Pular para o conteúdo principal

REINO DE DEUS: LUGAR ONDE OS BEM-AVENTURADOS SE DELEITAM




Texto: Salmo 1:1,6
Este salmo nos conduz a uma base de valores e condutas que aplicados devidamente são muito abençoadores e ricos para a vida humana. O salmista aqui chama a atenção dos seus leitores para uma consideração mais aprofundada do que é se relacionar com o Divino. Ele tem a intenção de nos mostrar que ser um súdito neste Reino não só nos da um novo sentido de viver, mas nos torna mais do que bem-aventurados, ou como o termo no seu original em hebraico diz: abençoados ou quão verdadeiramente felizes são aqueles que dão crédito a está palavra. Sabemos que viver a vida é viver o Reino e estabelece-lo em nossos corações. É algo que começa de dentro para fora. Jesus quando questionado pelo os fariseus a respeito do Reino disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. (Lucas 17:21) Isto significa que o Reino é uma experiência dinâmica experimentada por todos os que aceitam a Jesus como Senhor e Rei de suas vidas. O Reino é fruto do arrependimento! Ele é gerado em nós com o novo nascimento. Jesus conversando com Nicodemos disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3) O primeiro salmo nos concede diretrizes de como viver e aplicar o Reino em nossa peregrinação temporária por este mundo que jaz no maligno (1 João 5:19). É por isto que o salmista inicia dizendo: 
I- BEM-AVENTURADO É AQUELE QUE DELEITA NA LEI DO SENHOR (v.1,2) 
Sendo assim não existe nada mais precioso do que meditar, viver e praticar a lei do Senhor. É algo tão importante e primordial que Jesus admoestou aos seus discípulos a coloca-lo em primeiro lugar em suas vidas. (Mateus 6:33) Jesus ensinando a respeito da oração também revela a importância dos valores do Reino. (Mateus 6:9,10) Queridos os Bem-aventurados os cidadãos do Reino são aqueles que: 
II- DELEITAM NA PROPESRIDADE DO REI (v.3)
Isto significa que faça chuva ou sol no tempo certo os abençoados pelo o Pai se tornam frutíferos. Não importa se a economia deste mundo esta em colapso ou não. Os bem-aventurados não baseiam suas vidas ou expectativas nos governantes deste século, mas depositam sua confiança no Rei dos reis e Senhor dos senhores. Com relação ao exemplo do salmista, o profeta Jeremias também confirmou com sua própria existência a maravilhosa pratica de se viver o Reino e desfruta-lo. (Jeremias 17:7,8)
Outra benção contida neste primeiro salmo a respeito do Reino de Deus é que:
III- OS BEM-AVENTURADOS DELEITAM NA CONGREGAÇÃO DOS JUSTOS (v.5) O que nos torna agraciados, justos e nos difere dos ímpios é o fato de termos nos rendido a Jesus. Ele morreu para que pudéssemos encontrar a vida. É somente através dEle que podemos entrar na eternidade e participar da congregação dos justos. (1Joao 5:12, Mateus 7:13,14, João 14:5,6) Finalmente; outra verdade poderosíssima a respeito do Salmo 1 que nos leva a compreender melhor a dinâmica do Reino é que Jesus fez tudo isto para que os: 
OS BEM-AVENTURADOS SE DELEITASSEM NA INTIMIDADE, NO CUIDADO E NA PROTEÇÃO DO PAI (v.6) Deus conhece os que são seus. Ele conhece as necessidades mais intimas dos seus filhos. Ele é Pai. Viver o Reino é entender isto. Ele cuida de cada um de forma muito especial. Infelizmente o ímpio desconhece e se faz indiferente a está verdade. O Salmo 1 nos revela que para ter o Reino de Deus estabelecido em nossos corações é preciso meditar e viver a Palavra. Jesus é a Palavra! Que Deus vos abençoe!
Pr. Wellington R. Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a