Pular para o conteúdo principal

Serie Efésios



EFÉSIOS UMA INTRODUÇÃO A CARTA DA IGREJA
Texto: Atos 20:17,38 e Efésios 4:4,6 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;  Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;  Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
David Hale dizia: Se fosse realizada uma eleição para decidir qual seja a maior das cartas de Paulo, Romanos provavelmente seria escolhida; mas, a Epístola aos Efésios seria uma segunda, muito próxima. Esta epístola foi acertada­mente denominada a "Rainha das Epístolas". João Calvino dizia que ela era sua favorita. Quando João Knox estava moribundo, em sua cama, ele frequentemente pedia que os "Sermões Sobre a Carta aos Efésios", de Calvino, fossem lidos para ele. Samuel Coleridge, um grande poeta e filósofo do século passado, chamou-a de a mais divina composição da literatura.[1]
Queridos, tenho o desejo nesta série de estudos compartilhar com vocês a respeito de assuntos que considero importantes e de suma relevância para a nossa vida e caminhada cristã. Através da carta ou epistola de Paulo aos Efésios seremos ricamente abençoados em nossa jornada. Aprenderemos também a servir com mais eficiência no Corpo de Cristo.
Apesar desta carta ter sido escrita aproximadamente em 61 d.C. (ou cerca de 60 a 62 d.C.), ela é muito contemporânea. Éfeso era um importante porto da Ásia Menor, localizado perto da atual Izmir.[2] O mundo naqueles dias era marcado por grande violência, idolatria e perversidade, e a humanidade vivia sem esperança e os seus valores morais e éticos estavam comprometidos (Efésios 2:2) Alguma semelhança com nossos dias?! Esta epistola foi escrita quando Paulo ainda se encontrava preso em Roma vigiado pela a guarda pretoriana, aguardando julgamento (Efésios 3:1; 4:1; 6:20). Paulo neste período estava em uma prisão domiciliar em uma casa que alugara. Em Atos 28:30 vemos este relato: E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. É por isto que tanto Efésios como Filipenses, Colossenses e Filemom são chamadas epistolas da prisão. O motivo de nos adentrarmos nesta linda epistola de Paulo é que embora ela tenha sido escrita em uma prisão, ela é uma das cartas mais otimistas, desafiadora e encorajadora já escrita por ele. Em Efésios descobrimos as vantagens a qual temos em Cristo Jesus mesmo vivendo em um mundo tão corrompido, caótico e pecaminoso.
Embora Paulo já tivesse estado em Éfeso antes (Atos 18:21), ele foi ministrar lá pela primeira vez no inverno de 55 d.C. Lá ele ministrou por dois anos inteiros (Atos 19:8,10), desenvolvendo um relacionamento tão profundo com aqueles irmãos que sua mensagem de despedida a eles é uma das passagens mais emocionantes da Bíblia. (Atos 20:17,38).[3]
Com relação ao destino da carta, como vemos no primeiro verso, aos santos que estão em Éfeso. As palavras em Eféso; não são encontradas nos manuscritos antigos. Elas passam a existir a partir do quarto século pela a aceitação anterior. Todos já a classificavam como escrita aos Efésios.
Veremos agora alguns pontos importantes desta carta que nos conduz a entendê-la melhor e a aplica-la em nossos corações. Efésios nos revela:
I- O PROPOSITO DE DEUS PARA VIDA DO HOMEM COMO MEMBRO NO CORPO (IGREJA) ONDE CRISTO É O CABEÇA
Efésios 4:4 Há um só corpo e um só Espírito...
É exatamente por isto que li com vocês o tema central desta carta que está contido em (Efésios 4:4,6) Efésios revela o mistério da igreja como nenhuma outra epístola. A verdadeira igreja é o corpo de Cristo, e os crentes são membros desse corpo sagrado da qual Cristo é o cabeça.[4] A igreja é a nova humanidade de Deus, uma colônia onde o Senhor da história estabeleceu uma amostra da unidade e dignidade renovada da raça humana.[5] Tornamos-nos um quando estamos ligados e vivemos como comunidade. A teoria e o ensino contido nesta carta só se tornam saudáveis e proveitosos quando colocados em pratica e vivenciados em sua plenitude. É por isto que Paulo admoesta os seus leitores dizendo: ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados. (Efésios 4:1)
Queridos, os passos básicos de amadurecimento são dados na direção do compromisso da igreja de lutar conta os poderes do mal. Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. O proposito de Deus para a igreja é que ela entenda a sua posição. 1) antes dela ir para a guerra, ela deve andar; e 2) antes de andar, a igreja aprende onde ela está. (a posição do crente, caps 1-3 e a prática do crente caps. 4-6.)
Agora que conhecemos o proposito de Deus para o Corpo de Cristo. Podemos partir por assim dizer para o segundo ponto que se baseia no objetivo de Deus.
II- O OBJETIVO DE DEUS É CONSTRUIR UMA IGREJA MADURA, VOCACIONADA E COMPROMISSADA QUE GLORIFICA SEU SANTO NOME.
Efésios 4:4...como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.
