Pular para o conteúdo principal

01) ÉFESO: A IGREJA QUE PERDEU O PRIMEIRO AMOR



SÉRIE: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
Texto: Apocalipse 2:1,7
Hoje estudaremos sobre a igreja localizada em Éfeso. ÉFESO: Era a maior cidade da Ásia; Centro da administração romana; Ela possuía o porto mais importante da região; Sua população era de cerca de 250.000 a 500.000 pessoas. Era Conhecida como “Guardiã do Templo” (por conta do templo da deusa Ártemis/Diana e, posteriormente, pelos templos destinados ao culto ao imperador); O templo da deusa Diana era uma das 7 maravilhas do mundo antigo e dentro dele havia centenas de sacerdotisas que eram também chamadas de prostitutas cultuais. A igreja ali fundada por Paulo se tornou o centro da evangelização de toda a Ásia. Esta mesma igreja foi pastoreada por Timóteo e, mais tarde, por João. Ela estava inserida em um contexto de misticismo, idolatria, imoralidade e perseguição. Estudando sobre esta primeira igreja mencionada por Jesus vamos ver o que ele nos revela. O que nela se parece comigo e com você e mais do que isto o que o Senhor deseja nos mostrar para que sejamos genuinamente transformados. Eu gostaria que vocês esquecessem ao menos hoje as simbologias contidas no Apocalipse. Mais do que fatos passados, presentes ou futuros, devemos entender que o livro de Apocalipse possui uma mensagem muito atual para a igreja. Não tenho a intenção aqui de falar de milenismo, preterismo ou qualquer outro ismo teológico. A questão é que quando estudamos as cartas às sete igrejas devemos ter em mente que Cristo é o remetente delas. Sendo assim Ele possui a igreja nas mãos e está no meio dela. Quer saber como isto acontece?
I-DEUS NOS CONHECE NA INTEGRA
2 Conheço (εἴδω, eidō, discernir claramente, ver adequadamente) as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. Vemos que Cristo inicia elogiando as várias qualidades e virtudes da igreja em Éfeso. Ele diz que ela é: a) Uma igreja fiel na doutrina; 6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Os nicolaítas são mencionados somente aqui e na carta à igreja em Pérgamo (v.15). Não sabemos a natureza precisa do seu erro, mas sabemos que era abominável a Deus. Neste ponto, os efésios odiavam o que Deus odiava. Nós devemos fazer a mesma coisa, sendo amigos do bem (Tito 1:8) e detestando o mal (Salmo 97:10). b) Aquela igreja era envolvida com a obra de Deus; c) E era também perseverante nas tribulações. Culto ao imperador, à Diana e ensinos de falsos apóstolos: Em outras palavras, ser crente em Éfeso não era tarefa fácil. Eles eram muito perseguidos. Mesmo assim a igreja não se perdia não se deixava seduzir ou esmorecer. Eles perseveravam. Paulo já havia avisado que os “lobos” viriam em Atos 20:29,30 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. A verdade é que da mesma forma que Deus conhece perfeitamente a igreja em Éfeso. Ele nos conhece como igreja. Conhece o nosso interior, a nossa mente, nossas lutas, nossos temores enfim.
Cristo nos revela através desta igreja que:
II- DEUS CONHECE OS NOSSOS PROBLEMAS ELE SABE EXATAMENTE ONDE ESTÃO AS NOSSAS FRAQUEZAS, FALHAS E PECADOS.
