Pular para o conteúdo principal

REINO DE DEUS: LUGAR ONDE OS BEM-AVENTURADOS SE DELEITAM




Texto: Salmo 1:1,6
Este salmo nos conduz a uma base de valores e condutas que aplicados devidamente são muito abençoadores e ricos para a vida humana. O salmista aqui chama a atenção dos seus leitores para uma consideração mais aprofundada do que é se relacionar com o Divino. Ele tem a intenção de nos mostrar que ser um súdito neste Reino não só nos da um novo sentido de viver, mas nos torna mais do que bem-aventurados, ou como o termo no seu original em hebraico diz: abençoados ou quão verdadeiramente felizes são aqueles que dão crédito a está palavra. Sabemos que viver a vida é viver o Reino e estabelece-lo em nossos corações. É algo que começa de dentro para fora. Jesus quando questionado pelo os fariseus a respeito do Reino disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. (Lucas 17:21) Isto significa que o Reino é uma experiência dinâmica experimentada por todos os que aceitam a Jesus como Senhor e Rei de suas vidas. O Reino é fruto do arrependimento! Ele é gerado em nós com o novo nascimento. Jesus conversando com Nicodemos disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3) O primeiro salmo nos concede diretrizes de como viver e aplicar o Reino em nossa peregrinação temporária por este mundo que jaz no maligno (1 João 5:19). É por isto que o salmista inicia dizendo: 
I- BEM-AVENTURADO É AQUELE QUE DELEITA NA LEI DO SENHOR (v.1,2) 
Sendo assim não existe nada mais precioso do que meditar, viver e praticar a lei do Senhor. É algo tão importante e primordial que Jesus admoestou aos seus discípulos a coloca-lo em primeiro lugar em suas vidas. (Mateus 6:33) Jesus ensinando a respeito da oração também revela a importância dos valores do Reino. (Mateus 6:9,10) Queridos os Bem-aventurados os cidadãos do Reino são aqueles que: 
II- DELEITAM NA PROPESRIDADE DO REI (v.3)
Isto significa que faça chuva ou sol no tempo certo os abençoados pelo o Pai se tornam frutíferos. Não importa se a economia deste mundo esta em colapso ou não. Os bem-aventurados não baseiam suas vidas ou expectativas nos governantes deste século, mas depositam sua confiança no Rei dos reis e Senhor dos senhores. Com relação ao exemplo do salmista, o profeta Jeremias também confirmou com sua própria existência a maravilhosa pratica de se viver o Reino e desfruta-lo. (Jeremias 17:7,8)
Outra benção contida neste primeiro salmo a respeito do Reino de Deus é que:
III- OS BEM-AVENTURADOS DELEITAM NA CONGREGAÇÃO DOS JUSTOS (v.5) O que nos torna agraciados, justos e nos difere dos ímpios é o fato de termos nos rendido a Jesus. Ele morreu para que pudéssemos encontrar a vida. É somente através dEle que podemos entrar na eternidade e participar da congregação dos justos. (1Joao 5:12, Mateus 7:13,14, João 14:5,6) Finalmente; outra verdade poderosíssima a respeito do Salmo 1 que nos leva a compreender melhor a dinâmica do Reino é que Jesus fez tudo isto para que os: 
OS BEM-AVENTURADOS SE DELEITASSEM NA INTIMIDADE, NO CUIDADO E NA PROTEÇÃO DO PAI (v.6) Deus conhece os que são seus. Ele conhece as necessidades mais intimas dos seus filhos. Ele é Pai. Viver o Reino é entender isto. Ele cuida de cada um de forma muito especial. Infelizmente o ímpio desconhece e se faz indiferente a está verdade. O Salmo 1 nos revela que para ter o Reino de Deus estabelecido em nossos corações é preciso meditar e viver a Palavra. Jesus é a Palavra! Que Deus vos abençoe!
Pr. Wellington R. Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

01) ÉFESO: A IGREJA QUE PERDEU O PRIMEIRO AMOR

SÉRIE: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE Texto: Apocalipse 2:1,7 Hoje estudaremos sobre a igreja localizada em Éfeso. ÉFESO: Era a maior cidade da Ásia; Centro da administração romana; Ela possuía o porto mais importante da região; Sua população era de cerca de 250.000 a 500.000 pessoas. Era Conhecida como “Guardiã do Templo” (por conta do templo da deusa Ártemis/Diana e, posteriormente, pelos templos destinados ao culto ao imperador); O templo da deusa Diana era uma das 7 maravilhas do mundo antigo e dentro dele havia centenas de sacerdotisas que eram também chamadas de prostitutas cultuais. A igreja ali fundada por Paulo se tornou o centro da evangelização de toda a Ásia. Esta mesma igreja foi pastoreada por Timóteo e, mais tarde, por João. Ela estava inserida em um contexto de misticismo, idolatria, imoralidade e perseguição. Estudando sobre esta primeira igreja mencionada por Jesus vamos ver o que ele nos revela. O que nela se parece comigo e com você e mais do que isto o que o Senhor …

CUMPRINDO O IDE COM EXCELÊNCIA

VENCENDO A LÍNGUA QUE PROLIFERA A MALDADE NO CORPO