Pular para o conteúdo principal

NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO COMO ESCOLHIDOS E SELADOS


SÉRIE EFÉSIOS
 
Texto: Efésios 1:3,14; Ler textos de 1,3

Em grande parte dos escritos de Paulo, ele faz questão de deixar claro a posição daqueles que nasceram de novo em Jesus Cristo. Ele inicia a sua carta endereçada a igreja em Éfeso dizendo: aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus. Os santos do Novo Testamento eram pessoas como nós, que lutavam com problemas em suas famílias e locais de trabalho, os mesmos problemas emocionais e espirituais que nós vivenciamos, porém tomaram a decisão de viver de maneira diferente: para Deus. Quando tratamos deste assunto sobre nossa posição em Cristo, está é a primeira coisa que precisamos entender com relação a nossa identidade. Está é a posição a qual estamos diante do Pai, através da morte de Cristo e o derramar do seu Espirito.
Paulo aqui nos chama de Santos mesmo sabendo e reconhecendo que vivemos em luta constante com o pecado. Mesmo sabendo que o pecado mora em nós e que existe em nós uma parte temporal que luta e milita contra a nossa parte eterna. É por isto que ele mesmo disse: De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Romanos 7:17,21 
Aqui Paulo nos revela sua maior luta e está é a luta constante daquele que é santo em relação ao pecado. Gostaria de compartilhar com você o processo que nos torna santos. Homens e mulheres separados e salvos por Deus através da morte de Cristo. Vejamos então alguns princípios que Paulo nos mostra neste primeiro capitulo de sua carta. Nossa posição em cristo como escolhidos e selados.
I-INICIA-SE EM DEUS, ELE É A ORIGEM DA BENÇÃO
Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
No texto original os versos de 3 a 14 formam uma só frase. Uma frase longa e magnifica que expressa às funções do Pai do Filho e do Espirito Santo! Paulo começa com quem está por trás de toda benção: o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Esse é o ponto de partida dele. E com toda a certeza deve ser o ponto de partida de todo aquele que se tornou uma nova criatura em Cristo. Através da nossa posição em Cristo encontramos vida. Encontramos a vida que Adão e Eva perderam quando pecaram. O motivo que nos torna santos se da ao fato de que Jesus nos deu vida espiritual. Ele mesmo disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. João 10:10 Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim viverá, ainda que esteja morto." João 11:25.
Sabemos que Deus é um só como dito em Deuteronômio 6:4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Sabemos também que Ele é onipotente, onisciente e onipresente, e que se revela em três pessoas distintas. O apostolo Paulo disse: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:13)  Em Mateus 3:16,17 diz:  E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Deus é um só manifestando-se em três pessoas distintas com funções também distintas. 1) O PAI é o Criador, o Sustentador do Universo e da humanidade, Ele é a fonte de benção, redenção e salvação (João 3:16); 2) O FILHO é o redentor das nossas almas, o executor dos planos do Pai e 3) O ESPÍRITO SANTO é o mantenedor, aquele que convence o pecador do seu pecado e o conduz ao arrependimento, é Ele quem capacita e equipa a igreja para cumprir seu proposito e chamado na terra. É Ele também quem consola, derrama dons, e nos reveste de poder (Atos 1:8) Todas as bênçãos do Espirito! São dadas pelo o Pai! Se estamos no Filho! Sendo assim:
II- EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS COM A REDENÇÃO
Sabe por que?
PORQUE NELE FOMOS ESCOLHIDOS
Efésios 1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
O que nos torna eleitos é o fato de Deus ser soberano e conhecer todas as coisas. Deus sabe em sua onisciência e presciência que muitos viriam a crer nEle no futuro. O apóstolo Pedro disse: Eleitos segundo a presciência de Deus Pai. (1 Pedro 1:2a) Em outras palavras de antemão. Paulo expressa isto de forma muito objetiva quando escreve aos Romanos 8:29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Isto significa que em Cristo nós:
a)      FOMOS PREDESTINADOS
