Pular para o conteúdo principal

07) LAODICÉIA: A IMPORTANCIA DO RETORNO A SANTIDADE

 
SÉRIE: AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
Texto: Apocalipse 3:14,22
Laodicéia era uma cidade da província Romana da Ásia Menor. Ela foi fundada em 250 a.C. por Antioco II da Siria no qual atribuiu à cidade o nome da sua esposa “Laodice”, antes tinha o nome de “Theopolis” (cidade de Zeus). A cidade ficava no meio das grandes rotas comerciais do oriente, e com isso enriqueceu muito. Laodicéia era famosa por 3 atividades essenciais: a) confecção de roupas de lã negra, b) fortíssimo centro industrial e bancário onde circulava grande quantia de ouro e c) por uma escola de medicina que fabricava dois unguentos quase milagrosos para os ouvidos e os olhos. O pó frígio era usado para fabricar um raro colírio que era o remédio mais importante produzido na cidade. Em 62 d.C. a cidade de Laodicéia foi totalmente arrasada por um terremoto, e logo foi financiada e reconstruída pelos esforços do seu próprio povo, rejeitando, orgulhosamente a qualquer ajuda de Roma. Paulo não chegou a visitar esta cidade antes de sua primeira prisão (Cl.2:1); é provável que a igreja tenha sido fundada por Epafras, de Colossos (Cl.1:7, 4:12); Paulo conhecia a igreja, porque de Roma escreveu uma carta aos Laodicenses (Cl.4:16), que infelizmente se perdeu. Vejamos então o que o Senhor Jesus deseja nos falar através da vida desta igreja. O primeiro requisito que Cristo revela a Laodicéia para um retorno a santidade é que:
I-PARA SER SANTO É PRECISO TER O FILHO HABITANDO EM NÓS (v.14)
A igreja de Laodicéia tinha de tudo, mas não tinha vida. O Cristo vivo não fazia mais parte de suas reuniões. Falava-se talvez de tudo menos da cruz. Jesus em sua infinita graça e misericórdia inicia dizendo: a) Isto diz o Amém: Está é uma expressão hebraica que significa: Que assim seja, Eu creio, verdadeiramente. Amém é um termo que expressa a soberania e os atributos de Deus. Ela é formada de três letras do hebraico que sintetiza a frase "Deus, Rei, Fiel", (אָמֵן, El Melech Neeman, EMN), Em outras palavras Laodicéia precisava entender que o Deus que eles professavam com a boca era: Rei e ansiava reinar na vida deles. Cristo se revela também como: b) a testemunha fiel e verdadeira: Fiel mesmo sabendo que eles haviam perdido a fidelidade e verdadeiro, pois somente Ele tem poder para libertar. Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.(João 8:31,32) c) O princípio da criação de Deus: Em face da vida caótica da igreja, Jesus é aquele que é a origem da criação. Como ele deu ordem aos caos do universo, ele pode arrancar a igreja do caos espiritual. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1:3) O segundo requisito que Cristo revela para um retorno a santidade é:
II- PARA SER SANTO NÃO BASTA IR A IGREJA TEM QUE SER IGREJA (v.15,16) 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. A igreja de Laodicéia havia se tornado tão inútil, que Jesus estava quase a ponto de vomitá-la da sua boca. A igreja havia se tornado um point de encontro, um clube. Vejamos o contexto histórico ao qual Jesus usa para expressar está verdade espiritual. Laodicéia era um deserto. A água precisava ser importada. Laodicéia estava no meio de duas cidades especializadas no ramo de água. Hierápolis e Colossos. Hierápolis: há poucos quilômetros dali, era um verdadeiro ‘spa’ antigo, com suas fontes de águas quentes, usadas para o tratamento de varias doenças. Do lado oposto estava Colossos: uma pequena cidade cercada de fontes de água mineral fresca. Dessas duas cidades, vinha água para Laodicéia. Através de pequenos canos de barro. O problema é que a água quente que vinha de Hierápolis, chegava morna em Laodicéia, e a água fresca de Colossos, esquentava no calor do sol e chegava também morna. Não tem nada mais repulsivo do que beber agua morna! É exatamente a esse fato que Jesus se refere na sua carta. O que leva uma igreja a se tornar tão repulsiva? O que leva uma igreja a deixar de ser igreja? O irmão e pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes descreveu os sintomas que conduzem uma igreja a viver assim: 1) Quando ela se aparta da verdade. 