Pular para o conteúdo principal

CINCO MENTIRAS QUE O PECADO ME CONTA | Isaías 59:1-2


Adaptado do texto original Five Lies Sin Tells Me de Stephen Altrogge.



O pecado de forma generalizada é tudo o que fazemos fora da vontade de Deus e em discordância com sua Palavra. Existem três termos que a Bíblia usa para expressar de forma direta a quebra da comunhão entre o homem e Deus. Um dos termos usado na Bíblia é: 

TRANSGRESSÃO: A palavra transgressão e suas variantes aparecem mais de 165 vezes e significa: rebelar; ultrapassar; ir além; é a quebra da lei, no sentido de ultrapassar um limite fixado. Transgressor é aquele que viola uma lei. Com relação a isto Paulo disse: Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão. Romanos 4:15 (Veja também Rm.5:14; Gl.3:19) A transgressão é sempre uma desobediência explicita. É uma forma agravada do pecado. Porque ele tem a lei escrita em sua frente, mas por escolha e decisão resolve desobedecer. Outro termo muito usado pela a Bíblia é a: 

INIQUIDADE: Enquanto que transgressão tem haver com uma rebelião de algo explicito, externo e escrito à iniquidade tem haver com algo interno, com a perversidade de mente, aos impulsos maus do seu intimo, do seu coração e de sua mente. Iniquidade tem haver com as obras distorcidas e secretas do homem interior. A palavra “iniquidade” significa “curvatura”; refere-se a alguma coisa que foi curvada ou distorcida. A terceira palavra usada pela Bíblia é o: 

PECADO: Que significa “errar o alvo”, quando se está atirando em algum objeto. Significa ficar aquém do objetivo almejado.

É bem verdade que o pecado do homem o separa de Deus. Quando o primeiro casal pecou, foi expulso do jardim, onde Deus andava (Gênesis 3:23; 2:17; 3:8). 

Isaías viu este problema em relação ao povo de Israel: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1,2). Com relação ao pecado o apostolo Paulo disse: Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. (Romanos 7:11)

O pecado traz a morte: “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Junto com este fato, devemos compreender o papel do sangue na remissão dos pecados. Quando Deus deu permissão para que os homens comessem a carne de animais, ele não lhes deu o sangue como alimento. Ele disse: “Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis” (Gênesis 9:4). O pecado traz o derramamento de sangue. Quando Adão e Eva pecaram, Deus matou animais para “cobrir” a vergonha do casal culpado (Gênesis 3:21). Na época dos patriarcas, os servos de Deus faziam sacrifícios de animais pelo pecado (Jó 1:5; 42:8). Sob a lei dada ao povo no monte Sinai, os israelitas faziam sacrifícios que incluíam o derramamento de sangue (Levítico 6:30). Os sacrifícios do Antigo Testamento foram necessários, porém ineficazes. Hebreus 10:3,4 Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados. Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. O sangue de animais não foi suficiente para perdoar os pecados dos homens. 

Em outras palavras o Antigo Testamento diagnosticou o problema (o pecado), mas não trouxe o remédio. Qualquer pessoa doente que procura a ajuda de um médico quer duas coisas: O diagnóstico e o remédio. O Antigo Testamento só responde à primeira necessidade, mostrando claramente o problema do pecado. Paulo disse: “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus.... pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Romanos 3:19,20).
A segunda necessidade, o remédio, encontra-se na Nova Aliança que nos fala sobre o sangue de Jesus Cristo. “Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem” (Gálatas 3:22, Hebreus 9:28). 

A verdade nua e crua é que o pecado busca nos enganar com suas mentiras e é por isto que quero compartilhar com você sobre 5 mentiras que ele nos conta:

PRIMEIRA MENTIRA: 
ESTE É UM PECADO TÃO PEQUENO, INSIGNIFICANTE! NÃO É REALMENTE GRANDE COISA AOS OLHOS DE DEUS.

