Pular para o conteúdo principal

O DAVI NOSSO DE CADA DIA

Texto: Salmo 142
A alma, a psique humana, nem sempre é perfeitamente estável. Podemos claramente observar que ela frequentemente oscila, pende e titubeia. A verdade é que nossas emoções não são muito confiáveis. Prova disto é vista em nossa própria existência. Como que passamos tão rapidamente do triunfo, para o medo e da alto confiança para uma ansiedade inexplicável.
Davi escreveu este salmo quando estava fugindo do rei Saul e havia se escondido em uma caverna. Podemos ver neste Salmo como ele se encontra atribulado, ameaçado e premido. O verso 2 diz
Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia. Derramei a minha queixa pode ser também pensamentos perturbados sendo assim milhões de ideias dominando-lhe a mente. Raciocínios em contradição que o colocam em desespero. A verdade é que todos nós passamos por momentos assim. Momentos difíceis de luta e pressão. Davi escreveu 8 salmos que expressam sua angustia e luta dentre eles o 57 e o 142 foram escritos na mesma época.
Charles H. Spurgeon disse: “Ataques de depressão ocorrem com quase todos nós. Pode haver um ou outro homem de ferro, mas a ferrugem com certeza ataca até mesmo estes.”
Nos momentos de lutas geralmente a primeira coisa que vem a nossa mente é fugir e desaparecer. Com Davi não foi diferente, na pressão enfrentada, no temor da morte ele foge de Saul, foge dos problemas e foge da vida.
Na fuga Davi escolhe uma caverna. Nela ele contempla segurança por temer neste momento Saul. Mas, sobretudo para ficar sozinho. O que foi impossível, pois muitos foram para o mesmo lugar. E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. (2 Samuel 22:2)
AQUI TEMOS UMA PRECIOSA LIÇÃO Quando estamos mal parece que atraímos pessoas no mesmo estado emocional nosso. É por isto que o maledicente sempre vai ter um ouvinte. Pois pensamentos negativos atraem pessoas negativas. Amargurados se atraem e rebeldes também. Alguém disse que na caverna de Adulão com Davi se ajuntaram o grupo D.D.D. (Devedores, Desprovidos, e Descontentes)
ANATOMIA DA TRIBULAÇÃO DE DAVI: Ele a defini da seguinte forma: 1) Que sua tribulação tinha natureza histórica, tangível e objetiva (v.3); 2) Que era eminentemente psicológica e emocional (v.4); 3) A inexistência de qualquer proteção contra os adversários: Davi sente-se a mercê e não consegui nem pensar em uma forma de se defender. 4) Que não há para com ele nenhuma manifestação de amor. (v.4).
Vamos examinar de perto o desânimo de Davi, sua crise pessoal, e dela tirar lições para nossa vida hoje:
Na estrada da vida e em meio às turbulências:
I- VOCÊ FICARÁ DESANIMADO E COM CORAÇÃO ANGUSTIADO
Salmo 142:3 Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.
Assim como Davi muitas são as vezes que duvidamos da nossa capacidade de tomar decisões, nos sentimos desorientados. E este é problema do desânimo. Ele nos faz perder senso de tomar decisões, ficamos perdidos e começamos a cometer um monte de erros por causa das decisões erradas que tomamos. Davi estava muito mal física e espiritualmente. Ele sentia-se culpado, porque na busca feroz por encontrá-lo, o Rei Saul mata uma aldeia inteira que o abrigou em sua fuga.
Na estrada da vida e em meio às turbulências:
II- VOCÊ SE SENTIRÁ DESAMPARADO
Salmo 142:4 Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.
Este é um dos versículos mais tristes de toda Bíblia. Você consegue pensar em tamanha desesperança? Mas nem sempre Davi se sentiu assim: Ele afirmou certa vez:  Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. (Salmo 16:8)
Por mais que Davi expressasse sua comunhão com Pai, ele vivenciou momentos ao qual ele se sentiu só. A verdade é que nunca vamos resolver os nossos problemas: Ignorando, fugindo, entrando para dentro do casco!
Alexander McLaren disse: A alma que tem de atravessar águas profundas precisa fazer isto sozinha!”
Na estrada da vida e em meio às turbulências:
III- VOCÊ SE SENTIRÁ DEPRIMIDO
Salmo 142:6 Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.
Um cristão verdadeiro pode ter depressão, todavia ele sempre sairá dela! Elias ficou deprimido, Jonas, Moisés, e é claro Davi também. Todavia todos com Deus deram a volta por cima desta terrível situação, porque eles não desistiram de lutar com Deus.
O Senhor está perto de você, ele é EMANUEL. Você não deixou de ser filho, porque está numa caverna escura.
Na estrada da vida e em meio às turbulências:
IV-VOCÊ SE SENTIRÁ DERROTADO
Salmo 142.6b,7 Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.
Davi sentia-se preso, angustiado, fraco e derrotado! Davi ficou prisioneiro de sua perspectiva. A benção é que ele conseguiu fugir!  Todavia, vimos os sintomas de alguém em crise, sob muita pressão. Talvez você se identificou com este quadro. Mas sua pergunta é: E daí?  Como posso mudar de vida? De perspectiva?
V- COMO ENFRENTAR AS PRESSÕES DA ESTRADA DA VIDA?
1) CONFESSE OS TEUS PROBLEMAS PARA DEUS Foi isto o que Davi fez quando escreveu e pronunciou o Salmo 142 (v.1) “Em alta voz clamo ao Senhor” (v.5) “Clamo a ti, Senhor” (v.6) “Dá atenção ao meu clamor.” Tudo isto, Davi disse abertamente para Deus! Clame ao Senhor, do contrário o desânimo vai derrotar você e acabar com seus melhores dias. Quando você se abre Deus inicia o processo de recuperação em sua vida. Não é para qualquer um, é para Deus, é para pessoa certa!
2) RECONHEÇA A PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA Salmo 142:3 Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço. Peter Marshall disse: “Antes de você buscar Deus, ele O está buscando” Deus sabe, sua onisciência é o nosso consolo! Porque tentar esconder dele aquilo que te assola?
3) DESCUBRA A PROVISÃO DE DEUS  Salmo 142:5 A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes. A terra dos viventes não é o céu, é o aqui e agora. Deus provê hoje! E isto significa Reino de Deus. É bom saber que a Bíblia foi escrita por homens, na terra dos viventes.
Muitos dizem que isto é ruim,  mas se a Bíblia fosse escrita por anjos nenhum homem daria crédito as suas palavras, não seria para seres mortais e sim para sobrenaturais.
A Bíblia tem em suas páginas soluções divinas para problemas terrenos e reais! A Bíblia é a provisão da Palavra de Deus sempre presente e perto de você!
4) DESCUBRA O PRAZER DO LOUVOR E ENTREGUE SUA VIDA PARA DEUS Salmo 142:7 Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem. Davi tem um propósito muito claro, ele queria adorar a Deus melhor! Neste salmo ficou claro o trajeto da estrada da vida de Davi. Da Prisão para a Adoração! Enfim, este é o fim do salmo, o fim que Deus reserva para todos os que confiarem Nele, os que forem justificados por seu Filho. Veja a mudança de ambiente! Na prisão Davi estava cercado de rebeldes, pessoas amarguradas, oprimidas. Agora rendido, liberto, livre, ele esta rodeados de “JUSTOS” Salmo 107:14,15  Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões. Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a