VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

terça-feira, 9 de julho de 2013

NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO COMO ESCOLHIDOS E SELADOS


SÉRIE EFÉSIOS
 
Texto: Efésios 1:3,14; Ler textos de 1,3

Em grande parte dos escritos de Paulo, ele faz questão de deixar claro a posição daqueles que nasceram de novo em Jesus Cristo. Ele inicia a sua carta endereçada a igreja em Éfeso dizendo: aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus. Os santos do Novo Testamento eram pessoas como nós, que lutavam com problemas em suas famílias e locais de trabalho, os mesmos problemas emocionais e espirituais que nós vivenciamos, porém tomaram a decisão de viver de maneira diferente: para Deus. Quando tratamos deste assunto sobre nossa posição em Cristo, está é a primeira coisa que precisamos entender com relação a nossa identidade. Está é a posição a qual estamos diante do Pai, através da morte de Cristo e o derramar do seu Espirito.
Paulo aqui nos chama de Santos mesmo sabendo e reconhecendo que vivemos em luta constante com o pecado. Mesmo sabendo que o pecado mora em nós e que existe em nós uma parte temporal que luta e milita contra a nossa parte eterna. É por isto que ele mesmo disse: De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Romanos 7:17,21 
Aqui Paulo nos revela sua maior luta e está é a luta constante daquele que é santo em relação ao pecado. Gostaria de compartilhar com você o processo que nos torna santos. Homens e mulheres separados e salvos por Deus através da morte de Cristo. Vejamos então alguns princípios que Paulo nos mostra neste primeiro capitulo de sua carta. Nossa posição em cristo como escolhidos e selados.
I-INICIA-SE EM DEUS, ELE É A ORIGEM DA BENÇÃO
Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
No texto original os versos de 3 a 14 formam uma só frase. Uma frase longa e magnifica que expressa às funções do Pai do Filho e do Espirito Santo! Paulo começa com quem está por trás de toda benção: o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Esse é o ponto de partida dele. E com toda a certeza deve ser o ponto de partida de todo aquele que se tornou uma nova criatura em Cristo. Através da nossa posição em Cristo encontramos vida. Encontramos a vida que Adão e Eva perderam quando pecaram. O motivo que nos torna santos se da ao fato de que Jesus nos deu vida espiritual. Ele mesmo disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. João 10:10 Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim viverá, ainda que esteja morto." João 11:25.
Sabemos que Deus é um só como dito em Deuteronômio 6:4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Sabemos também que Ele é onipotente, onisciente e onipresente, e que se revela em três pessoas distintas. O apostolo Paulo disse: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:13)  Em Mateus 3:16,17 diz:  E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Deus é um só manifestando-se em três pessoas distintas com funções também distintas. 1) O PAI é o Criador, o Sustentador do Universo e da humanidade, Ele é a fonte de benção, redenção e salvação (João 3:16); 2) O FILHO é o redentor das nossas almas, o executor dos planos do Pai e 3) O ESPÍRITO SANTO é o mantenedor, aquele que convence o pecador do seu pecado e o conduz ao arrependimento, é Ele quem capacita e equipa a igreja para cumprir seu proposito e chamado na terra. É Ele também quem consola, derrama dons, e nos reveste de poder (Atos 1:8) Todas as bênçãos do Espirito! São dadas pelo o Pai! Se estamos no Filho! Sendo assim:
II- EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS COM A REDENÇÃO
Sabe por que?
PORQUE NELE FOMOS ESCOLHIDOS
Efésios 1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
O que nos torna eleitos é o fato de Deus ser soberano e conhecer todas as coisas. Deus sabe em sua onisciência e presciência que muitos viriam a crer nEle no futuro. O apóstolo Pedro disse: Eleitos segundo a presciência de Deus Pai. (1 Pedro 1:2a) Em outras palavras de antemão. Paulo expressa isto de forma muito objetiva quando escreve aos Romanos 8:29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Isto significa que em Cristo nós:
a)      FOMOS PREDESTINADOS
