Pular para o conteúdo principal

O ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS | João 3:1-16


ENCONTROS DE SALVAÇÃO
Texto: João 3:1-16
1) O nome Nicodemos significa ‘vitorioso sobre o povo.’ No evangelho de João, temos três momentos em que Nicodemos é mencionado, nos capítulos 3:1-21; 7:35-52; e 19:39-42. 
2) Umas das maiores revelações contidas nas escrituras é dita a Nicodemos quando este recebe do próprio senhor Jesus a mensagem da salvação João 3:16. É com Nicodemos que abrimos está série; Encontros Com Jesus (Encontros de salvação). Não se sabe praticamente nada sobre sua vida pessoal além do que é relatado no Evangelho de João, mas: 
3) Podemos destacar algumas verdades sobre Nicodemos; 
a) Ele era um membro do Sinédrio, um fariseu; De forma bem resumida, o Sinédrio era um tipo de Corte Suprema dos judeus que se reunia em Jerusalém. No tempo de Jesus, a jurisdição do Sinédrio era tanto civil quanto, de certa maneira, criminal. 
b) Nicodemos desfrutava de poder político, religioso e financeiro; 
4) O fato de ter ido à noite falar com Jesus, nos levam a duas hipóteses: 
a) A noite era mais cômodo para recebe-lo; Considerando que Jesus era um problema para o sinédrio, Nicodemos por temer o que lhe poderia acontecer quis encontrar com Jesus sem colocar em risco sua reputação. 
b) A noite para certificar de forma mais tranquila aquilo que seu coração já tinha como certeza sobre Jesus; bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes. Percebemos que naquele encontro Nicodemos não tem o interesse de conversar sobre os problemas sociais de sua época, sobre sua riqueza, muito menos sobre assuntos relacionados à política e a religião. 
5) Claramente vemos que o interesse de Nicodemos é questionar ao mestre a respeito de sua própria existência, sua alma abatida e receber dEle a salvação e a resposta para um interior em crise. Em outras palavras. É melhor vir a noite, do que nunca. Através da vida de Nicodemos, Jesus revela-nos o processo maravilhoso da salvação. Aprendemos com Jesus aqui que:

I-SEM O NOVO NASCIMENTO NÃO EXISTE SALVAÇÃO (vs.3-8)
3...Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, NÃO pode ver o reino de Deus. Nenhum indivíduo pode entrar no reino sem o novo nascimento. Essa é uma condição indispensável. Apesar de ser um líder religioso Nicodemos teve dificuldade em entender sobre o que Jesus estava falando. (v.4)...Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Talvez a dúvida de Nicodemos ecoa também em seu coração! 

O que é Novo Nascimento
1) O novo nascimento é a transformação radical operada pelo Espírito Santo na vida daqueles que pela fé professam Jesus como seu único e suficiente salvador; Ela é o sinônimo da regeneração; Tito 3:5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. 
3) A doutrina acerca do novo nascimento é apresentada ao longo de toda a Bíblia. Mesmo no Antigo Testamento, as Escrituras apontam para a necessidade de o homem nascer de novo. Por exemplo: 
a) Davi falando da condição natural do homem como pecador, escreveu: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado concebeu minha mãe” (Salmos 51:5). 
b) Na profecia do profeta Isaías lemos que Deus é aquele que vivifica o espírito dos abatidos e o coração dos contritos (Isaías 57:15). 
c) O mesmo também foi profetizado através do profeta Ezequiel, quando Deus disse: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo” (Ezequiel 36:26). 
4) Nascer de novo é nascer de cima, do alto, do Espírito. Podemos destacar três aspectos importantes sobre o novo nascimento exemplificados na vida de Nicodemos. 
a) o novo nascimento é produzido pela Palavra. Isso é o que Jesus quis dizer com nascer da água (Jo.3:5). A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a água da Palavra (Ef.5:26). A fé vem pelo ouvir a Palavra (Rm.10:17). Somos gerados pela divina semente da Palavra (1Pe.1:23). 
b) o novo nascimento é produzido pelo Espírito Santo. Ele é o agente. Ele implanta em nós o princípio da nova vida e então, somos gerados de novo. Essa ação do Espírito Santo é invisível, porém perceptível. É como o vento que você não sabe donde vem nem para aonde vai, mas percebe seus efeitos (Jo.3.8). Ele sopra aonde quer. A salvação é uma obra exclusiva e soberana de Deus. Ninguém pode determinar onde o vento do Espírito vai soprar e ninguém pode deter o vento quando ele sopra. 
c) o novo nascimento é fruto do sacrifício vicário de Cristo. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, Jesus foi levantado na cruz e todos que olham com fé para Jesus são perdoados de seus pecados e recebem o dom da vida eterna (Jo.3.14-16). Porém, através da vida de Nicodemos aprendemos também:

