VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

terça-feira, 9 de julho de 2013

Serie Efésios



EFÉSIOS UMA INTRODUÇÃO A CARTA DA IGREJA
Texto: Atos 20:17,38 e Efésios 4:4,6 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;  Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;  Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
David Hale dizia: Se fosse realizada uma eleição para decidir qual seja a maior das cartas de Paulo, Romanos provavelmente seria escolhida; mas, a Epístola aos Efésios seria uma segunda, muito próxima. Esta epístola foi acertada­mente denominada a "Rainha das Epístolas". João Calvino dizia que ela era sua favorita. Quando João Knox estava moribundo, em sua cama, ele frequentemente pedia que os "Sermões Sobre a Carta aos Efésios", de Calvino, fossem lidos para ele. Samuel Coleridge, um grande poeta e filósofo do século passado, chamou-a de a mais divina composição da literatura.[1]
Queridos, tenho o desejo nesta série de estudos compartilhar com vocês a respeito de assuntos que considero importantes e de suma relevância para a nossa vida e caminhada cristã. Através da carta ou epistola de Paulo aos Efésios seremos ricamente abençoados em nossa jornada. Aprenderemos também a servir com mais eficiência no Corpo de Cristo.
Apesar desta carta ter sido escrita aproximadamente em 61 d.C. (ou cerca de 60 a 62 d.C.), ela é muito contemporânea. Éfeso era um importante porto da Ásia Menor, localizado perto da atual Izmir.[2] O mundo naqueles dias era marcado por grande violência, idolatria e perversidade, e a humanidade vivia sem esperança e os seus valores morais e éticos estavam comprometidos (Efésios 2:2) Alguma semelhança com nossos dias?! Esta epistola foi escrita quando Paulo ainda se encontrava preso em Roma vigiado pela a guarda pretoriana, aguardando julgamento (Efésios 3:1; 4:1; 6:20). Paulo neste período estava em uma prisão domiciliar em uma casa que alugara. Em Atos 28:30 vemos este relato: E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. É por isto que tanto Efésios como Filipenses, Colossenses e Filemom são chamadas epistolas da prisão. O motivo de nos adentrarmos nesta linda epistola de Paulo é que embora ela tenha sido escrita em uma prisão, ela é uma das cartas mais otimistas, desafiadora e encorajadora já escrita por ele. Em Efésios descobrimos as vantagens a qual temos em Cristo Jesus mesmo vivendo em um mundo tão corrompido, caótico e pecaminoso.
Embora Paulo já tivesse estado em Éfeso antes (Atos 18:21), ele foi ministrar lá pela primeira vez no inverno de 55 d.C. Lá ele ministrou por dois anos inteiros (Atos 19:8,10), desenvolvendo um relacionamento tão profundo com aqueles irmãos que sua mensagem de despedida a eles é uma das passagens mais emocionantes da Bíblia. (Atos 20:17,38).[3]
Com relação ao destino da carta, como vemos no primeiro verso, aos santos que estão em Éfeso. As palavras em Eféso; não são encontradas nos manuscritos antigos. Elas passam a existir a partir do quarto século pela a aceitação anterior. Todos já a classificavam como escrita aos Efésios.
Veremos agora alguns pontos importantes desta carta que nos conduz a entendê-la melhor e a aplica-la em nossos corações. Efésios nos revela:
I- O PROPOSITO DE DEUS PARA VIDA DO HOMEM COMO MEMBRO NO CORPO (IGREJA) ONDE CRISTO É O CABEÇA
Efésios 4:4 Há um só corpo e um só Espírito...
É exatamente por isto que li com vocês o tema central desta carta que está contido em (Efésios 4:4,6) Efésios revela o mistério da igreja como nenhuma outra epístola. A verdadeira igreja é o corpo de Cristo, e os crentes são membros desse corpo sagrado da qual Cristo é o cabeça.[4] A igreja é a nova humanidade de Deus, uma colônia onde o Senhor da história estabeleceu uma amostra da unidade e dignidade renovada da raça humana.[5] Tornamos-nos um quando estamos ligados e vivemos como comunidade. A teoria e o ensino contido nesta carta só se tornam saudáveis e proveitosos quando colocados em pratica e vivenciados em sua plenitude. É por isto que Paulo admoesta os seus leitores dizendo: ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados. (Efésios 4:1)
Queridos, os passos básicos de amadurecimento são dados na direção do compromisso da igreja de lutar conta os poderes do mal. Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. O proposito de Deus para a igreja é que ela entenda a sua posição. 1) antes dela ir para a guerra, ela deve andar; e 2) antes de andar, a igreja aprende onde ela está. (a posição do crente, caps 1-3 e a prática do crente caps. 4-6.)
Agora que conhecemos o proposito de Deus para o Corpo de Cristo. Podemos partir por assim dizer para o segundo ponto que se baseia no objetivo de Deus.
II- O OBJETIVO DE DEUS É CONSTRUIR UMA IGREJA MADURA, VOCACIONADA E COMPROMISSADA QUE GLORIFICA SEU SANTO NOME.
Efésios 4:4...como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.