A igreja proposta pela a Bíblia glorifica a Deus e desfruta da comunhão dos santos. Efésios nos faz entender de forma pratica Hebreus 10:25 que diz: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Em Efésios 4:12 Paulo nos mostra o objetivo e a função do corpo que é a igreja. Ele nos mostra que a igreja tem responsabilidades dadas por Deus que precisam ser cumpridas. Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. O objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma igreja gloriosa, madura e de um ministério “sem mácula, nem ruga.”[6] Efésios 5:27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Na epístola de Paulo aos Efésios a palavra Glória ocorre oito vezes e refere-se à grande excelência de Deus, sua sabedoria e seu poder. Paulo quando escreveu está epistola tinha como intenção que ela fosse lida em várias congregações. Em Colossenses 4:16 ele diz: E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.
Efésios nos revela as bases do cristianismo através da vida de Paulo. 1) Uma fé centrada unicamente em Cristo. 2) Fortalecê-los com a Graça de Deus, a fim de que como igreja eles pudessem ser fonte de bênção para o mundo. 3) E finalmente prepará-los para permanecer unidos frente aos ataques externos e distorções internas.[7]
É impossível viver o cristianismo fora dos padrões que estão contidos na comunhão do Corpo. É muito importante como igreja entendermos que a nossa unidade expressa o Cristo revelado. Através desta epistola Paulo nos conduz a esta revelação. Como igreja de Cristo temos a oportunidade de vivenciar três pontos que se ligam. 1) Nossa posição em Cristo (Doutrina): Nele Fomos Eleitos, Aproximados e Vocacionados. 2) Nosso caminhar em Cristo (Deveres): Nele Devemos ser Obedientes, Submissos e Fortalecidos. 3) Nossa defesa em Cristo: Nele somos Revestidos com Armadura de Deus.[8]
III- A IGREJA EXPRESSADA POR PAULO É FUNDAMENTADA EM UNIDADE E EXPRESSA DE FORMA DINAMICA SEU CHAMADO ATRAVÉS DO CRISTO REVELADO. Efésios 4:5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo.
Efésios foi chamado de “Os Alpes do NT”, “O grande Cânon da Escritura” e “O ápice real das Epístolas”, não somente por seu grande tema, mas devido à majestade do Cristo revelado aqui. Cap. 1: Ele é o redentor (1:7), aquele em quem e por quem a história será definitivamente consumida (1:10); e ele é o Senhor ressuscitado que não apenas ressuscitou dos mortos e do inferno, mas que reina como Rei, derramando sua vida através de seu corpo, a igreja— a expressão atual dele mesmo na Terra (1:15,23). Cap. 2: Ele é o pacificador que reconciliou o homem com Deus e que também torna possível a reconciliação entre os homens (2:11-18); e ele é a “principal pedra da esquina” do novo templo, que consiste de seu próprio povo sendo habitado pelo próprio Deus (2:19-22). Cap. 3: Ele é o tesouro em que são encontradas as riquezas inescrutáveis da vida (3:8); e ele é o que habita nos corações humanos, garantindo-nos o amor de Deus (3:17-19); e ele é o vencedor que acabou com a capacidade do inferno de manter a humanidade cativa (4:8-19). Cap. 5: Ele é o marido modelo, dando-se sem egoísmo para realçar sua noiva— sua igreja (5:25-27, 32). Cap.6: Ele é o Senhor, poderoso na batalha, o recurso de força para seu povo enquanto eles se armam para a batalha espiritual (6:10).
IV- A IGREJA EXPRESSADA POR PAULO É MOVIDA PELO O PODER E A UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO
Efésios 4:6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Só existe uma única possibilidade de entendermos este verso em sua plenitude. A possibilidade é esta: Termos o Espirito Santo de Deus habitando em nós. Sermos cheios do Espirito. E demonstrarmos a unidade do Espirito ao mundo. Paulo expressa o mover e a ação do Espirito Santo de forma muito clara aos leitores desta carta.
O Espirito Santo é revelado em um ministério bastante amplo e através do crente. Em 1:13, Ele é o selador, autorizando o crente a representar Cristo; em 1:17 e 3:5, Ele é o revelador, iluminando o coração para aprender o propósito de Deus; em 3:16, Ele é o doador, a quem Cristo dá força; em 4:3, Ele é o Espírito da unidade, desejando sustentar a ligação de paz no corpo de Cristo; em 4:30, Ele é o Espírito de santidade, que pode se entristecer por insistência de ocupações carnais; em 5:18, Ele é a fonte através da qual todos deve ser continuamente cheios; em 6:17,18. Ele é que dá a Palavra como espada para uma batalha e o assistente celeste que nos foi concedido para nos ajudar a orar e a intervir até que obtenhamos a vitória.[9]
CONCLUINDO
Efésios nos revela: O PROPOSITO DE DEUS PARA VIDA DO HOMEM COMO MEMBRO NO CORPO (IGREJA) ONDE CRISTO É O CABEÇA;
nos revela também que o: O OBJETIVO DE DEUS É CONSTRUIR UMA IGREJA MADURA, VOCACIONADA E COMPROMISSADA QUE GLORIFICA SEU SANTO NOME.
A IGREJA EXPRESSADA POR PAULO É FUNDAMENTADA EM UNIDADE E EXPRESSA DE FORMA DINAMICA SEU CHAMADO ATRAVÉS DO CRISTO REVELADO.
E finalmente: A IGREJA EXPRESSADA POR PAULO É MOVIDA PELO O PODER E A UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO 

[1] Broadus David Hale, Introdução do Novo Testamento, 191
[2] Biblia Plenitude,1228
[3] Biblia Plenitude,1228
[4] Biblia Plenitude,1228
[5] Biblia de Genebra, 1399
[6] Bíblia Plenitude,1228
[7] Ary Veloso, Estudo de Efésios, pag.1
[8] Ary Veloso, Estudo de Efésios, pag.2
[9] Bíblia Plenitude, 1228

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a