Pular para o conteúdo principal

VIVER A VIDA É USAR O TEMPO COM SABEDORIA E ZELO



Eclesiastes 3:1 “TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

Dentre as várias difículdades da vida que temos citado neste processo de jejum e oração e os vários dramas enfrentados pela a humanidade. Eu diria que a administração do tempo é uma das áreas que mais sofrem feridas no seu percurso. O tempo e a mordomia cristã estão sendo colocados em pacotes separados sendo que ambos deveriam andar juntos. Não existe mordomia sem discipulado, nem discipulado sem disciplina muito menos disciplina sem organização e administração do tempo. Se essas coisas não estão bem delineadas em sua caminhada cristã então eu diria que você não tem sido um bom mordomo na casa de Deus. Quando não conseguimos administrar o tempo com excelência encontramos então dificuldade para expressar e cuidar com sabedoria de outras áreas da vida onde tempo é algo primordial.
Um dos sinais e sintomas de uma péssima organização do tempo se da quando começamos a afirmar: “Há se o meu dia tivesse mais de 24 horas, talvez eu pudesse render muito mais.” Se você tem dito isto! Desculpa-me dizer, mas você não é uma pessoa organizada com o tempo da qual Deus tem te proporcionado. Pois Deus nos deu um chronos perfeito. Afirmar que ele não é suficiente é blasfemar contra Deus e dizer que Ele é que está errado na sua criação.
Sabendo então que viver a vida é usar o tempo com sabedoria e zelo. A pergunta seria: Como posso usar o meu tempo com sabedoria?  Gostaria de sugerir quatro passos que acredito serem muito úteis para a sua vida como mordomo de Deus.
 I-PRECISAMOS VER O NOSSO DIA (TEMPO) COMO UM DOM DE DEUS
Isto significa que o nosso dia não é um fardo, mas sim uma oportunidade que Deus nos proporciona para servi-Lo. Jesus disse em Mateus 6:34  “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Nem sempre queremos colocar um “basta”nos nossos afazeres. E isto nos torna seres compulsivos! Salomão deixa bem claro que:“TUDO tem o seu tempo determinado...” Quando não conseguimos ver o tempo como um dom precisamos então ouvir do Pai. “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46:10a)
II-PRECISAMOS VER O NOSSO DIA (TEMPO) COM AÇÕES DE GRAÇA
Devemos celebrar e dar graças ao grande Deus quando acordamos pela manhã. Porque cada dia que Deus nos proporciona é um presente, é uma dádiva da vida. Mostra que por mais um dia de vida iremos realizar e contemplar a vontade do Pai. Jesus disse: “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida,” (Mateus 6:25a) A ansiedade é pecado e nos torna seres mal agradecidos. Como você tem enxergado o dia que o Senhor lhe presenteia? O apostolo Paulo nos dá uma grande dica: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7) Por isto:
III- ENTREGUE O SEU DIA NAS MÃOS DE DEUS NÃO RETENHA, POIS O TEMPO É ALGO PRECIOSO
O salmista disse: “Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.” (Salmos 31:15) As vezes os maiores inimigos do nosso tempo somos nos mesmos. Às vezes buscamos justificativas para explicar as nossas negligencias. Culpamos o diabo, não achamos que o nosso tempo seja suficiente, culpamos a Deus, a sogra, o vizinho, o trabalho, mas nunca assumimos que somos nós que não queremos depositar o nosso dia nas mãos do Senhor.
Use o seu tempo de forma adequada e não o perca! Crie hábitos para um maior aproveitamento, separe tempo para se relacionar com Deus e com a sua Palavra. Deus deve ser glorificado a todo tempo em nossa vida. Seja disciplinado!
Conclusão
Talvez a sua pergunta agora seja. Como posso colocar isso em prática? Primeiramente peça a Deus sabedoria. Tiago disse: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente...” (Tiago 1:5) Em segundo lugar Deus deve ser prioridade em sua vida diária. O salmista escreveu: “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmo 119:9,11) Finalmente:  Não tente impressionar os outros, mas siga a vontade de Deus para a sua vida pois Ele é quem cuida de nós. Pedro disse: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7)

Pastor Wellington R. Costa

Comentários

  1. Obrigado pela postagem pastor, seus estudo foi maravilhoso. Utilizarei tuas palavras para abençoar meus irmãos que ainda precisão de mais esclarecimento neste assunto.
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que vc tenha gostado Leandro! Que Deus te abençoe ricamente sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a