Pular para o conteúdo principal

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 3:13-18



13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Ele ainda está tratando daqueles que desejavam serem mestres na Igreja, mas a conduta e o testemunho não pareciam compatíveis com a ética cristã. Por isto a pergunta é lançada: Quem dentre vós é sábio e entendido? Tiago mostra aos seus ouvintes e leitores que: 
1) A sabedoria que vem do alto está atrelada ao bom trato, a mansidão e é visível em sua aplicação (v.13); as boas obras são indispensáveis na vida cristã principalmente na vida dos que ensinam, isto é, nosso testemunho. Ele deixa claro que: 
2)Há uma distinção entre conhecimento e sabedoria; Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair a ideia ou noção de alguma coisa; Sabedoria por sua vez, consiste em saber o que fazer com qualquer conhecimento, como utilizá-lo de forma prudente, moderada e útil. Para Tiago o sábio é aquele que tem fé, é submisso a Deus e ensinado por Ele. É possível alguém conhecer muita coisa e ter pouca sabedoria. 
3) É necessário que um mestre possua as duas coisas. 
4) Há, entretanto, uma sabedoria falsa ou espúria, simulada, que produz inveja e rivalidades. Tiago deixa claro que tal espécie de sabedoria não é dom divino, mas é mundana. Paulo a chama de loucura. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1Corintios 1:20 
5) Limitar-se a tal sabedoria sem relação com Deus é demoníaco (v.15). A questão é: Como podemos discernir a sabedoria em termos práticos? Quais os sinais que Tiago apresenta com relação a isto? O que precisamos fazer e buscar para nos tornarmos mais sábios de acordo com a vontade de Deus? Respondendo a estás perguntas Tiago mostra-nos que quem possui sabedoria do alto:

I- CONSEGUE DISTINGUIR ENTRE SABEDORIA DE DEUS E SABEDORIA DO MUNDO (vs.13-15) 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Tiago fala de dois tipos de sabedoria assim como o Salmo primeiro ensina que existem dois caminhos para o ser humano; o caminho do ímpio e do justo. No caso da sabedoria existem; a sabedoria que vem do alto, que é celeste, que é de Deus em contraste a uma sabedoria que brota do ego, que é terrena e que não se relaciona com Deus. A questão levantada inicialmente é: Como podemos discernir a sabedoria em termos práticos? Tiago concede-nos alguns indícios de ambas: A falsa sabedoria: 
1) Não tem Deus como base; Ele diz que ela é: Terrena: originada na própria pessoa, oriunda do ego humano. Animal: Algo não espiritual, ou seja, carnal. Diabólica: Por causa dos resultados claros, ele afirma que a origem dela é o próprio diabo. 
2) A sabedoria mundana vive quase que sempre em disputa com o próximo; Não existe nela mansidão, somente autossuficiência e auto proclamação, por isto a pergunta é levantada: Quem dentre vós é sábio e entendido? 
3) A sabedoria deste mundo produz sentimentos de amarga inveja; isto é; um forte desejo de promover a própria opinião, ignorando a opinião alheia. 
4) A sabedoria deste mundo é quase que sempre facciosa; Ela é tão mundana, tão animal e diabólica que cega os que tais a praticam! Ela é partidária, preconceituosa, ela divide e busca somente seus interesses. 
5) A sabedoria terrena é maliciosa, maledicente e destruidora;
Por isto é importante discernimos a sabedoria mundana da celeste! E buscarmos em Deus sabedoria para não ficarmos cegos no nosso próprio entendimento. Salomão o homem mais sábio que já existiu disse: "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento" Provérbios 3:5. Vamos a segunda pergunta do nosso estudo: Quais os sinais que Tiago apresenta com relação a sabedoria do alto?

II- A SABEDORIA QUE VEM DO ALTO SEMEIA A BOA SEMENTE QUE PRODUZ JUSTIÇA, RETIDÃO E PAZ. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Assim sendo: A sabedoria verdadeira pode conhecer-se pela mansidão do espírito e do temperamento. Tiago apresenta os elementos básicos dela: 
a) Ela é pura; Cheia de sinceridade e comprometida com os princípios estabelecidos por Deus. 
b) é Pacífica; Comprometida com a paz em todos os sentidos. 
c) é Moderada; Trata-se de um espírito conciliador, inimigo de contendas, equilibrado. 
d) Tratável; Indica um espírito aberto ao aprendizado, maleável, aceitando até ser corrigido e exortado. 
e) Cheia de Misericórdia e de bons frutos; Permeada de humildade, simplicidade e frutos diversos. 
f) Sem parcialidade e sem hipocrisia; Intenções interiores sinceras e busca constante da coerência. O que precisamos buscar para nos tornarmos mais sábios de acordo com a vontade de Deus? a SABEDORIA DO ALTO:

III- É FRUTO DE UM RELACIONAMENTO SINCERO E PROFUNDO COM DEUS 
1) É Deus quem capacita seus filhos com sabedoria a fim de que eles vivam em sabedoria. Tiago no primeiro capitulo diz: 5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. (Tiago 1:5-6
2) Ela é fruto da fé que temos em Deus; Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.  Hebreus 11:6. Portanto não existe sabedoria sem santidade! O que fazer então? Quero deixar pelo menos 10 sinais práticos da sabedoria proposta por Deus em sua palavra!  
a) Não se estribe no seu próprio entendimento” (Provérbios 3:5; 28:26; Jeremias 17:9). 
b) Confie no Senhor e Lhe peça mais sabedoria; (Provérbios 3:5-6). 
c) Ande na luz; (1João 1:5-6). 
d) Deleite-se no Senhor; (Salmo 37:4). 
e) Nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino da Bíblia (João 8:31-32). 
f) Não tema o homem; tema a Deus; (Provérbios 29:25). 
g) Honre a autoridade; A Bíblia fala muito sobre isto. Romanos 13:1-2 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. (1 Coríntios 11:3; Efésios 5:22; 6:1-3; 1 Timóteo 5:17; Tito 3:1; Hebreus 13:17; 1 Pedro 2:13-15). 
h) Busque conselho sábio (Provérbios 12:15; 19:20). 
i) Olhe para o futuro (Hebreus 11:24-27). 
j) Espere em Deus (Salmo 27:14).

CONCLUSÃO: Todos nós precisamos de conhecimento, entretanto; 
1) todo nosso conhecimento precisa ser “permeado” pela “sabedoria que vem do alto”. 
2) A atitude de acumular conhecimento e não colocar em prática é prova de estultícia. 
3) Um coração que adquiriu a sabedoria mostrará (revelará) às pessoas essa sabedoria, com uma atitude de mansidão, ou seja, de humildade.

Comentários

  1. Glórias a Deus que ensinamento mais rico da parte de Deus!!

    ResponderExcluir
  2. A questão de Tiago aqui é líderes e mestres que procurão a sabedoria carnal tornando eles arrogantes, partidários, orgulhosos é a sabedoria que vem de Deus mostra o contrário o autor da epístola não fala de conhecimento em questões de estudo como biologia, química, medicina e outras áreas e preciso saber diferenciar isso.

    ResponderExcluir
  3. Sabedoria do alto mesmo,se praticado! claro😃

    ResponderExcluir
  4. Achei perfeita todas as colocações aqui, muito bom de verdade. Deus continue abençoando quem escreveu, usarei boa parte do que vi aqui para a oportunidade de hoje rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a