Pular para o conteúdo principal

02) ESMIRNA: A IGREJA PERSEGUIDA

 
SÉRIE: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
Texto: Apocalipse 2:8,11
Esmirna hoje conhecida como Izmir, é a terceira maior cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país. A cidade de Esmirna foi estabelecida por volta do 3º milênio a.C.. A cidade era considerada o centro comercial da Ásia menor e se situava como ponto estratégico da rota direta de todo comércio que fluía entre Roma, Pérsia e Índia. Portanto, a cidade era considerada muito rica na época em que sua igreja é citada no livro de Apocalipse. A cidade de Esmirna, nesta época tinha cerca de 200 mil habitantes e ficava à 50Km do Norte de Éfeso; esta foi destruída e reconstruída várias vezes. Era uma das cidades mais lindas do mundo antigo. Esmirna significa mirra, que é a resina perfumada produzida pela árvore de mesmo nome ao ser ferida. A substância tornou-se símbolo de amargura e sofrimento. O nome daquela cidade da Ásia Menor era bastante adequado à realidade da igreja que ali se encontrava: um povo sofredor que, em meio às aflições, exalava o bom perfume de Cristo. Policarpo, bispo de Esmirna e discípulo do apostolo João foi queimado vivo por não ascender incenso ao imperador Marco Aurélio. Suas ultimas palavras foram: Por 86 anos servi a Cristo, e ele nunca me fez qualquer mal. Como poderia blasfemar contra meu Rei, que me salvou? Vejamos o que Jesus diz e quais as lições que podemos tirar desta igreja perseguida.
I-NA PERSEGUIÇÃO CONTEMPLAMOS O REI E A VIDA
8  E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: 1) Cristo é o  primeiro e o último: Os imperadores se diziam e se intitulavam deuses, mas a igreja perseguida adorava ao Rei dos reis. Qual a posição que Cristo tem em sua vida? Qual é o lugar que Ele assume em seu coração? 2) Cristo foi morto, e reviveu: O maior desafio de Esmirna, naquele momento era a morte. Os imperadores matavam a muitos cristãos na igreja com todas as formas possíveis de atrocidades. Cristo leva a igreja perseguida a se lembrar de que a morte não poderia separa-los do amor de Deus. Tão certo como eles morreriam por amor ao Evangelho viveriam para celebra-lo na gloria. Paulo disse: Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38,39)
II-NA PERSEGUIÇÃO ENCONTRAMOS PAZ QUANDO NOS LEMBRAMOS QUE JESUS NOS CONHECE 9a Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico)... Os critérios de Jesus são diferentes dos nossos, pois quando Ele analisa uma igreja, observa seu comportamento em meio à tribulação. Como você se comporta na luta? Paulo disse: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13. Assim como Deus conhecia claramente a igreja de Esmirna, Ele: 1) Conhece as nossas obras: Quais os frutos que produzimos em meio às lutas? Que tipo de Cristão somos quando as coisas não vão bem? 2) Ele conhece as tribulações que vivenciamos: O Senhor está ciente dos nossos limites. Ele não permitirá que enfrentemos provações acima do que podemos suportar. 3) Ele conhece a nossa escassez: Mesmo vivendo em uma cidade rica aqueles cristãos passavam necessidades por causa da perseguição e da opressão. Por causa da pobreza provocada pelo sistema. O autor de Hebreus relata este momento e conduz os seus ouvintes a se lembrarem que eles não estavam sozinhos naquela luta. Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente. (Hebreus 10:33,34) Cristo revela nos que a maior riqueza que possuímos é a riqueza futura. (mas tu és rico)
III- NA PERSEGUIÇÃO O JOIO SE SEPARA DO TRIGO
9b ...e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
1) O joio é uma planta que sufoca as que crescem perto dela, impedindo seu desenvolvimento. O trigo, por sua vez, é a semente que gera o pão que alimenta o corpo e alma. Os judeus, que tiveram uma sinagoga em Esmirna, perseguiam os cristãos. Ao invés de serem verdadeiros judeus e descendentes espirituais de Abraão. Jesus admoestou por várias vezes os fariseus. 39 Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. 40 Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto... 44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:39,40;44) Paulo expressou a mesma coisa quando disse: Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. (Romanos 2:28,29) Este texto nos mostra claramente que: 2) Os religiosos se tornam partidários com os mais proeminentes: Muitos se dizem servos de Deus mas são inimigos da cruz. Em tempos de luta revelam quem são. Tornam-se hipócritas e politiqueiros para assim serem poupados na perseguição que assola. Pregam filosofias vãs para se preservarem. 3) Sinagoga de Satanás: São assim chamados porque propagam a mentira e o engano. São gananciosos e servos de mamom. Outra verdade contida aqui é que:
IV-NA PERSEGUIÇÃO EXISTE UM PROPOSITO ABENÇOADOR QUE NOS CONDUZ A VITÓRIA INDEPENDENTE DE QUAL SEJA O RESULTADO
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Existem quatro verdades aqui que nunca devemos esquecer:
1) Deus nos convida a não temer o que havemos de padecer: O conforto oferecido por Jesus não é o livramento do sofrimento. Ele anima os discípulos em Esmirna a não desistirem diante das tribulações que viriam logo. Os pregadores do Evangelho simplista e pragmático da prosperidade teriam muita dificuldade em entender este texto. Pois pregam que o servo fiel esta isento de sofrimento e buscam exacerbadamente uma prosperidade materialista. A verdade é que seja qual for o resultado Deus não nos deixa só. Ele nos encoraja a prosseguir olhando para Ele e não para as intemperes da vida. 2) O diabo sempre vai perseguir e tentar os que são tementes e fieis a Deus: O diabo só não persegui crente que não faz diferença. Você se lembra dos religiosos e da sinagoga de satanás? 3) Toda tribulação tem um tempo de duração: e tereis uma tribulação de dez dias, no caso dos irmãos de Esmirna ela tinha um tempo de dez dias. Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. (Tiago 1:12) Isto nos conduz ao quarto ponto: 4)No final sempre haverá uma coroa da vida para aqueles que são fieis: Nem sempre a vitória significa que viveremos neste mundo. Muitos cristãos em Esmirna foram mortos com as mais diferentes penas. O proposito final de Deus nos conduz a vida eterna.
V-NA PERSEGUIÇÃO A PROMESSA DE DEUS PARA A IGREJA NÃO TARDA 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. 1) Devemos ouvir a Deus: Para ouvir é preciso se calar; é preciso deixar o ativismo; é preciso obedecer. 2) A garantia da obediência é a vitória! Não receberá o dano da segunda morte. Muitos Cristãos são mortos todos os dias no mundo inteiro. Mas a promessa de Deus para a igreja é a vida eterna! Não existe prosperidade maior do que morrer e viver eternamente no Senhor.
CONCLUSÃO: 1) Nunca associe tribulação à maldição e prosperidade à bênção! Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; (Apocalipse 3:17) 2) Por mais avassaladoras que sejam as trevas, nunca suplantarão a menor luz! Sendo assim saiba que: NA PERSEGUIÇÃO CONTEMPLAMOS O REI E A VIDA; ENCONTRAMOS PAZ QUANDO NOS LEMBRAMOS QUE JESUS NOS CONHECE; EXISTE UM PROPOSITO ABENÇOADOR QUE NOS CONDUZ A VITÓRIA INDEPENDENTE DE QUAL SEJA O RESULTADO; e finalmente NA PERSEGUIÇÃO A PROMESSA DE DEUS PARA A IGREJA NÃO TARDA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a