Pular para o conteúdo principal

03) PÉRGAMO: APRENDENDO A VENCER AS BATALHAS

 
SÉRIE: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
Texto: Apocalipse 2:12,17
A grande cidade de Pérgamo, antiga capital política da Ásia, ficava a cerca de vinte quilômetros ao Norte de Esmirna. Como centro cultural, Pérgamo sobrepujava Éfeso e Esmirna. A sua biblioteca, com duzentos mil pergaminhos, era a segunda maior do mundo, superada apenas por Alexandria no Egito. Foi o povo de Pérgamo que começou a usar peles de animais para fazer pergaminho, substituindo o papiro. Ela era também um centro literário e uma espécie de sede da cultura helênica. O único livro do Novo Testamento que cita a cidade ou a igreja em Pérgamo é o Apocalipse. Com a ajuda dos romanos, Pérgamo ganhou independência dos selêucidas em 190 a.C., e passou a fazer parte do império romano a partir de 133 a.C. (O Império Selêucida foi um Estado helenista que existiu após a morte de Alexandre, o Grande, cujos generais entraram em conflito pela divisão de seu império. Entre 323 e 64 a.C. existiram mais de 30 reis da dinastia selêucida.) Durante mais de 200 anos, Pérgamo foi a capital da província romana da Ásia. É possível que essa igreja tenha sido fundada pelo ministério do apóstolo Paulo: a) Paulo esteve em atividade por três anos na província da Ásia (Atos 20:31). b) Na sua terceira viagem missionária, num espaço de dois anos, todos os que habitavam na [província da] Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos” (Atos19:10). c) O ourives Demétrio declarou: “bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos” (Atos 19:26). Pérgamo era uma cidade muito idólatra. Nela havia um grande altar a Júpiter (Zeus), e templos dedicados ao imperador, a Atena, a Dionísio e a Esculápio (Latin, ou Asclépio em grego), o deus da cura, identificado por uma serpente. Vejamos então o que está carta nos revela:
I-SÓ SE PODE VENCER A BATALHA ESPIRITUAL COM A ESPADA QUE É A PALAVRA DE DEUS 12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: A Bíblia "parece" um livro comum, mas não é (também não é algo mágico). O poder da Palavra opera na vida daqueles que se relacionam com ela. Ela é a espada e só funciona devidamente na vida daqueles que são guiados e se relacionam com o Espirito de Deus. Não estou falando aqui de bons oradores ou pregadores, mas de todo aquele que segue a admoestação apresentada por Paulo a Timóteo. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15) Sabe porque ele diz isto: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12) 1) A Espada de Cristo é mais poderosa do que qualquer espada mundana: A espada representa autoridade e o poder para julgar e castigar. Sabemos que os Romanos mataram muitos cristãos, e que a espada dos falsos mestres trouxeram muitos danos espirituais à igreja.  Portanto é Jesus que possui, e é a espada do Espirito que é a Palavra. O poder de Cristo excede qualquer arma forjada pelo o inimigo. E é com está Palavra que Deus corta pela raiz as heresias, os misticismos, os modismos, e os maus costumes. 2) Cristo é o cabeça da igreja: cada pessoa verdadeiramente convertida deve examinar a qualidade do seu cristianismo. As sete cartas apocalípticas espelham o tipo de cristianismo que temos professado. Cristo tem sido o cabeça da sua vida? Qual espada você tem usado para vencer? Outra verdade é: 13 Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
II- SÓ SE PODE VENCER A BATALHA QUANDO ESTAMOS APOSTOS PARA ELA.  1) Principalmente se estamos no quintal de Satanás: Os cristãos em Pérgamo eram vizinhos do diabo! O imperador, Zeus, Atena e Esculápio! 2) Só se vence o maligno com Cristo no coração: Cristianismo não é um conceito mas é vida com Deus. Os crentes infiéis, misturados com o mundo, haviam também entronizado Satanás na casa de Deus. 1 Timóteo 4:1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 3)Quem deposita sua confiança inteiramente nEle: Apesar de tanta luta e sofrimento muitos daqueles irmãos não negou a fé. Segundo a tradição Antipas primeiro mártir de Pérgamo foi colocado em um boi de bronze oco (semelhante àquele touro de Nova York), e esse foi levado ao fogo até ficar vermelho. 4) Na perseguição muitos receberão a coroa: Vejamos a vida de Paulo: a) Seu chamado:  Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. (Atos 9:15,16) b) Sua convicção: “Então Paulo respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser amarrado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.” (Atos 21:13) c) Seu apostolado: Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos. (1 Coríntios 4:11,13) d) Sua recompensa: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 Timóteo 4:7,8)
III- SÓ SE VENCE A BATALHA QUEM NÃO TEM ALIANÇA COM O MUNDO. 14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. 15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. A influência de falsas doutrinas e o mundanismo tiveram um impacto negativo na igreja de Pérgamo, poluindo a congregação com doutrinas falsas que incentivavam os irmãos a praticarem idolatria e imoralidade. 1) Devemos abandonar o pecado: O mundanismo estava inserido na vida da igreja e a pratica do pecado era algo normal. Pedro disse: Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. (2 Pedro 2:15,16) 2) Ecumenismo é prostituição espiritual: Deus não se agrada de mistura. Paulo disse: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (2 Coríntios 6:14,16) 3) Devemos odiar o que Deus odeia e amar o que Deus ama: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 João 2:15,16)
IV- O TEMOR E A OBEDIENCIA AO SENHOR NOS FORTIFICA NAS ADVERSIDADES. 16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Por isto: 1) Devemos buscar o arrependimento; 2) Tapar todas as brechas; 3) Crer que maior é o que esta em nós do que o que esta no mundo; Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. (1 João 4:4) Concluindo:
V- SÓ SE VENCE A BATALHA QUEM OUVE PRECISAMENTE AS ORDENS DE DEUS 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. 1) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz; 2) Toda batalha tem um fim: Ao que vencer; Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmo 30:5. 3) A promessa de Deus se cumpri na vida dos vencedores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a