VERDADE: Todo pecado é uma terrível ofensa a Deus. O pecado é a soma de todos os males, o oposto de tudo que é bom, santo e belo. Até mesmo o menor dos meus pecados exigiu a morte do Filho de Deus. Não existe isso de pecadinho. Todo pecado é uma traição cósmica.

SEGUNDA MENTIRA: 
EU VOU CEDER AO PECADO DESTA VEZ, AÍ ACABA. EU SÓ PRECISO TIRÁ-LO DO MEU SISTEMA.

VERDADE: Toda vez que caímos em algum pecado torna-se mais difícil quebrar o poder desse pecado. O pecado tem uma maneira de afundar seus ganchos farpados profundamente em meu coração. Eu não posso simplesmente pecar e depois me afastar ileso. Quanto mais eu ceder ao pecado, mais enredado eu fico. O pecado sempre deixa cicatrizes.

TERCEIRA MENTIRA: 
ESTE PECADO É PARTE DE QUEM EU SOU. EU SEMPRE LUTO CONTRA ISSO E EU SEMPRE VOU PECAR DESSA FORMA.

VERDADE: O pecado não define a minha identidade! O poder do pecado não foi eliminado da vida daqueles que aceitaram a Cristo, mas seu poder de domínio foi destruído por meio da morte, ressurreição e justificação em Cristo. É isto que nos torna uma nova criatura (2 Coríntios 5:17). Cristo me libertou do poder escravizador do pecado. Eu definitivamente não tenho que obedecer às paixões pecaminosas que surgem em mim. Talvez eu tenha que lutar contra isso para sempre, mas o meu passado não define o meu futuro. Romanos 6:6,7  Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Romanos 8:10  E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

QUARTA MENTIRA: 
EU PRECISO CAIR NESSE PECADO PARA SER FELIZ.

VERDADE: O pecado nunca fornece a verdadeira felicidade. Ele promete doçura, mas em ultima instância oferece uma carga de destruição, insatisfação, relacionamentos arruinados e dureza de coração. O Salmo 32 retrata a dramática situação de Davi. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. (Salmo 32:3,4)

QUINTA MENTIRA: 
DEUS QUER QUE EU SEJA FELIZ, POR ISSO ESTÁ TUDO BEM CAIR EM PECADO.

VERDADE: Deus quer mesmo que eu seja feliz. No entanto, a minha felicidade só crescerá tão alto quanto a minha santidade. O pecado, por fim, corrói e destrói a verdadeira santidade e a verdadeira felicidade. 1 João 2:15,16 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

CONCLUINDO: O QUE FAZER ENTÃO?
Pecados, mesmo escondidos, trazem danos terríveis. Durante a conquista de Jericó, Acã tomou algumas coisas proibidas e as escondeu debaixo da sua tenda. O pecado dele levou à derrota do povo na batalha contra a pequena cidade de Ai (Josué 7). Devemos ter cuidado. Os nossos pecados, até os ocultos, podem trazer consequências para nós e podem prejudicar outros na família ou na igreja. Devemos remover tudo que nos impede de nos relacionarmos com Deus. 
Sendo assim: 
1) Reconheça o obstáculo do pecado: Isaias 59:2 as nossas iniquidades nos separam de Deus. 
2) Remova o obstáculo do pecado: Colossenses 2:14 Jesus veio para nos ajudar a remover essa barreira. 
3) Mantenha o caminho livre através da perseverança: Hebreus 10:36 para alcançarmos a promessa de Deus, precisamos perseverar (insistir, continuar), fazendo a vontade de Deus. 
4) Vigie: Hebreus 12:1 Além do pecado, Satanás tenta colocar outros impedimentos (pesos, embaraços) em nosso caminho. Resistências em nossa alma, dúvidas, vergonha de assumir nossa fé, palavras pessimistas. Devemos vigiar e rejeitar qualquer pressão que impeça o exercício da nossa fé. 5) Ame a Deus acima de tudo! 

Que Deus te abençoe e até o próximo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a