Pular para o conteúdo principal

O PODER DA COMUNHÃO NA VIDA DA IGREJA



Hebreus 10:19,25 

A Revista Istoé edição 2180 do dia 24 de agosto de 2011 publicou em sua capa a matéria: “O Novo Retrato da Fé no Brasil” mostrando o aumento do Islã, a migração entre as várias religiões, e os novos evangélicos que não frequentam nenhuma igreja.
A matéria se inicia dizendo: “Acaba de nascer no país uma nova categoria religiosa, a dos evangélicos não praticantes... Isso é possível porque o universo espiritual está tomado por gente que constrói a sua fé sem seguir a cartilha de uma denominação... atualmente celebridades, empresários, e esportistas lideram este espaço.”
Trânsito Religioso no Brasil
“Com relação a isto a matéria diz: O momento econômico do Brasil, que registra baixos índices de desempregos e ascensão socioeconômica da população, reduz a necessidade da benção material, um dos principais chamarizes de uma parcela do pentecostalismo. Por outro lado outros valores inerentes ao cristianismo, como a ética e a moral cristã bastante difundida entre os protestantes históricos estão sendo despertados na vida de muitos.” Finalmente
A Migração Religiosa por Causa de Igrejas que Comercializam a Figura de Cristo
“Os sistemas simbólicos das religiões evangélicas e afro brasileiras têm favorecido a circulação de fieis da primeira para segunda... Um entrevistado disse que muito do que presenciava na IURD ele encontrou na Umbanda. A teóloga Lídia Maria de Lima entrevistou 60 umbandistas e candomblecistas e verificou que 35% deles eram evangélicos antes de entrar para os cultos afros.” (paginas 60 a 62)

A Bíblia nos revela por várias vezes o valor da comunhão e do amor ao próximo. O texto Sagrado de Hebreus 10.25 (BLH), é de tal importância, que todo cristão deveria buscar entende-lo e praticá-lo de coração: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Ao contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o Dia do Senhor está chegando”.
MAS O QUE É A IGREJA?
Não é um edifício, mas sim as pessoas que fazem parte desse edifício. A Bíblia diz em Atos 17:24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.”
A igreja são as pessoas que creêm. A Bíblia diz em Efésios 2:21 “No qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor. 1 Corintíos 3:16 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”
QUAL É A FUNÇÃO DA IGREJA?
A igreja divulga o evangelho. A Bíblia diz em 2 Timóteo 4:2 “Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.” A igreja tem responsabilidades dadas por Deus. A Bíblia diz em Efésios 4:12 “Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.”
João Calvino disse: “Qualquer habilidade que um fiel cristão tenha, deve dedicá-la ao serviço de seus companheiros crentes.” 
Que Deus nos ajude a viver em comunhão plena com Ele e com os outros.

Pastor Wellington Rodrigues Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a