Pular para o conteúdo principal

A ORAÇÃO DE PAULO É TAMBÉM A MINHA!


SÉRIE EFÉSIOS
Texto: Efésios 1:15,23
A carta aos Efésios expressa de maneira surpreendente está oração linda de Paulo. Revela-nos o seu senso de valores e o espelho de sua vida interior. Mesmo em cadeias Paulo tem o anseio de nos mostrar as bênçãos e a vida plena que possuímos em Cristo.
É por isto que ele começa com as palavras: "por esta razão" Paulo aqui está olhando para trás, para a passagem que já estudamos nos vs.3-14, isto é...
“Por esta razão”... 1) fomos escolhidos pelo Pai; 2) para receber a redenção e o perdão através do Filho e fomos então 3) selados pelo Espírito que é a garantia da nossa herança em Cristo. ... que oro por vocês, porque é preciso que vocês verdadeiramente entendam estas verdades!
Em outras palavras nos versos anteriores (1:1,14) Paulo nos ensina a respeito das ricas bênçãos que recebemos de Deus através da morte do Senhor Jesus Cristo. Ali entendemos que todas as bênçãos do Espirito! São dadas pelo o Pai! Se estamos no Filho e que a predestinação não exime o ser humano de sua responsabilidade de crer no evangelho. A partir do capitulo 1:15,23 Paulo intercede pedindo a Deus que abra os olhos dos nossos corações para que possamos discernir, saber e celebrar a salvação que possuímos no Pai através do selo do Espirito Santo.  Paulo em sua oração pelos irmãos em Éfeso não pede por bênçãos matérias, mas clama a Deus que abra a mente, os olhos do coração deles para que eles entendam e celebrem aquilo que já possuem. Paulo em sua oração mostra também qual deve ser o anelo do nosso coração quando oramos e intercedemos uns pelos os outros. Vejamos então o ponto de partida dele: Ele inicia a sua oração pedindo e suplicando a Deus que conceda aos irmãos em Eféso o espirito de:
I- SABEDORIA E REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DE DEUS
Efésios 1:17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
O desejo mais profundo e o anelo do coração de todo aquele que se achega a Deus deve ser conhece-lo mais e mais. Quanto mais conhecemos a Deus mais descobrimos a respeito da nossa identidade em Cristo.
É por isto que Paulo inicia sua oração pedindo que o Senhor nos conceda o espirito de sabedoria. Pois a mente natural, carnal e humana não é capaz de discernir as coisas espirituais. A mente carnal nos afasta da mente de Deus. Só o Espirito Santo é capaz de nos revelar os desígnios, à vontade e o proposito de Deus. Só o Espírito de Deus pode abrir as cortinas da nossa alma para entendermos suas riquezas insondáveis. É o pleno conhecimento de Deus que nos conduz a salvação. Jesus em sua oração disse: E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:3) É o pleno conhecimento de Deus que nos conduz a vida plena de Cristo. Filipenses 3:10 Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte (NVI) É o pleno conhecimento de Deus que nos conduz a conhecermos quem realmente somos e a termos comunhão uns com os outros 1 Coríntios 13:12  Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Paulo tem o desejo que a Igreja conheça a Deus em sua plenitude. Isto não significa ser um simpatizante, ou conhecer a respeito de Deus, ou ter ido para o seminário, ou frequentar uma igreja por causa dos amigos. Mas é conhecê-lo, relacionar-se, ter comunhão e intimidade com Ele. Paulo continua a sua oração intercessória pedindo:
II- QUE OS OLHOS DO CORAÇÃO DE SEUS LEITORES SEJAM ILUMINADOS
Efésios 1:18 Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
John Stott nos explica que “na linguagem bíblica, o coração é o completo eu, que consiste da mente bem como da emoção. Portanto, os olhos do coração são simplesmente nossos “olhos interiores”, que precisam ser abertos ou iluminados antes de podermos compreender a verdade de Deus.”
Sendo assim fora da obra do Espirito Santo os olhos do coração são cegos. É por isto que muitos vivem sem esperança e não existe nada pior do que viver por viver. A desesperança é o que destrói muita gente. Na época de Paulo muitos se encontravam assim. O mundo naqueles dias era marcado por grande violência, idolatria e perversidade, a humanidade vivia sem esperança e os seus valores morais e éticos estavam comprometidos. Paulo expressa isto em Efésios 2:2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Paulo aqui encoraja os irmãos e a igreja, a saber, conhecer e a buscar incessantemente:
a) A ESPERANÇA DO CHAMADO DE DEUS: Não existe nada mais importante do que conhecer o nosso chamado. Uma pessoa que vive sem esperança fica vulnerável as ciladas da vida, dos seus próprios fantasmas da mente, e do diabo. Uma prova disto é uma expressão popular que dizia: “Nunca ter nascido é a maior felicidade; a segunda semelhante a está é morrer ao nascer”. Queridos a nossa esperança não será concretizada apenas na ressurreição quando Cristo voltar, mas está se realizando neste momento, pois estamos gradualmente nos transformando em novas criaturas Cristo!
2 Coríntios 4:16,18  Por isso não desfalecemos (desanimamos); mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
A esperança do nosso chamado nos conduz para:
b) AS RIQUEZAS DA HERANÇA DE DEUS: A fonte de nossa esperança é conhecer as riquezas espirituais de Deus. É conhecer a vida eterna e o lugar que Ele tem preparado para aqueles que pertencem a Ele. É saber que o Deus Pai nos escolheu e nos adotou; que o Deus Filho nos redimiu e nos perdoou e que o Deus Espírito Santo nos selou e nos deu o seu penhor que é a garantia da vida eterna. Efésios 1:12,13 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Paulo ora para que os olhos dos nossos corações sejam iluminados com:
c) O GRANDE PODER DE DEUS MANIFESTADO NA RESSURREIÇÃO E EXALTAÇÃO DE CRISTO: Efésios 1:19,20 E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Isto significa que: Se o chamamento aponta para o passado, a herança que temos nEle aponta para o futuro. Em Cristo nós somos a riqueza de Deus. O presente de Deus. Nós somos o tesouro de Deus. A menina dos olhos de Deus, a delícia de Deus. Somos filhos, herdeiros, co-herdeiros, santuários, e ovelhas do aprisco de Deus. Finalmente Paulo ora para que conheçamos o poder de Deus em nossas vidas e QUE:
III- CRISTO REINE EM NOSSAS VIDAS COMO O CABEÇA DA IGREJA
Efésios 1:21,23  Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Isto significa a preeminência de Cristo sobre a igreja. Deus estabeleceu uma relação singular entre Cristo e a igreja. E Paulo ora para que os irmãos em Éfeso entendam, vivam e pratiquem esta verdade linda.
Charlie C Ryrie disse: Está Igreja universal demonstrada por Paulo aqui é o lugar á qual todo o Cristão verdadeiro pertence, não importando á qual igreja local esteja filiado. É um organismo espiritual no qual cada membro ingressa por meio do batismo com o Espirito Santo. 1 Coríntios 12:13  Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Cristo é o Senhor ressurreto da Igreja e seus membros estão sujeitos a Ele. Sendo assim: Cristo como Cabeça da Igreja sublinha três coisas: 1) Cristo tem autoridade suprema sobre a igreja: Ele a governa, guia e dirige; 2) Entre Cristo e a Igreja existe uma união vital: Uma união tão íntima e tão real como é a da cabeça com o corpo. É uma união íntima, terna e indissolúvel; 3) A igreja é inteiramente dependente de Cristo: A vida, o poder, e tudo quanto é necessário a existência da igreja deriva de Cristo. A igreja é a plenitude de Cristo.
CONCLUSÃO
Paulo orou pedindo e suplicando a Deus que concedesse aos irmãos em Eféso o espirito de: SABEDORIA E REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DE DEUS; QUE OS OLHOS DO CORAÇÃO DELES FOSSEM ILUMINADOS E QUE CRISTO REINE A CADA DIA MAIS EM NOSSAS VIDAS COMO O CABEÇA DA IGREJA. Sendo assim:
1) À luz do que Paulo pediu, como você avalia a sua vida espiritual? Você tem usufruído as riquezas que você tem em Cristo?
2) Você tem crescido no relacionamento íntimo com Deus? Você conhece mais a Deus? Você tem fome e sede de Deus?
3) Você compreende a esperança do seu chamado: de onde Deus o chamou, para que Deus o chamou e para onde Deus o chamou?
4) Você compreende o quão valioso você é para Deus?
5) Você tem experimentado de forma prática o poder da ressurreição na sua vida?[1]



[1] Está mensagem foi adaptada dos seguintes estudos: Estudo de Efésios do pastor Ary Veloso; da Bíblia Anotada com o comentário de Charles C. Ryrie, da Bíblia Plenitude; e do sermão do Reverendo Hernandes Dias Lopes, Você sabe quão rico você é? http://www.hernandesdiaslopes.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a