmo necessitado tinha o desejo de levar para o futuro as angustias do passado. Às vezes somos como ele! Temos dificuldade de abrir mão do nosso passado por mais miserável e destrutivo que este seja. Lendo sobre Naamã é fácil perceber o quão arrogante, pretencioso e orgulhoso ele era. Deus precisava ensinar algumas verdades para este homem. Assim como Ele faz comigo e você quase sempre!
Por intermédio do profeta Elizeu, o sucessor de Elias, Deus inicia seu processo de cura, libertação e restauração. Quer saber como? Para receber o milagre Naamã precisa ser OBEDIENTE (vs. 10,12): Mesmo sendo leproso ele teve dificuldade de obedecer o profeta, pois não queria de forma nenhuma entrar no Jordão. Se não fossem os soldados (v.13). Com certeza ele teria voltado leproso para a Síria. HUMILDADE: Assim como Naamã. Deus sempre tira o nosso orgulho nos dando um espirito humilde. Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (1 Pedro 5:5b) Muitos carregam angustias do passado por tentarem ocultar fraquezas, pecados, vaidades e debilidades. Naamã preferia ficar leproso a ter que submeter-se e a humilhar-se. Outro aspecto que Deus trabalha em nós é a PERSEVERANÇA: Porque Deus fez com que Naamã se lavasse no Jordão por sete vezes e não somente uma? (v.14) Não existe nada melhor do que passar pela a pedagogia de Deus. Naamã entrou por sete vezes no rio e fora sendo curado não só no seu físico, mas em seu caráter e também no seu espirito, pois a partir daquele momento ele passa a reconhecer Deus como Senhor. Tanto a menina como Naamã decidiram deixar para traz suas dores e angustias tendo em vista os desígnios de Deus. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo os seus propósitos” (Romanos 8:28) Quando entendemos isto somos então PURIFICADOS do nosso passado. Naamã teve a sua carne como a de um menino e a menina fora grandemente recompensada por Deus. Como eu sei disto? Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:35)
Deus vos abençoe
Pr. Wellington R Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

01) ÉFESO: A IGREJA QUE PERDEU O PRIMEIRO AMOR

SÉRIE: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE Texto: Apocalipse 2:1,7 Hoje estudaremos sobre a igreja localizada em Éfeso. ÉFESO: Era a maior cidade da Ásia; Centro da administração romana; Ela possuía o porto mais importante da região; Sua população era de cerca de 250.000 a 500.000 pessoas. Era Conhecida como “Guardiã do Templo” (por conta do templo da deusa Ártemis/Diana e, posteriormente, pelos templos destinados ao culto ao imperador); O templo da deusa Diana era uma das 7 maravilhas do mundo antigo e dentro dele havia centenas de sacerdotisas que eram também chamadas de prostitutas cultuais. A igreja ali fundada por Paulo se tornou o centro da evangelização de toda a Ásia. Esta mesma igreja foi pastoreada por Timóteo e, mais tarde, por João. Ela estava inserida em um contexto de misticismo, idolatria, imoralidade e perseguição. Estudando sobre esta primeira igreja mencionada por Jesus vamos ver o que ele nos revela. O que nela se parece comigo e com você e mais do que isto o que o Senhor …

CUMPRINDO O IDE COM EXCELÊNCIA

VENCENDO A LÍNGUA QUE PROLIFERA A MALDADE NO CORPO