Pular para o conteúdo principal

Tiago 4:2-3 QUANDO DEUS RESPONDE NÃO


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 4:2-3
2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Alguém aqui já se entristeceu por não ter uma oração respondida? Hoje quero compartilhar sobre a consolação do não de Deus, quando sua resposta negativa às nossas orações é uma bênção, quando o não de Deus é o nosso livramento e quando a sua resposta que contrária à nossa vontade é o maior gesto da sua misericórdia por nós. Ao contrário do que muitos andam ensinando por aí, Deus nem sempre responde “sim” a todos os nossos pedidos. Sabemos que muitas coisas podem impedir a eficácia de nossas orações, tais como: 
1) falta de fé: Tiago 1:6-8 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa... 
2) pecados não confessados; Isaias 59:1-2 EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. 
3) distância do Senhor; João 15:7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 
4) pedidos mal intencionados; Tiago 4:3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 
5) Entretanto, Deus pode também, simplesmente responder “não” ao pedido de um filho seu, simplesmente por ser esta a sua vontade. 
a) Foi o que aconteceu com Jesus no Getsêmani; E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. Marcos 14:36; 
b) com o apóstolo Paulo e seu espinho na carne; 7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. 9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza... 2Corintios 12:7-9; 
c) com a enfermidade de Timóteo; Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades (não houve cura, mas um paliativo). 1Timoteo 5:23; 
d) com o rei Davi e a morte de seu filho (2Sm 12:15-20), e tantos outros. Aqui contemplamos que em muitas das situações que vivenciamos em nossa jornada o não de Deus se fará presente. Não adianta repreender, profetizar, tomar posse ou determinar. A situação foge ao nosso controle, excede nosso entendimento e independe da nossa fé. 

Quantas e quantas vezes oramos muito pela cura de uma enfermidade, pela conversão de um ente querido, ou pela solução de um determinado problema, até que um dia acontece o pior, e vemos que aquilo que tanto queríamos não aconteceu. A pergunta que fica é: Como aceitar o “não” de Deus se Ele mesmo, em sua Palavra, prometeu nos dar tudo o que pedíssemos? 

Primeiramente é preciso lembrar que não podemos nos apegar a um versículo da Bíblia isoladamente. Se em João 15:7, diz que receberemos tudo o que pedirmos com fé em oração, em 1 João 5:14-15 diz que Deus nos atende conforme a sua vontade. 14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. Mediante esta realidade, é preciso compreender alguns princípios importantes:

I-A VONTADE DE DEUS É SEMPRE BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA
Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 
1) Nossa visão limitada e imediatista nem sempre consegue enxergar a bondade de Deus em algumas situações de tristeza e dor. Independente do sim ou do não de Deus o justo vive pela fé, e não por vista. 
2) Deus é sempre bom e sempre deseja o melhor para cada um de nós; é preciso confiar e acreditar que Ele sabe o que faz. Outro motivo pelo qual Deus nos diz muitas vezes não e nos nega o que pedimos; 
3) é porque pedimos coisas que não nos convém. Jesus ensina no Sermão do Monte: “Pedi e dar-se-vos-á”. E para maior confirmação desta promessa acrescenta: “Pois todo o que pede, recebe” (Lc.11:9-13). Jesus não está dizendo aqui que; todo o que pede recebe o que pede. Pelo contrário Jesus está dizendo que todo o que pede recebe. Muitas vezes, porém, recebe o contrário do que pede. O apóstolo Paulo diz que; 
4) Deus nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém. Não sabemos orar porque não conhecemos o futuro nem sabemos o que é melhor para nós. Por exemplo: 

a) RAQUEL fez uma das mais importunas e impacientes petições que uma mulher pode fazer ao marido em sua vida: “Dá-me filhos, senão eu morrerei” (Gn.30:1). Respondeu-lhe Jacó, que os filhos só Deus os dá, e só ele os pode dar. Tempo mais tarde sua petição foi atendida, mas o resultado foi o contrário do que pediu. Ela tornou-se mãe de José e Benjamim. Mas, quando dava à luz ao segundo filho, morreu no parto! Pediria Raquel filhos se soubesse que o ter filhos lhe havia de custar a vida? 
b) SANSÃO pediu a seus pais que lhe dessem por mulher uma filistéia. Concederam-lhe os pais o que pediu; e esta filistéia foi a causa das guerras que Sansão teve com os filisteus, dos enganos e traições de Dalila, da sua prisão, do seu cativeiro, da sua cegueira, das suas afrontas e por fim da sua própria morte. Pediria Sansão a filistéia, se soubesse que ela haveria de ser a causa de sua afronta, de sua morte e de perder os olhos com que a vira? 
c) O PRÓDIGO pediu a seu pai que lhe desse em vida a herança que lhe havia de caber por sua morte. Concedeu-lhe o Pai o que pedira: e esta herança consumida em larguezas, e vícios da mocidade, foi a causa da sua pobreza, da sua vileza, da sua miséria, da sua fome, da sua servidão, da sua desonra, que só tiveram de desconto o pesar e o arrependimento. 

