VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CUMPRINDO O IDE COM EXCELÊNCIA




Mateus 28:19,20  “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Cumprir o “ide” faz parte do nosso chamado como igreja de Cristo. Como mordomos e servos do Senhor devemos anunciar as Boas Novas do Reino de Deus aos confins da terra. Para apregoarmos este evangelho de vida é necessário que sejamos despenseiros cheios do Espírito Santo e sermos testemunhas vivas daquilo que Jesus realizou em nos através do seu sacrifício na cruz. Lucas registrou algo muito importante que se cumpriu na vida da igreja primitiva e que ainda hoje continua a se cumprir na vida de todo aquele que recebe a salvação através de Jesus: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8) Como testemunhas do amor de Deus gostaria de compartilhar com você o valor de se cumprir o “Ide.” Vejamos então:
I- PARA CUMPRIR O “IDE” É PRECISO PREGAR O ARREPENDIMENTO
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.”
Dentre os vários aspectos dos ensinamentos de Jesus um dos primeiros era levar o ouvinte ao arrependimento e a confissão do seu pecado. É impossível vir a Cristo sem antes se arrepender, ou nascer de novo. Sem o arrependimento não podemos ver o reino dos céus. Em Mateus 4:17 podemos contemplar isto: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Jesus ensinando a respeito deste novo nascimento nos clarifica o valor e o significado do arrependimento em seu encontro com Nicodemus (João 3) onde ele mesmo diz: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”(João 3:3) Quando o arrependimento acontece na vida daquele que ouvi a Palavra de Deus e o aceita em seu coração (Atos 2:41), vem então a salvação. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:16) Para ser salvo é necessário crer e é o arrependimento que nos conduz a isto. O ladrão na cruz recebeu a salvação por reconhecer que era culpado. (Lucas 23:39,43). É a salvação que nos conduz ao batismo. Creio que é por isto que Jesus deixou está ordenança aos seus discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Jesus nos deixou o Batismo nas águas como um decreto, uma ordenança, um sacramento que torna publico o ato de arrependimento. O Batismo traz em si o simbolismo de limpeza, pois aquele que se arrepende, confessa e reconhece o seu estado de pecador o demonstra através deste ato publico sua declaração de fé em Cristo (2 Coríntios 5:17; Gálatas 2:20). O Batismo também simboliza salvação vinda através da morte e ressurreição de Jesus e mais do que isto a vitória do cordeiro sobre a morte, o pecado e o diabo. Finalmente o batismo Simboliza o sepultamento do velho homem dando assim lugar à nova natureza e é por isto que ele é realizado seguindo o exemplo de Cristo que o fez por imersão, mergulho ou como a palavra mesmo diz molhado por completo (João 3:23; Marcos 1:9; Atos 8:36,39).
II- PARA CUMPRIR O “IDE” É NECESSÁRIO DISCIPULAR E TREINAR
Cumprir o “ide” é entender claramente que nós como pessoas salvas em Jesus precisamos anunciar o Evangelho. Isto significa levar às pessoas a unidade da fé e ao pleno conhecimento de Cristo. Em Efésios 4:13 diz: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” Este é o propósito de Deus para a vida do homem levá-los a perfeita estatura de Jesus. Quando temos em nós este desejo, Deus em seu infinito amor nos dá crescimento e maturidade espiritual. O apostolo Paulo disse: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4:14,15) Só podemos crescer em maturidade quando estamos abertos ao discipulado e a busca intensa pela a santidade.  Sendo assim para cumprir o “ide” é necessário dar aquilo que se tem, em outras palavras só podemos dar mais de Deus se estamos recebendo de Deus para dar. Outro fator importante para o cumprimento do “ide”é:  
III- PARA CUMPRIR O “IDE” É NECESSÁRIO PREPARAR E ENVIAR CEIFEIROS PARA SEARA
Através do discipulado e do estudo e meditação da Palavra recebemos não só entendimento deixando assim a nossa meninez, mas crescemos no Senhor nos tornando aptos para anunciar e levar a outros está mesma experiência vivificante.
Jesus em seu ministério terreno apregoou o evangelho e muitos na sua época começaram a fazer o mesmo. Certa vez os discípulos de Jesus enciumados pediram ao mestre que repreendesse um homem que pregava e expulsava demônios pelo o seu Nome. “E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.” (Marcos 9:38,41)
Concluindo
Precisamos seguir o mesmo exemplo de Jesus. Precisamos anunciar as Boas Novas do Reino, apregoar o arrependimento, discípular e enviar pessoas a seara. Jesus disse: “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” (Mateus 9:37,38) Precisamos cumprir o ide com sinceridade de coração pois está é a única forma de tornar realidade a profecia de Jesus que diz: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página