A igreja proposta pela a Bíblia glorifica a Deus e desfruta da comunhão dos santos. Efésios nos faz entender de forma pratica Hebreus 10:25 que diz: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Em Efésios 4:12 Paulo nos mostra o objetivo e a função do corpo que é a igreja. Ele nos mostra que a igreja tem responsabilidades dadas por Deus que precisam ser cumpridas. Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. O objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma igreja gloriosa, madura e de um ministério “sem mácula, nem ruga.”[6] Efésios 5:27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Na epístola de Paulo aos Efésios a palavra Glória ocorre oito vezes e refere-se à grande excelência de Deus, sua sabedoria e seu poder. Paulo quando escreveu está epistola tinha como intenção que ela fosse lida em várias congregações. Em Colossenses 4:16 ele diz: E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.
Efésios nos revela as bases do cristianismo através da vida de Paulo. 1) Uma fé centrada unicamente em Cristo. 2) Fortalecê-los com a Graça de Deus, a fim de que como igreja eles pudessem ser fonte de bênção para o mundo. 3) E finalmente prepará-los para permanecer unidos frente aos ataques externos e distorções internas.[7]
É impossível viver o cristianismo fora dos padrões que estão contidos na comunhão do Corpo. É muito importante como igreja entendermos que a nossa unidade expressa o Cristo revelado. Através desta epistola Paulo nos conduz a esta revelação. Como igreja de Cristo temos a oportunidade de vivenciar três pontos que se ligam. 1) Nossa posição em Cristo (Doutrina): Nele Fomos Eleitos, Aproximados e Vocacionados. 2) Nosso caminhar em Cristo (Deveres): Nele Devemos ser Obedientes, Submissos e Fortalecidos. 3) Nossa defesa em Cristo: Nele somos Revestidos com Armadura de Deus.[8]
III- A IGREJA EXPRESSADA POR PAULO É FUNDAMENTADA EM UNIDADE E EXPRESSA DE FORMA DINAMICA SEU CHAMADO ATRAVÉS DO CRISTO REVELADO. Efésios 4:5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo.
Efésios foi chamado de “Os Alpes do NT”, “O grande Cânon da Escritura” e “O ápice real das Epístolas”, não somente por seu grande tema, mas devido à majestade do Cristo revelado aqui. Cap. 1: Ele é o redentor (1:7), aquele em quem e por quem a história será definitivamente consumida (1:10); e ele é o Senhor ressuscitado que não apenas ressuscitou dos mortos e do inferno, mas que reina como Rei, derramando sua vida através de seu corpo, a igreja— a expressão atual dele mesmo na Terra (1:15,23). Cap. 2: Ele é o pacificador que reconciliou o homem com Deus e que também torna possível a reconciliação entre os homens (2:11-18); e ele é a “principal pedra da esquina” do novo templo, que consiste de seu próprio povo sendo habitado pelo próprio Deus (2:19-22). Cap. 3: Ele é o tesouro em que são encontradas as riquezas inescrutáveis da vida (3:8); e ele é o que habita nos corações humanos, garantindo-nos o amor de Deus (3:17-19); e ele é o vencedor que acabou com a capacidade do inferno de manter a humanidade cativa (4:8-19). Cap. 5: Ele é o marido modelo, dando-se sem egoísmo para realçar sua noiva— sua igreja (5:25-27, 32). Cap.6: Ele é o Senhor, poderoso na batalha, o recurso de força para seu povo enquanto eles se armam para a batalha espiritual (6:10).
IV- A IGREJA EXPRESSADA POR PAULO É MOVIDA PELO O PODER E A UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO
Efésios 4:6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Só existe uma única possibilidade de entendermos este verso em sua plenitude. A possibilidade é esta: Termos o Espirito Santo de Deus habitando em nós. Sermos cheios do Espirito. E demonstrarmos a unidade do Espirito ao mundo. Paulo expressa o mover e a ação do Espirito Santo de forma muito clara aos leitores desta carta.
O Espirito Santo é revelado em um ministério bastante amplo e através do crente. Em 1:13, Ele é o selador, autorizando o crente a representar Cristo; em 1:17 e 3:5, Ele é o revelador, iluminando o coração para aprender o propósito de Deus; em 3:16, Ele é o doador, a quem Cristo dá força; em 4:3, Ele é o Espírito da unidade, desejando sustentar a ligação de paz no corpo de Cristo; em 4:30, Ele é o Espírito de santidade, que pode se entristecer por insistência de ocupações carnais; em 5:18, Ele é a fonte através da qual todos deve ser continuamente cheios; em 6:17,18. Ele é que dá a Palavra como espada para uma batalha e o assistente celeste que nos foi concedido para nos ajudar a orar e a intervir até que obtenhamos a vitória.[9]
CONCLUINDO
Efésios nos revela: O PROPOSITO DE DEUS PARA VIDA DO HOMEM COMO MEMBRO NO CORPO (IGREJA) ONDE CRISTO É O CABEÇA;
nos revela também que o: O OBJETIVO DE DEUS É CONSTRUIR UMA IGREJA MADURA, VOCACIONADA E COMPROMISSADA QUE GLORIFICA SEU SANTO NOME.
A IGREJA EXPRESSADA POR PAULO É FUNDAMENTADA EM UNIDADE E EXPRESSA DE FORMA DINAMICA SEU CHAMADO ATRAVÉS DO CRISTO REVELADO.
E finalmente: A IGREJA EXPRESSADA POR PAULO É MOVIDA PELO O PODER E A UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO 

[1] Broadus David Hale, Introdução do Novo Testamento, 191
[2] Biblia Plenitude,1228
[3] Biblia Plenitude,1228
[4] Biblia Plenitude,1228
[5] Biblia de Genebra, 1399
[6] Bíblia Plenitude,1228
[7] Ary Veloso, Estudo de Efésios, pag.1
[8] Ary Veloso, Estudo de Efésios, pag.2
[9] Bíblia Plenitude, 1228

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página