Efésios 1:5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Sendo assim a predestinação envolveu uma escolha de Deus que fora feita em amor, baseada no deleitamento da sua perfeita vontade. Ela não sugere um fatalismo que exclua alguns e inclua outros. O próprio apostolo Paulo disse: Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:11. A predestinação não exime o ser humano de sua responsabilidade de crer no evangelho. A redenção de Cristo nos torna também:
b)     AGRACIADOS E REDIMIDOS
Efésios 1:6,7 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Só podemos ser redimidos através do sangue de Jesus. Não existe outra maneira! A humanidade não pode se salvar por si só. A salvação é um dom de Deus que não contém nenhum mérito humano. Paulo expressa está verdade em Efésios 2:8,9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
A redenção compreende de 3 ideias: 1) O pagamento do resgate com o sangue de Cristo. 1 Coríntios 6:20  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 2) A remoção da maldição da lei. Gálatas 3:13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Paulo explica isto melhor em Gálatas 4:5  Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 3) Libertação da escravidão do pecado para a liberdade da graça. Colossenses 1:14  Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Uma outra verdade a respeito da nossa identidade em Cristo é que:
III- EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS ABUNDANTEMENTE COM SABEDORIA E PRUDÊNCIA
Efésios 1:8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
Isto acontece pois:
a)      ATRAVÉS DELE CONHECEMOS O MISTÉRIO DA SUA VONTADE
Efésios 1:9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, Através de Cristo temos os mistérios do Reino revelado. É através de Cristo que temos a oportunidade de compreender, viver e aplicar em nossa jornada de vida os mistérios de Deus como nosso criador. Pois:
TUDO COMEÇA E TERMINA NELE
Efésios 1:10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
A palavra grega (οἰκονομία, oikonomia) significa literalmente "administração de uma casa", mordomia e "economia" sendo, portanto, uma certa maneira de Deus tratar com o homem, na administração variada dos Seus desígnios em diferentes épocas. Deus em sua soberania tem controle sobre tudo o que acontece. Ele sabe o tempo certo de agir, abençoar, conduzir todos os parâmetros da historia. E tudo isto Ele faz convergir em Cristo. Colossenses 1:16  Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. É por isto que:
NELE FOMOS FEITO HERANÇA (11)
Efésios 1:11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Cristo é a nossa herança e nós somos a herança dele.
IV- EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS E SELADOS COM O ESPIRITO SANTO DA PROMESSA
Efésios 1:12,13 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
Como já dito antes: 1) todas as bênçãos do Espirito! São dadas pelo o Pai! Se estamos no Filho! 2) A predestinação não exime o ser humano de sua responsabilidade de crer no evangelho. depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
Para ser selado com o Espirito Santo é preciso crer no Evangelho da salvação
O ESPÍRITO SANTO é uma pessoa! Ele fala (Mateus 10:20); Ele ensina (Lucas 12:12); Ele conduz e guia (João 16:13); Intercede (Romanos 8:26,27); Entristece (Efésios 4:30); E Dá ordens (Atos 16:6,7). ELE É O PENHOR DA NOSSA HERANÇA. Efésios 1:14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Jesus foi crucificado ressuscitou e foi elevado ao Pai, mas não nos deixou só! O Espirito Santo é o penhor da nossa herança! Ele é o selo divino e a garantia que todo o cristão tem de que sua salvação esta segura. João 16:7,11  Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim;  Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
CONCLUINDO
Todas as bênçãos do Espirito! São dadas pelo o Pai! Se estamos no Filho! A predestinação não exime o ser humano de sua responsabilidade de crer no evangelho.
ELAS INICIAM-SE EM DEUS, ELE É A ORIGEM DA BENÇÃO.
EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS COM A REDENÇÃO MEDIANTE A PALAVRA DO EVANGELHO.
EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS E SELADOS COM O ESPIRITO SANTO DA PROMESSA.[1]
 


[1] Estudo adaptado do material Freedom in Christ do autor Neil T. Anderson; Estudo de Efésios do pastor Ary Veloso; Bíblia Plenitude e Biblia Anotada com comentário de Charles C. Ryrie.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a