2) Quando ela se mistura com o mundo. 3) Quando ela não discerne sua decadência espiritual. 4) Quando ela não associa a doutrina com a vida. Finalmente 5) Quando falta-lhe perseverança no caminho da santidade. O crente morno não é morno para tudo: Não é morno para o seu trabalho; divertimento, time de futebol, ídolo musical, internet e paixões mundanas. Leve a sério a mornidão espiritual, pois Deus leva isto muito a serio. Gálatas 6:7,8 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Outra verdade a respeito da santidade é que:
III- SANTO É AQUELE QUE OLHA PARA JESUS MAIS DO QUE OLHA PARA AS SUAS SUPOSTAS HABILIDADES (v.17) 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Laodicéia estava presa naquilo que muitos ficam presos. Auto-suficiência gerada pelo o a) auto-engano: Laodicéia se considerava rica e era pobre. Sardes se considerava viva e estava morta. Esmirna se considerava pobre, mas era rica. Filadélfia tinha pouca força, mas Jesus colocara diante dela uma porta aberta. Muitos no dia do juízo vão estar enganados (Mateus 7:21,23). b) auto-sastifação: A igreja de Laodicéia era morna em seu amor a Cristo, mas amava o dinheiro. O amor ao dinheiro traz uma falsa segurança e uma falsa auto-satisfação. c) A tragédia de não ser o que se projetou ser e ser o que nunca se imaginou ser: Estava orgulhosa do seu ouro, roupas e colírio. Mas era pobre, nua e cega. Mendigos apesar de seus bancos, cegos apesar de seus pós frígios e nus apesar de suas fábricas de tecidos. Outra verdade a respeito da santidade é que:
IV- SANTO É AQUELE QUE SE RENDE AO APELO DE CRISTO (v.18)
Cristo está chamando Laodicéia assim como Ele nos chama todo tempo. a) Ele prefere dar conselhos em vez de ordens: 18 Aconselho-te; b) A suficiência está nEle: que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. c) A preciosa mercadoria que Cristo oferece é melhor: O ouro que Cristo tem é o Reino do céu. A roupa que Cristo oferece são as vestes da justiça e da santidade. O colírio que Cristo tem abre os olhos para o discernimento.
V- SANTO É AQUELE QUE REPREENDIDO POR DEUS RETORNA AO PRIMEIRO AMOR COM ALEGRIA (v.19,20) O Senhor Jesus diz: a) Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; Cristo ama a igreja de Laodiceia e não desiste dela. É por está razão que essas palavra estão registradas aqui. Cristo não tem a intenção de punir a igreja, mas corrigir e disciplinar. Hebreus 12:6 diz: Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. b) Jesus pede que a igreja se arrependa: sê pois zeloso, e arrepende-te. A piedade superficial nunca salvou ninguém. Não haverá hipócritas no céu. Devemos trocar os anos de mornidão pelos anos de zelo. c) Jesus faz o convite mais lindo: 20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Mediante todo este cuidado com a igreja enferma de Laodicéia só me resta concluir dizendo!
VI- SANTO É AQUELE QUE VENCE AS BATALHAS FIRMADO EM CRISTO (v.21,22) 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quer saber o final da história? Está carta mudou a vida daquela igreja. Laodicéia arrependeu-se e tornou-se uma das mais influentes igrejas da antiguidade. Prova disso é que, cerca de 100 anos depois dessa carta, Sagaris, um dos bispos da igreja de Laodicéia foi torturado e morto por sua fé em Cristo. Laodicéia nos mostra que:
1) Para ser santo é preciso ter o filho habitando em nós;
2) Mais do que ir, devemos ser igreja;
3) Devemos olhar unicamente para Jesus;
4) Nos alimentar dos conselhos e da palavra de Deus;
5) Devemos retornar rapidamente ao primeiro amor sempre que nos afastarmos dele. Termino está série alegremente dizendo: 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.[1]


[1] Adaptado do comentário de apocalipse de George Ladd e Hernandes Dias Lopes

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a