Efésios 1:5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Sendo assim a predestinação envolveu uma escolha de Deus que fora feita em amor, baseada no deleitamento da sua perfeita vontade. Ela não sugere um fatalismo que exclua alguns e inclua outros. O próprio apostolo Paulo disse: Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:11. A predestinação não exime o ser humano de sua responsabilidade de crer no evangelho. A redenção de Cristo nos torna também:
b)     AGRACIADOS E REDIMIDOS
Efésios 1:6,7 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Só podemos ser redimidos através do sangue de Jesus. Não existe outra maneira! A humanidade não pode se salvar por si só. A salvação é um dom de Deus que não contém nenhum mérito humano. Paulo expressa está verdade em Efésios 2:8,9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
A redenção compreende de 3 ideias: 1) O pagamento do resgate com o sangue de Cristo. 1 Coríntios 6:20  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 2) A remoção da maldição da lei. Gálatas 3:13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Paulo explica isto melhor em Gálatas 4:5  Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 3) Libertação da escravidão do pecado para a liberdade da graça. Colossenses 1:14  Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Uma outra verdade a respeito da nossa identidade em Cristo é que:
III- EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS ABUNDANTEMENTE COM SABEDORIA E PRUDÊNCIA
Efésios 1:8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
Isto acontece pois:
a)      ATRAVÉS DELE CONHECEMOS O MISTÉRIO DA SUA VONTADE
Efésios 1:9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, Através de Cristo temos os mistérios do Reino revelado. É através de Cristo que temos a oportunidade de compreender, viver e aplicar em nossa jornada de vida os mistérios de Deus como nosso criador. Pois:
TUDO COMEÇA E TERMINA NELE
Efésios 1:10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
A palavra grega (οἰκονομία, oikonomia) significa literalmente "administração de uma casa", mordomia e "economia" sendo, portanto, uma certa maneira de Deus tratar com o homem, na administração variada dos Seus desígnios em diferentes épocas. Deus em sua soberania tem controle sobre tudo o que acontece. Ele sabe o tempo certo de agir, abençoar, conduzir todos os parâmetros da historia. E tudo isto Ele faz convergir em Cristo. Colossenses 1:16  Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. É por isto que:
NELE FOMOS FEITO HERANÇA (11)
Efésios 1:11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Cristo é a nossa herança e nós somos a herança dele.
IV- EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS E SELADOS COM O ESPIRITO SANTO DA PROMESSA
Efésios 1:12,13 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
Como já dito antes: 1) todas as bênçãos do Espirito! São dadas pelo o Pai! Se estamos no Filho! 2) A predestinação não exime o ser humano de sua responsabilidade de crer no evangelho. depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
Para ser selado com o Espirito Santo é preciso crer no Evangelho da salvação
O ESPÍRITO SANTO é uma pessoa! Ele fala (Mateus 10:20); Ele ensina (Lucas 12:12); Ele conduz e guia (João 16:13); Intercede (Romanos 8:26,27); Entristece (Efésios 4:30); E Dá ordens (Atos 16:6,7). ELE É O PENHOR DA NOSSA HERANÇA. Efésios 1:14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Jesus foi crucificado ressuscitou e foi elevado ao Pai, mas não nos deixou só! O Espirito Santo é o penhor da nossa herança! Ele é o selo divino e a garantia que todo o cristão tem de que sua salvação esta segura. João 16:7,11  Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim;  Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
CONCLUINDO
Todas as bênçãos do Espirito! São dadas pelo o Pai! Se estamos no Filho! A predestinação não exime o ser humano de sua responsabilidade de crer no evangelho.
ELAS INICIAM-SE EM DEUS, ELE É A ORIGEM DA BENÇÃO.
EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS COM A REDENÇÃO MEDIANTE A PALAVRA DO EVANGELHO.
EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS E SELADOS COM O ESPIRITO SANTO DA PROMESSA.[1]
 


[1] Estudo adaptado do material Freedom in Christ do autor Neil T. Anderson; Estudo de Efésios do pastor Ary Veloso; Bíblia Plenitude e Biblia Anotada com comentário de Charles C. Ryrie.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página