VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A FÉ PRÁTICA E OS RELACIONAMENTOS HUMANOS



Texto: Tiago 2
Tiago é a mais prática de todas as epístolas e tem sido chamada “Guia Prático para a Vida e a Conduta Cristã”. É o livro de Provérbios do Novo Testamento. Está repleto de preceitos morais e expõe a ética do Cristianismo.
A epistola de Tiago também é uma das mais controversas porções das Escrituras.
Durante a Reforma, alguns teólogos, como Martinho Lutero, argumentavam que a epístola não deveria integrar o Novo Testamento canônico, devido à aparente controvérsia entre a "justificação pelas obras", ali contida, e a "justificação pela fé" pregada nas cartas paulinas. Lutero via aí uma contradição com a doutrina da sola fide ("somente pela fé").
A Bíblia dando uma definição para fé diz que: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hebreus 11:1
Podemos dizer que existe dois tipos de Fé: 1º Fé natural - acredita naquilo que vê, por exemplo, acredita que a terra é redonda, acredita que andamos que falamos, por final, acredita naquilo que ve, isso é a fé natural.
2º Fé sobrenatural - é ter plena convicção das coisas que não se veem. Exemplo - a biblia diz que Cristo já levou todas as minhas enfermidades na cruz do calvario, e que hoje pelas suas pisaduras, eu sou sarado, milgres, curas etc.
Quando falamos de Fé prática e os relacionamentos humanos precisamos salientar 4 aspectos que Tiago apresenta de forma muito sistematica e coeza a respeito da Fé que nós nascidos de novo devemos expressar.
1) Fé genuina não se baseia em Partidarismo, mas em igualdade e comunhão  entre as pessoas (Versos de 1 a 8) Quando lêmos estes versos entendemos que fé e favoritismos são aspectos totalmente incompativeis com a vida cristã.
2) Fé genuina não exclui a lei, pois nos ordena a amar o nosso próximo (Versos de 9 a 13) Jesus veio para cumprir a lei Mateus 5:17 diz:  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
3) Fé genuina não se baseia somente naquilo que dizemos, sentimos ou pensamos, mas em demonstração prática de vida (Versos 14 a 16) Deus nos amou de tal maneira que enviou seu filho amado para morrer por nós, neste caso, se somos imagem e semelhança de Deus devemos amar as pessoas da mesma forma.
4) Fé genuina não se baseia somente naquilo que crêmos mas em frutos e demonstração prática do nosso trabalho e obra (Versos 17 a 26)
Tiago e Paulo não se contradizem.
Paulo enfatiza que a fé não são atos religiosos sem um coração renascido; Tiago ressalta que a fé não é um coração renascido sem atos. Nenhum deles concordaria com a validade de uma fé que se confessa, mas é vazia.

Sola fide

Pr. Wellington Rodrigues Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página