Pular para o conteúdo principal

MARAVILHOSA GRAÇA RAZÃO DA NOSSA IDENTIDADE EM CRISTO


SÉRIE EFÉSIOS
Texto: Efésios 2:1,10
Paulo segue em sua epistola aos Efésios explicando de forma clara e sistemática a razão da nossa fé. Ele nos revela as bases da nossa salvação através de Cristo e nos conduz a descoberta da nossa própria identidade. No capitulo anterior dos versos de 3 a 14 estudamos a respeito da nossa posição em Cristo como escolhidos e selados. Descobrimos através de Efésios que a nossa posição em Cristo se inicia em DEUS! Ele é a origem da benção. Em CRISTO fomos abençoados com a redenção! É através dEle que somos eleitos, escolhidos, predestinados e agraciados com a salvação. É também através dEle que somos abençoados e selados com o ESPIRITO SANTO. E que através do Espirito Santo passamos então a possuir o selo divino e a garantia de que a nossa salvação esta segura. Isto é tão profundo e tão vital para a nossa fé cristã que Paulo ainda no primeiro capitulo dos versos de 15 a 23 faz questão de reforçar todo este ensino através de uma linda oração intercessória pedindo a Deus que conceda aos irmãos em Eféso o Espirito de Sabedoria e Revelação no pleno conhecimento de Deus. Ele também ora pedindo para que os olhos do coração destes irmãos fosse iluminados e que Jesus Cristo reinasse a cada dia mais na vida deles como o cabeça da igreja. O capitulo dois a qual lemos Paulo segue nos explicando como se dá este processo em nossas vidas. Ele fala sobre o efeito, a causa e a consequência da nossa genuína identidade em Cristo. Iniciaremos com a:
I-NOSSA CONDIÇÃO ANTES DA RECONCILIAÇÃO (vs. 1 a 3)
Estes três primeiros versículos resumem os três primeiros capítulos de Romanos. E com toda a certeza é o que a humanidade tem mais dificuldade de ouvir, acreditar e aceitar. Com relação a isto o pastor Ary Veloso dizia que: Não temos uma visão realista sobre o verdadeiro desespero da nossa condição sem Cristo e esta só nos é revelada por Deus ao abrir nosso entendimento para a Sua Palavra. 
a) Antes da nossa reconciliação estávamos mortos
1  E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Paulo aqui apresenta o estado espiritual de todo àquele que não conhece a Deus. Estes são considerados mortos por causa da indiferença.
b) Antes da nossa reconciliação éramos escravos e filhos da desobediência
2  Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
c) Antes da nossa reconciliação estávamos condenados e éramos filhos de ira
3  Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Sendo assim antes da nossa reconciliação com Deus estávamos mortos em ofensas e pecados; por está causa andávamos escravizados segundo as regras deste mundo, pois o espirito que operava em nós era o da desobediência. As consequências de tudo isto é a separação de Deus e por isto éramos chamados de filhos da ira. MEDIANTE TUDO ISTO DEUS:
II- DECIDE EM SUA INFINITA MISERICÓRDIA SALVAR E LIBERTAR A HUMANIDADE (vs. 4 a 6)
4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
a) Nos amou e nos vivificou através da sua infinita graça
5  Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
b) Nos ressuscitou e santificou através do sacrifício de Cristo
6  E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
III- O PROPOSITO E O PORQUÊ DE DEUS EM FAZER TUDO ISTO FOI:  (vs. 4,7 a 8)
a) Nos revelar a sua benignidade e soberania
7  Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
b) Seu amor incondicional
4b ...pelo seu muito amor com que nos amou
c) Sua infinita misericórdia e graça
8  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
IV- DEUS REALIZOU TUDO ISTO: (vs. 5, 8 a 10)
a) Para nos deixar bem claro que isto não vem de nós
...e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9  Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
b) Para nos revelar que é graça por meio da fé nEle
5  Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
c) Para  nos fazer saber e conhecer nossa real identidade em Cristo
10  Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
d) E finalmente para nos deixar um referencial a quem seguir
...criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

01) ÉFESO: A IGREJA QUE PERDEU O PRIMEIRO AMOR

SÉRIE: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE Texto: Apocalipse 2:1,7 Hoje estudaremos sobre a igreja localizada em Éfeso. ÉFESO: Era a maior cidade da Ásia; Centro da administração romana; Ela possuía o porto mais importante da região; Sua população era de cerca de 250.000 a 500.000 pessoas. Era Conhecida como “Guardiã do Templo” (por conta do templo da deusa Ártemis/Diana e, posteriormente, pelos templos destinados ao culto ao imperador); O templo da deusa Diana era uma das 7 maravilhas do mundo antigo e dentro dele havia centenas de sacerdotisas que eram também chamadas de prostitutas cultuais. A igreja ali fundada por Paulo se tornou o centro da evangelização de toda a Ásia. Esta mesma igreja foi pastoreada por Timóteo e, mais tarde, por João. Ela estava inserida em um contexto de misticismo, idolatria, imoralidade e perseguição. Estudando sobre esta primeira igreja mencionada por Jesus vamos ver o que ele nos revela. O que nela se parece comigo e com você e mais do que isto o que o Senhor …

CUMPRINDO O IDE COM EXCELÊNCIA

VENCENDO A LÍNGUA QUE PROLIFERA A MALDADE NO CORPO