3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. (πρῶτος ἀγάπη, prōtos agapē)
A igreja em Éfeso havia perdido a principal marca dos cristãos. O primeiro amor pode ser simbolizado por esta parábola de Jesus que diz: O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. (Mateus 13:44) O Senhor fala de alguém que, além de transbordar de alegria por ter encontrado o Reino de Deus ainda se dispõe a abrir mão de tudo o que tem para desfrutar de seu achado. O texto não diz porque a igreja perdeu o seu primeiro amor, mas há algumas hipóteses: 1) Ativismo religioso; 2) Ortodoxia extrema, religiosidade; 3) Dissenções dentro da igreja, devido ao combate às heresias; 4) Luta constante contra perseguições. Ou seja, todo o ambiente em que aqueles crentes estavam inseridos pode ter endurecido o coração deles e esfriado o seu amor. Nosso trabalho para Deus não pode substituir o nosso relacionamento com ele. Nosso conhecimento teológico deve nos aproximar dEle. De nada adianta defendermos a nossa fé e sermos indiferentes à sua presença. O esfriamento da igreja era algo tão sério que o Senhor admoesta a igreja da seguinte forma: 5  Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Sendo assim aprendemos aqui que:
III-DEUS SEMPRE NOS CONVIDA A VOLTARMOS AO INICIO DE ONDE NOS PERDEMOS. Jesus chama a igreja ao arrependimento. Ela estava em pecado! A consequência ao não arrependimento seria grave: o seu candelabro seria retirado do lugar; Um candelabro serve para brilhar. Se não brilha, é inútil, desnecessário; Hoje a igreja de Éfeso, bem como a cidade, não passa de ruínas. Jesus pede três respostas dos efésios: 1. Lembra-te, pois, de onde caíste: Não foram as alfarrobas dos porcos que levou o filho pródigo ao arrependimento; foi à lembrança da casa do pai. Para os efésios se arrependerem, teriam que lembrar-se da comunhão com Deus que deixaram para trás. Uma vez que caímos, é necessário desenvolver novamente o amor para com ele. 2. Arrepende-te: O arrependimento é a mudança de atitude. Quando decidimos deixar o pecado e fazer a vontade de Deus. O pecador precisa se arrepender antes de ser batizado para perdão dos pecados (Atos 2:38). O cristão que tropeça precisa se arrepender e pedir perdão pelos seus pecados (Atos 8:22). 3. Volta à prática das primeiras obras: A mudança de atitude (o arrependimento) produzirá frutos (Mateus 3:8). Pelas obras, a pessoa arrependida mostrará a sinceridade da sua decisão. A igreja em Éfeso precisava voltar à prática do amor.
IV- DEUS SEMPRE NOS CONVIDA A OUVIRMOS SUA VOZ
7  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. O problema de um coração teimoso se reflete nos ouvidos tapados que recusam ouvir a verdade (Mateus 13:15). Mas como Deus fala conosco? Não existe uma fórmula engessada sobre como Deus falará para você. 1) Na Bíblia (Que é a primeira fonte de onde se brota a voz e o coração de Deus) encontramos maneiras variadas pelas quais Deus falou com seus servos: 2) Em uma sarça ardente: “E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.” (Êxodo 3:2); 3) Por meio de uma mula: “Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?” (Números 22:28); 4) Na brisa: “E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.” (1Reis 19:12); 5) Pessoalmente: “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” (Atos 9:5); 6) Com visões: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: “Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” (Apocalipse 1:10,11) Finalmente Deus fala através de 7) sonhos: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” (Joel 2:28) Quanto mais íntimos estivermos com o Espírito Santo, mais sensível estaremos às imprevisíveis manifestações da voz do Pai. Por isso mesmo temos que ter o coração aberto para que Deus se manifeste por meio de sua multiforme graça para falar conosco. “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33:3)
CONCLUINDO: Uma igreja rodeada por religiões falsas e sujeita à influência de homens maus precisa examinar todos os ensinamentos e rejeitar todas as falsas doutrinas. Ela precisa, também, demonstrar o amor verdadeiro para vencer o mal. Saiba que: DEUS TE CONHECE NA INTEGRA; CONHECE OS SEUS PROBLEMAS ELE SABE EXATAMENTE ONDE ESTÃO AS SUAS FRAQUEZAS, FALHAS E PECADOS; ELE TE CONVIDA A VOLTAR HOJE AONDE VOCÊ SE PERDEU E SE CONSERTAR COM ELE; ELE TE CONVIDA A OUVIR SUA DOCÊ VÓZ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a