VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

VIVER A VIDA É USAR O TEMPO COM SABEDORIA E ZELO



Eclesiastes 3:1 “TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

Dentre as várias difículdades da vida que temos citado neste processo de jejum e oração e os vários dramas enfrentados pela a humanidade. Eu diria que a administração do tempo é uma das áreas que mais sofrem feridas no seu percurso. O tempo e a mordomia cristã estão sendo colocados em pacotes separados sendo que ambos deveriam andar juntos. Não existe mordomia sem discipulado, nem discipulado sem disciplina muito menos disciplina sem organização e administração do tempo. Se essas coisas não estão bem delineadas em sua caminhada cristã então eu diria que você não tem sido um bom mordomo na casa de Deus. Quando não conseguimos administrar o tempo com excelência encontramos então dificuldade para expressar e cuidar com sabedoria de outras áreas da vida onde tempo é algo primordial.
Um dos sinais e sintomas de uma péssima organização do tempo se da quando começamos a afirmar: “Há se o meu dia tivesse mais de 24 horas, talvez eu pudesse render muito mais.” Se você tem dito isto! Desculpa-me dizer, mas você não é uma pessoa organizada com o tempo da qual Deus tem te proporcionado. Pois Deus nos deu um chronos perfeito. Afirmar que ele não é suficiente é blasfemar contra Deus e dizer que Ele é que está errado na sua criação.
Sabendo então que viver a vida é usar o tempo com sabedoria e zelo. A pergunta seria: Como posso usar o meu tempo com sabedoria?  Gostaria de sugerir quatro passos que acredito serem muito úteis para a sua vida como mordomo de Deus.
 I-PRECISAMOS VER O NOSSO DIA (TEMPO) COMO UM DOM DE DEUS
Isto significa que o nosso dia não é um fardo, mas sim uma oportunidade que Deus nos proporciona para servi-Lo. Jesus disse em Mateus 6:34  “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Nem sempre queremos colocar um “basta”nos nossos afazeres. E isto nos torna seres compulsivos! Salomão deixa bem claro que:“TUDO tem o seu tempo determinado...” Quando não conseguimos ver o tempo como um dom precisamos então ouvir do Pai. “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46:10a)
II-PRECISAMOS VER O NOSSO DIA (TEMPO) COM AÇÕES DE GRAÇA
Devemos celebrar e dar graças ao grande Deus quando acordamos pela manhã. Porque cada dia que Deus nos proporciona é um presente, é uma dádiva da vida. Mostra que por mais um dia de vida iremos realizar e contemplar a vontade do Pai. Jesus disse: “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida,” (Mateus 6:25a) A ansiedade é pecado e nos torna seres mal agradecidos. Como você tem enxergado o dia que o Senhor lhe presenteia? O apostolo Paulo nos dá uma grande dica: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7) Por isto:
III- ENTREGUE O SEU DIA NAS MÃOS DE DEUS NÃO RETENHA, POIS O TEMPO É ALGO PRECIOSO
O salmista disse: “Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.” (Salmos 31:15) As vezes os maiores inimigos do nosso tempo somos nos mesmos. Às vezes buscamos justificativas para explicar as nossas negligencias. Culpamos o diabo, não achamos que o nosso tempo seja suficiente, culpamos a Deus, a sogra, o vizinho, o trabalho, mas nunca assumimos que somos nós que não queremos depositar o nosso dia nas mãos do Senhor.
Use o seu tempo de forma adequada e não o perca! Crie hábitos para um maior aproveitamento, separe tempo para se relacionar com Deus e com a sua Palavra. Deus deve ser glorificado a todo tempo em nossa vida. Seja disciplinado!
Conclusão
Talvez a sua pergunta agora seja. Como posso colocar isso em prática? Primeiramente peça a Deus sabedoria. Tiago disse: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente...” (Tiago 1:5) Em segundo lugar Deus deve ser prioridade em sua vida diária. O salmista escreveu: “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmo 119:9,11) Finalmente:  Não tente impressionar os outros, mas siga a vontade de Deus para a sua vida pois Ele é quem cuida de nós. Pedro disse: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7)

Pastor Wellington R. Costa

2 comentários:

  1. Obrigado pela postagem pastor, seus estudo foi maravilhoso. Utilizarei tuas palavras para abençoar meus irmãos que ainda precisão de mais esclarecimento neste assunto.
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que vc tenha gostado Leandro! Que Deus te abençoe ricamente sempre.

    ResponderExcluir

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página