Pular para o conteúdo principal

A IGREJA COMO AGENTE DO REINO

Texto: Lucas 10:38,42 & João 11:1,47
A Bíblia nos revela por várias vezes o valor da comunhão e do amor ao próximo. O texto Sagrado de Hebreus 10:25, é de tal importância, que todo cristão deveria buscar entende-lo e praticá-lo de coração. Igreja não é um edifício, mas sim as pessoas que fazem parte desse edifício. (Atos 17:24; 1 Corintíos 3:16) A igreja tem como função divulgar o Evangelho do Reino. (Mateus 24:14). A Bíblia diz em Efésios 4:12 “Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” Sendo assim como sei que como Igreja tenho cumprido o meu proposito? Será que tenho sido um agente do Reino aqui na terra? Creio que o texto que lemos hoje nos respondera está pergunta de alguma forma. Creio que através da vida de Marta, Maria e Lazaro poderemos tirar algumas lições importantíssimas para a nossa caminhada com Deus. Sendo assim veremos através deles que tipo de Igreja temos sido.
I- MARTA SIMBOLIZA A IGREJA DISTRAÍDA EM MUITOS SERVIÇOS (Lucas 10:40) Muitos se encontram assim hoje. Vivem como Marta em muitas instancias da vida. O texto nos diz que Marta andava distraída em muitos serviços. Distraída com atividades que por melhores que fossem Jesus havia sido colocado de fora. Marta é chamada de distraída, pois havia perdido o foco de suas prioridades. A prioridade da igreja assim como a do mordomo de Cristo é de servir a Deus e fazer a sua vontade e apregoar o evangelho ao próximo. Marta estava sendo prejudicada em sua fé. Olha o que ela diz a Jesus com relação ao seu irmão Lázaro em (João 11:24). Por ser distraída Marta se tornou escrava das circunstancias não dando crédito as palavras de Jesus. Para ela Jesus não curaria Lázaro naquele momento (João 11:39).
II- MARIA SIMBOLIZA A IGREJA ESPIRITUAL E PRUDENTE (Lucas 10:38,39)
Como agentes, arautos e mordomos do Reino é muito importante passarmos tempo com o Senhor. É importante sabermos o que agrada e saber como Ele deseja que cuidemos de suas coisas. Pois tudo pertence a Ele! (Salmo 24:1) Não existe nada melhor do que preservar o nosso tempo com Jesus. Ele mesmo disse que esta é a melhor parte. Quando você olha para a sua vida espiritual com quem você se parece mais? Jesus te convida hoje a ter a atitude de Maria. E retornar a santidade. (Lucas 10:41,42) Por outro lado temos agora Lázaro.
III- LÁZARO SIMBOLIZA A IGREJA QUE PRECISA SER DESPERTADA (João 11:11) Sabemos que no mundo espiritual, dormir é o terceiro estágio negativo. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios nos admoesta sobre isto. (I Corintios 11:30) Isto simboliza o mordomo que anda como néscio e não como sábio. (Efésios 5:14,15) Existem muitas pessoas assim na igreja, perderam as esperanças estão atadas com panos, presas ao passado, angustiadas e em profundo sono. Se você se encontra como Lázaro ou Marta eu tenho para você uma ótima noticia.
IV- A BELEZA CONTIDA NA HISTÓRIA DE MARIA, MARTA E LÁZARO, É A FORMA COM A QUAL JESUS DERRAMA SOBRE AMBOS VIDA E RESTAURAÇÃO.
No caso de MARTA: Jesus a convida a fazer o mesmo que sua irmã Maria, a assentar-se com Ele para aprender. Ele mostra a ela que por mais digno que seja o que ela esta fazendo deixar tudo para estar ao lado do Mestre sempre será o melhor.  No caso de MARIA: Descobrimos que servir ao Rei é mais do que uma honra. É uma benção. Quanto mais íntimos nos tornamos com Jesus mais o amamos e desfrutamos de sua comunhão. Maria ungiu ao Senhor. (João 11:2) No caso de LÁZARO: Jesus o ressuscitou. (João 11:41,44) A palavra igreja em seu original literalmente significa chamados para fora ou separados. Jesus ao chamar Lázaro em alta voz disse: Sai para fora! Em outras palavras Lázaro foi vivificado. Ele foi reavivado! Este é o desejo de Deus avivar a sua igreja! Sendo assim: QUE TIPO DE IGREJA VOCÊ ANSEIA SER?[1]  
Que Deus vos abençoe!
Pr. Wellington R. Costa




[1] Adaptado do site: http://www.esbocosdesermoes.com/2012/06/marta-maria-e-lazaro-simbolo-de-tres.html

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a