II-O QUE NÃO É NOVO NASCIMENTO (vs.9-10)
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? 10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Nicodemos ensinava sobre Deus, legislava em nome de Deus, pregava sobre Deus, conhecia a lei de Moises, mas ainda não havia tido um encontro genuíno com Deus. Assim concluímos que: 
1) O novo nascimento não é algo que fazemos para Deus, mas é o que o Espírito Santo faz em nós e por nós. Nicodemos era um homem rico, culto e religioso. Era fariseu e membro do sinédrio. Tinha conhecimento, poder e influência. Tinha uma vida ilibada e guardava os preceitos da lei. Entretanto permanecia cego, carecia de salvação e precisava nascer de novo. 
2) O novo nascimento não é ter ou defender um credo religioso ou simpatizar por Jesus; Nicodemos tinha um relativo conhecimento de Cristo. Ele sabia que Jesus era vindo de Deus. Portanto essas informações, mesmo sendo verdadeiras, não foram suficientes para dar-lhe a vida eterna. 
3) Não se alcança o novo nascimento através de ritos, cerimônias e práticas religiosas; Ninguém entra no céu por pertencer à uma família cristã ou por frequentar uma igreja evangélica. Não se obtém a vida eterna por ter determinadas informações corretas a respeito de Deus e das Escrituras. Nicodemos era um mestre, um especialista nas Escrituras (Jo 3.10), mas faltava-lhe o novo nascimento. 
4) Jesus foi enfático: “Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3) e acrescentou: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5) e arrematou: “Importa-vos nascer de novo” (Jo 3.8). 

Assim sendo;
III- QUAIS OS RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO? (vs.11-16)
1) A segurança da eternidade mediante a fé unicamente em Cristo Jesus; Jesus explica a Nicodemos como deve ser professada está fé; 
a) Crer que o testemunho de sua palavra é verdadeiro! 11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. 12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Isto é a aceitação da mensagem do Evangelho. Tiago 1:18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. I Pedro 1:23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 
b) Crer que Ele é o Deus encarnado que desceu do céu para morrer por nós; 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu
c) Crer que o sacrifício de Cristo na cruz foi suficiente para nos perdoar de todos os pecados; 14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. A grande notícia do evangelho é esta: A sua dívida diante de Deus foi paga por Jesus. Jesus morreu por você. Jesus derramou o seu sangue por você. 
2) Nascer de novo é sentir o amor de Deus invadindo o coração e preenchendo o vazio da alma; (v.16
3) E testemunhar este amor ao mundo! Apesar de Deus amar o homem com todas as suas forças, Ele odeia e abomina o pecado. Foi por isto que Jesus explicou com clareza a Nicodemos a cerca do Novo Nascimento.

CONCLUSÃO: Naquela conversa percebemos que o Nicodemos que recebeu Jesus à noite para um jantar se torna um homem nascido de novo que irá anunciar o Mestre publicamente. Podemos ver isto nas três únicas aparições dele. No Evangelho de João capitulo 3 a qual lemos, em João 7:50,51 onde Nicodemos protesta o fato de seus amigos condenarem a Jesus sem antes ouvir seu pronunciamento de defesa. E em João 19:38,39 onde ele juntamente com José de Arimatéia prepararam o corpo do Mestre para o sepultamento. Nicodemos se tornou um fiel seguidor de Jesus. E você? Já nasceu de novo? Que evidências revelam isto? O novo nascimento acontece quando eu entendo que; “eu não posso, mas Jesus pode, eu não tenho, mas Ele tem, eu não sou, mas Ele é. Eu sou fraco, mas posso tudo naquele que me fortalece e capacita!”




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a