VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

NICODEMUS: NOVO NASCIMENTO E UMA VISITA MUITO OPORTUNA

Texto: João 3:1,7
Nicodemos é um homem que desperta em seus leitores muito interesse. Para muitos estudiosos da Bíblia, ele simboliza e representa milhares de pessoas que mesmo curiosas em conhecer a Deus temem o que a sociedade, os amigos, e o trabalho iram dizer. Outros talvez o julgariam por agir com timidez e medo de ser rejeitado pelos os seus colegas considerando sua alta posição. A questão é que Nicodemos em seu desejo de conhecer o mestre o recebe em sua casa a noite. Um momento secreto aonde a religião descansa e se silencia. Outra questão é que somos às vezes apressados em julgar e condenar atitudes alheias. Eu admiro Nicodemos! Você gostaria de saber o por quê? Por sua humildade – Nicodemos fazia parte do alto clero religioso de sua época. Ele era um fariseu, um líder do judaísmo, um rabino dedicado ao serviço de Deus no Sinédrio. Com todas estas credenciais ele não se mostra arrogante e altivo. Por seu interesse pela verdade – Percebemos que naquele encontro Nicodemos não tem o interesse de conversar sobre os problemas sociais de sua época, sobre sua riqueza, muito menos sobre assuntos relacionados à política e a religião. Considerando que ele era um governante e que assuntos de estado fossem de suma importância para ele. Claramente vemos que o interesse de Nicodemos é questionar ao mestre a respeito de sua própria vida, sua alma e receber do Mestre a salvação e a respostas para um interior em crise. Em outras palavras. É melhor vir de noite, do que nunca. Esta é uma das poucas passagens que provam que o Evangelho é para todos, sem distinção. Para ricos e pobres, homens comuns e importantes. Nicodemos se surpreende com Jesus quando Ele diz: "NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS, SE NÃO NASCER DE NOVO”. A duvida o leva ao questionamento. João 3:3,4 Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! " Ele não consegue aplicar esta frase de Jesus a si mesmo muito menos entende o que o Mestre está dizendo. Isto por que: a) Os judeus criam que pelo fato de serem filhos de Abraão, isto é da aliança, e pelo fato de pertencerem àquela organização religiosa, reputada de ordem divina, já haviam cumprido qualquer exigência de natureza religiosa que lhes fosse solicitada. b) Os judeus criam que o nascer de novo se aplicava aos gentios, os rabinos declaravam: "todo gentio precisa nascer de novo", o que representava tornar-se prosélito, e isso acontecia passando por certos rituais e ensinamentos no templo e sinagoga. É por isto que: Antes de falarmos do significado do Novo Nascimento e importante considerarmos:
I-O QUE NÃO É NOVO NASCIMENTO
a) Não é ter nascido em um lar cristão. b) Não é ser ativo e ocupar um cargo de liderança. c) Não é orar ou ler a Bíblia. d) Não é batizar-se ou crer nas doutrinas da Igreja. e) Não é ter trocado alguns hábitos maus por outros bons. Considerando que Nicodemos não era mau e mesmo assim Jesus não hesitou em dizer: "Necessário vos é nascer de novo". Nicodemos possuía qualidades que qualquer um de nós gostaria de ter. Ser bom não basta. Para entrar no Reino de Deus é necessário novo nascimento, não apenas ser crente nominal. Nicodemos não era incrédulo. f) Não é reencarnação.
II- O QUE É NOVO NASCIMENTO
O termo "nascer de novo" significa: nascer de Deus, ou nascer do alto. João 1:12-13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Isto é regeneração. Jesus revela a Nicodemos que isto só pode ser feito apenas por ação do Espírito Santo. João 3:5,6 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Paulo afirmou a mesma coisa! Tito 3:4-7 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Não é mudança de corpo, mas é a mudança da natureza que preenche este corpo. Não é uma mudança de fora para dentro e sim de dentro para fora. O novo nascimento é necessário porque os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Romanos 8:8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
III- COMO SE EFETUA O NOVO NASCIMENTO
Pela operação do Espírito Santo. João 1:12-13 e Tito 3:5.
Pela aceitação da mensagem do Evangelho. Tiago 1:18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. I Pedro 1:23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Mas o que é esta Mensagem do Evangelho. Vejamos então: AS CINCO VERDADES DO EVANGELHO
1) VERDADE: DEUS LHE AMA: Jesus compartilhou com Nicodemos a verdade central do Evangelho! João 3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2) VERDADE: VOCÊ É PECADOR: Nicodemos entendeu que ninguém escapa da realidade do pecado. Em Romanos 3.23 todos pecaram e carecem da glória de Deus.
3) VERDADE: JESUS MORREU POR VOCÊ: A grande notícia do evangelho é esta: A sua dívida diante de Deus foi paga por Jesus. Jesus morreu por você. Jesus derramou o seu sangue por você. Jesus deu a vida por você.
4) VERDADE: VOCÊ DEVE DEIXAR O PECADO: O pecado separa você de Deus. Apesar de Deus amar o homem com todas as suas forças, Ele odeia e abomina o pecado. Foi por isto que Jesus explicou com clareza a Nicodemos a cerca do Novo Nascimento. João 3:5,6 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
5) VERDADE: VOCÊ DEVE ACEITAR A JESUS: Aceitar a Jesus significa recebê-lo como único e todo suficiente salvador. Significa assumir o compromisso de seguir exclusivamente a Jesus. Aceitar a Jesus significa ter a coragem de largar tudo àquilo que nos afasta de Deus. Por último, seguir a Jesus, significa entregar o controle da sua vida aos cuidados dele. I João 5:1 TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Gálatas 3:26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
IV- QUAIS OS RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO?
Mudança de caráter: Colossenses 3:10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. Efésios 4:24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Vitória sobre o pecado e o mundo: I João 5:4,5 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Uma vida de justiça: I João 2:29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. Amor para com os irmãos: I João 4:7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
CONCLUSÃO: Naquela conversa percebemos que o Nicodemos que recebeu Jesus à noite para um jantar se torna um homem nascido de novo que ira anunciar o Mestre publicamente. Podemos ver isto nas três únicas aparições de Nicodemos. No Evangelho de João capitulo 3 a qual lemos, em João 7:50,51 onde Nicodemos protesta o fato de seus amigos condenarem a Jesus sem antes ouvir seu pronunciamento de defesa. E em João 19:38,39 onde ele juntamente com José de Arimatéia prepararam o corpo do Mestre para o sepultamento. Nicodemos se tornou um fiel seguidor de Jesus. E você? Já nasceu de novo? Que evidências revelam isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página