VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER



Texto: 2 Crônics 2:20



 Sabemos que após o final do período dos Juízes iniciou-se a era dinástica do povo hebreu onde Saul fora ungido como o primeiro rei de Israel. Após Saul ser destituído do seu cargo por desobedecer a Deus, Davi o homem segundo o coração de Deus assumiu então a liderança do povo de Deus, trazendo assim grande glória e grandes conquistas. Após a morte de Davi, Salomão seu filho com Betseba assumiu então o trono dando continuidade naquilo que seu pai havia dado inicio. Estes três primeiros reis reinaram 40 anos cada um. Após a morte de Salomão o Reino unido de Israel se dividiu em dois: Judá conhecido como o Reino do sul e Israel ficou sendo considerado como o Reino do Norte.



Gostaria de me centrar hoje no Reino de Judá de onde veio o Messias. Judá teve 20 reis de uma mesma dinastia que foi a de Davi. Somente oito destes reis foram bons e obedeceram a Deus. Seus nomes foram: Asa, Josafá, Joás, Amazias, Uzias, Jotão, Ezequias e finalmente Jozias.



Quando Josafá o quarto rei de Judá assumiu o trono, começou então uma grande perseguição contra o povo de Deus. Três exércitos poderosos os filhos de Moabi, os de Amon e alguns meunitas (ou das montanhas de Seir) vieram ao encontro de Judá para destruí-la, para pelejar contra Josafá e o povo. Josafá não sabia o que fazer, pois sabia que não teria nenhuma chance contra este poderoso exercito inimigo.



Talvez você neste exato momento esteja vivenciando algo assim, uma causa dificílima, uma adversidade que aos seus olhos pareça impossível. E a sua pergunta neste exato momento seja: O que fazer? Para onde ir? Será que tudo vai acabar desta forma?



Josafá estava vivenciando humanamente o impossível, tudo por causa da aliança pecaminosa que ele havia feito com Acabe. (2Cr 19:1,3) A vida deste rei nos revela algo muito importante. O que fazer quando não se sabe o que fazer!



Josafá muito temeroso (2Cr 20:3) humildemente abriu seu coração dizendo: Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.



Josafá estava com medo, sem forças, e sem saber o que fazer. Você já ficou assim alguma vez? O livro de Crônicas nos revela o que fez Josafá e o que devemos fazer em momentos como estes. Josafá começou a buscar a Deus, a orar, jejuar, e a rever as Escrituras. Ele convocou o povo a fazer o mesmo. Ele estava arrependido e endireitando os seus caminhos perante o Senhor. Sabe qual foi a resposta de Deus ao ver o quebrantamento do povo?  Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.



Depois destas palavras tão abençoadoras Josafá e o povo começou a adorar e a louvar a Deus. Quer saber os resultados? E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados... Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou.



Por isto quando não souber o que fazer: Ore, jejue, busque a presença de Deus, louve-o mesmo chorando. A vitória é sua. Deus te abençoe!!!



 



No amor de Cristo seu irmão e pastor Wellington & Silvia Costa



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página