Pular para o conteúdo principal

04) TIATIRA: UMA IGREJA INIQUA E TOLERANTE

 
SÉRIE: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
Texto: Apocalipse 2:18,29
Hoje vamos estudar a quarta das sete cartas às Igrejas da Ásia, a Igreja de Tiatira. Tiatira era a menos importante das sete cidades da Ásia; não era nenhum centro politico ou religioso. Ela se situava a sudeste de Pérgamo em um vale espaçoso. Tiatira foi marcada por uma indústria artesanal e um comércio bastante diversificado e próspero, onde estavam presentes padeiros, pintores, curtidores, oleiros, metalúrgicos e trabalhadores têxteis. Estes profissionais se organizavam em associações fraternais, semelhantes aos atuais sindicados. Não havia em Tiatira grandes templos pagãos, nem muitos judeus farisaicos para perturbar a igreja, nem a adoração ao imperador constituía grande ameaça. Mas cada associação tinha o seu próprio deus, e seus membros participavam de festivais idólatras, que incluíam banquetes oferecidos aos ídolos e orgias sexuais. A fundação e organização da igreja em Tiatira pode ter sido resultado do testemunho de Lídia e Paulo. Atos 16:14 E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. Em cada carta endereçada as igrejas, Jesus se revela de uma forma diferente, ou seja de uma forma que revele seu cuidado especial a cada uma delas. Por exemplo aos Efésios Ele se revela como: aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro. (v.1); A Esmirna Ele se revela como: o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu. (v.8); A igreja em Pérgamo Ele é: aquele que tem a espada aguda de dois fios (v.12); Vejamos agora como Ele se revela a Tiatira: 18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente. Aqui Cristo se revela como o 1) Filho de Deus: Isto significa que: Ele é Deus manifestado em forma humana (João 1:1,14). Jesus é o Filho de Deus porque Ele foi concebido pelo Santo Espírito. Lucas 1:35 declara: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” 2) Ele possui olhos como de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente: Está parte do verso se conecta com capitulo 1:14; e mostra Cristo como aquele que tem olhos faiscantes de ira e que está pronto para pisar com os pés os inimigos da fé cristã. Este quadro severo nos prepara para as palavra também severas do capitulo 2:26,27. Vejamos então o que Jesus tem a intenção de nos mostrar com relação a está igreja.
I-JESUS RECONHECE AS QUALIDADES E VIRTUDES QUE TEMOS COMO IGREJA. 19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Um fato interessante nas cartas às sete igrejas é que Jesus sempre inicia revelando as qualidades que cada uma delas possui. Isto se dá ao fato de que Deus nos ama com um amor tão fraternal que em meio aos nossos inumeráveis defeitos Ele prefere nos mostrar primeiramente o que temos de melhor, o que temos de digno, o que temos em nós que nos torna mais parecidos como Ele. Com exceção de Laodicéia (que não recebe nenhum elogio). A igreja de Tiatira possuía virtudes tais como: 1) Boas obras ou serviço que de certa forma estavam mais numerosas que as primeiras: Uma igreja ativa e abundante na obra do Senhor. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58) Uma igreja que cumpria o seu papel pois Deus nos criou para boas obras. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:10) 2) Eles possuíam amor: O principio fundamental na vida cristã, principio este que a Igreja em Éfeso havia perdido. 3) Tiatira possuía fé: Junto com as suas obras, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. As pessoas podem ser identificadas conforme a sua fé. Tiago disse: Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Por ventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:14,17); 4) Tiatira era uma igreja perseverante: característica está que define os servos de Deus. A tribulação sempre nos ajuda a sermos mais perseverantes e pacientes. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. (Romanos 5:3,4)
II- A TOLERÂNCIA COM O PECADO DESTROI A NOSSA COMUNHÃO COM DEUS. 20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Jezabel esposa do sétimo rei Acabe teve uma influência terrível em Israel, conduzindo o povo à idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante, seduzindo os cristãos às práticas de idolatria e prostituição. Ela incentivou os servos de Deus a comerem coisas sacrificadas aos ídolos, uma prática condenada que representa comunhão com os demônios (veja Atos 15:20,29; 1 Coríntios 10:20,22). Isto revela que: 1) Tolerar o pecado conduz o homem ao engano; 2) A sabedoria de Deus é mais importante do que a paz com homens; Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tiago 3:17) 3) Mediante todos os ataques do inimigo, o pecado de Tiatira se transformou em iniquidade! Sendo assim:
III- A INIQUIDADE CONDUZ A IGREJA PARA A MEDIOCRIDADE RELIGIOSA. 21 E dei-lhe tempo (χρόνος, chronos) para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Isto aconteceu com Tiatira, pois: 1) A iniquidade faz o pecado não se parecer pecado: Muitos cometem coisas abomináveis há tanto tempo que aquilo que cometem consideram normal. Deus pacientemente concedeu tempo para que Jezabel se arrependesse, mas ela não se arrependeu. Outra verdade é que o 2) O santo se torna profano e leviano vivendo sua fé de forma hipócrita e legalista: Jesus por várias vezes bateu de frente com os fariseus pois estes viviam de aparência assim como o iniquo se faz de santo e espiritual. (Mateus 23:2,7)
IV-A INIQUIDADE TRAZ CONSIGO CONSEQUENCIAS TERRIVEIS. 22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. A tolerância com o pecado estava gerando em Tiatira consequências terríveis. Vejamos: 1) Eis que a porei numa cama: No grego diz apenas cama este termo traz a ideia contida em Êxodo 21:18; que implica em doença. Deus promete punir Jezabel com alguma doença física. 2) Virá grande Tribulação: As consequências da comunhão com Jezabel é tão certa quanto a comunhão que se tem com o pecado. 3) Ferirei de morte a seus filhos: A punição para estes que seguem os ensinamentos ou o exemplo de Jezabel (seus filhos espirituais) é mais severa que para os outros. 4) Todas as igrejas saberão: Da mesma forma que está Jezabel se tornou uma figura proeminente na Ásia seu julgamento deixaria claro a ação de Deus que é aquele que sonda os rins e os corações. CONCLUINDO
V- O ARREPENDIMENTO GENUINO CONDUZ A IGREJA A VITÓRIA.
1) Mas o que tendes, retende-o até que eu venha (v.25): Não precisamos inventar jargões. O Evangelho é simples. Devemos manter a pureza mesmo vivendo em meio a tanta influência negativa. 2) E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações (v.26): Guardar as obras de Cristo até ao fim destaca a necessidade da perseverança, mesmo quando enfrentamos tribulações. A garantia é que Jesus dará aos fiéis o privilégio de participarem deste vitorioso reino messiânico. (Romanos 5:17; Efésios 2:6). 3) Dar-lhe-ei a estrela da manhã (v.28): Jesus é a estrela da manhã! Qual maior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia iluminado para sempre pela luz de Jesus? (2 Pedro 1:19) 4) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (v.29) Para os que insistem em servir ao diabo, ele promete tribulação e morte. Para os discípulos dele, ele promete o dia de sua presença e o privilégio de reinar com Ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a