Pular para o conteúdo principal

CUMPRINDO O IDE COM EXCELÊNCIA




Mateus 28:19,20  “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Cumprir o “ide” faz parte do nosso chamado como igreja de Cristo. Como mordomos e servos do Senhor devemos anunciar as Boas Novas do Reino de Deus aos confins da terra. Para apregoarmos este evangelho de vida é necessário que sejamos despenseiros cheios do Espírito Santo e sermos testemunhas vivas daquilo que Jesus realizou em nos através do seu sacrifício na cruz. Lucas registrou algo muito importante que se cumpriu na vida da igreja primitiva e que ainda hoje continua a se cumprir na vida de todo aquele que recebe a salvação através de Jesus: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8) Como testemunhas do amor de Deus gostaria de compartilhar com você o valor de se cumprir o “Ide.” Vejamos então:
I- PARA CUMPRIR O “IDE” É PRECISO PREGAR O ARREPENDIMENTO
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.”
Dentre os vários aspectos dos ensinamentos de Jesus um dos primeiros era levar o ouvinte ao arrependimento e a confissão do seu pecado. É impossível vir a Cristo sem antes se arrepender, ou nascer de novo. Sem o arrependimento não podemos ver o reino dos céus. Em Mateus 4:17 podemos contemplar isto: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Jesus ensinando a respeito deste novo nascimento nos clarifica o valor e o significado do arrependimento em seu encontro com Nicodemus (João 3) onde ele mesmo diz: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”(João 3:3) Quando o arrependimento acontece na vida daquele que ouvi a Palavra de Deus e o aceita em seu coração (Atos 2:41), vem então a salvação. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:16) Para ser salvo é necessário crer e é o arrependimento que nos conduz a isto. O ladrão na cruz recebeu a salvação por reconhecer que era culpado. (Lucas 23:39,43). É a salvação que nos conduz ao batismo. Creio que é por isto que Jesus deixou está ordenança aos seus discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Jesus nos deixou o Batismo nas águas como um decreto, uma ordenança, um sacramento que torna publico o ato de arrependimento. O Batismo traz em si o simbolismo de limpeza, pois aquele que se arrepende, confessa e reconhece o seu estado de pecador o demonstra através deste ato publico sua declaração de fé em Cristo (2 Coríntios 5:17; Gálatas 2:20). O Batismo também simboliza salvação vinda através da morte e ressurreição de Jesus e mais do que isto a vitória do cordeiro sobre a morte, o pecado e o diabo. Finalmente o batismo Simboliza o sepultamento do velho homem dando assim lugar à nova natureza e é por isto que ele é realizado seguindo o exemplo de Cristo que o fez por imersão, mergulho ou como a palavra mesmo diz molhado por completo (João 3:23; Marcos 1:9; Atos 8:36,39).
II- PARA CUMPRIR O “IDE” É NECESSÁRIO DISCIPULAR E TREINAR
Cumprir o “ide” é entender claramente que nós como pessoas salvas em Jesus precisamos anunciar o Evangelho. Isto significa levar às pessoas a unidade da fé e ao pleno conhecimento de Cristo. Em Efésios 4:13 diz: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” Este é o propósito de Deus para a vida do homem levá-los a perfeita estatura de Jesus. Quando temos em nós este desejo, Deus em seu infinito amor nos dá crescimento e maturidade espiritual. O apostolo Paulo disse: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4:14,15) Só podemos crescer em maturidade quando estamos abertos ao discipulado e a busca intensa pela a santidade.  Sendo assim para cumprir o “ide” é necessário dar aquilo que se tem, em outras palavras só podemos dar mais de Deus se estamos recebendo de Deus para dar. Outro fator importante para o cumprimento do “ide”é:  
III- PARA CUMPRIR O “IDE” É NECESSÁRIO PREPARAR E ENVIAR CEIFEIROS PARA SEARA
Através do discipulado e do estudo e meditação da Palavra recebemos não só entendimento deixando assim a nossa meninez, mas crescemos no Senhor nos tornando aptos para anunciar e levar a outros está mesma experiência vivificante.
Jesus em seu ministério terreno apregoou o evangelho e muitos na sua época começaram a fazer o mesmo. Certa vez os discípulos de Jesus enciumados pediram ao mestre que repreendesse um homem que pregava e expulsava demônios pelo o seu Nome. “E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.” (Marcos 9:38,41)
Concluindo
Precisamos seguir o mesmo exemplo de Jesus. Precisamos anunciar as Boas Novas do Reino, apregoar o arrependimento, discípular e enviar pessoas a seara. Jesus disse: “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” (Mateus 9:37,38) Precisamos cumprir o ide com sinceridade de coração pois está é a única forma de tornar realidade a profecia de Jesus que diz: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a