Pediria o Pródigo a herança antecipada, se soubesse que com ela haveria de comprar a miséria, a fome, a servidão e desonra? Claro que não. É por isto que Deus nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém. Os personagens citados pediram porque não sabiam o que pediram. Isso deve nos ensinar aceitar o Não de Deus com gratidão. 1Tessalonicenses 5:16-18 Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Ele conhece o futuro e sabe o que é melhor para nós. Ele nos atende não segundo a nossa vontade, mas segundo a sua boa, agradável e perfeita vontade. Outro princípio revelado aqui é que:

II-DEUS É SOBERANO MESMO QUANDO DIZ: SIM, NÃO E ESPERA
Isaias 40:27-31 Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? (Você já se sentiu assim alguma vez?) 28 (Veja o que Deus quer que você saiba hoje!) Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. 
1) Devemos sempre orar a Deus e pedir a ele o que necessitamos; Em sua soberania Ele sabe o que é melhor! Ele sabe a hora de dizer sim, não e espera um pouco mais! 
2) Devemos sempre nos alegrar quando Deus responde NÃO às nossas orações. Deus é soberano. Ele trabalha todas as coisas para o nosso bem. 
3) Muitas coisas nunca entenderemos o por que delas; Deuteronômio 29:29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. O médico Fernando Oliveira, em seu livro “Quando a bênção não vem”, conta-nos sua experiência de perder a esposa para o câncer após anos de lutas, e adverte: “Nunca devemos deixar de orar pela cura de uma enfermidade. Não podemos nos conformar com a situação, mas prosseguir até o fim, pedindo a intervenção de Deus, crendo que o Senhor dos impossíveis pode reverter aquela situação” (Sl 51:17). “Em Jesus está o amém, o assim seja, o cumpra-se de todas as promessas de Deus. Ele abriu aos homens a possibilidade de desfrutar de todas as promessas. Entretanto, ao Deus soberano está o distribuir dessas promessas, quando e como desejar.” Mediante o que vimos até agora será que:

III-ESTAMOS PREPARADOS PARA OS DIVERSOS NÃO DE DEUS?
Vimos que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita! Vimos também que o nosso Deus é soberano e que em muitas situações nos dirá sim, não e espere um pouco mais. A questão que pulsa agora é: Será que queremos ouvir o não de Deus? Estamos preparados para isto? Jesus revela-nos a bondade de Deus com três exemplos familiares: Lucas 11:11-12“Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?” Esta é a razão porque Deus, que nos trata como filhos, nos diz muitas vezes um NÃO e nos nega o que pedimos; O não de Deus nos é dado porque na maioria das vezes pedimos pedras, pedimos serpentes, e pedimos escorpiões. É por isto que Tiago é categórico quando diz: 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Por muitas vezes clamamos por sustento, mas o nosso pedido é veneno; cuidamos que pedimos o que havemos de comer e pedimos o que nos há de comer; cuidamos que pedimos com que viver, e pedimos o que nos há de matar! E isto é pedir serpentes e escorpiões. As vezes somos tão néscios e imaturos que não distinguimos o escorpião do ovo, nem a serpente do peixe, nem o pão da pedra! É por isto que Deus que é um Pai bondoso, nos nega o que tão perigosamente pedimos.

CONCLUSÃO
1) Não temos condições de entender como é administrar o mundo do ponto de vista de Deus, mas em Cristo é possível desfrutar das vitórias nos montes e superar as tribulações dos vales. 
2) Deus nunca nos deixa sós, Ele enfrenta conosco o fogo da fornalha quando não nos livra dela (Dn 3). Quando Deus responde “não” e a tão desejada bênção não vem, o Senhor permanece conosco, nos consolando e ajudando a prosseguir pelo “vale da sombra da morte”. 
3) Nossa alegria provém do Senhor e não das circunstâncias. Habacuque 3:17-19 Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, 18 ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. 19 O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos... Ele é a nossa força e aquele que nos faz andar vitoriosamente em qualquer situação.

Comentários

  1. Passei por isso recentemente perdi minha esposa com cancer , depois de 10 meses de lutas , campanhas ,propositos.O senhor recolheu foi triste e esta sendo o que tenho passado ,mais ele e soberano pra fazer como quer. Mesmo que não entenda seu agir
    Bendito seja o nome do senhor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a