Pular para o conteúdo principal

A FÉ PRÁTICA E OS RELACIONAMENTOS HUMANOS

 
Baseado e adaptado da pregação do querido irmão e pastor Lisanias da Igreja Batista do Morumbi
Texto: Tiago 2
Está carta foi escrita por Tiago, o irmão do Senhor Jesus.  a) Tiago era um descrente durante o ministério de Jesus. João 7:3,5  Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. b) Uma aparição de Cristo a ele após sua ressurreição provavelmente o tenha levado a conversão. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. (1 Corintios 15:7) c) Ele é enumerado com os crentes de Atos 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. A carta provavelmente tenha sido escrita entre 48 e 62 d.C. Flavius Josefus sugere que Tiago tenha morrido em 62 por apedrejamento
CONTEXTO DO LIVRO: Tiago é a mais prática de todas as epístolas e tem sido chamada “Guia Prático para a Vida e a Conduta Cristã”. É o livro de Provérbios do Novo Testamento. E está repleta de preceitos morais e expõe a ética do Cristianismo. Ela também é uma das mais controversas porções das Escrituras. Durante a Reforma, alguns teólogos, como Martinho Lutero, argumentavam que a epístola não deveria integrar o Novo Testamento canônico, devido à aparente controvérsia entre a "justificação pelas obras", ali contida, e a "justificação pela fé" pregada nas cartas paulinas. Lutero via aí uma contradição com a doutrina da sola fide ("somente pela fé"). Qual é a definição de fé? A Bíblia diz em Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Existem dois conceitos distintos sobre Fé. 1) Fé natural: que acredita naquilo que vê. Por exemplo, acredita que a terra é redonda, que andamos,que falamos, por final,acredita naquilo que vê. 2) Fé sobrenatural: que é ter plena convicção das coisas que não se veem. Por exemplo; a biblia diz que Cristo já levou todas as minhas enfermidades na cruz do calvario, e que hoje pelas suas pisaduras eu sou sarado. Jesus é a origem da fé. A Bíblia diz em Lucas 17:5 “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.” A Bíblia diz em Romanos 10:17 “Logo a fé é vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” A verdadeira fé é crer no que Cristo fez por nós. A Bíblia diz em Romanos 5:1 “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” Fé é confiar em Deus para tudo. A Bíblia diz em Hebreus 10:38 “Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Sendo assim gostaria então de falar a respeito alguns aspectos práticos desta fé. Quando falamos de Fé prática e os relacionamentos humanos precisamos salientar quatro aspectos que Tiago apresenta de forma muito sistematica e coeza a respeito da Fé que nós nascidos de novo devemos expressar.
I-A FÉ GENUINA NÃO SE BASEIA EM PARTIDARISMO, MAS EM IGUALDADE E COMUNHÃO ENTRE AS PESSOAS (vs.1a8) Tiago 2:1 MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Quando lêmos este verso entendemos que fé e favoritismos são aspectos totalmente incompativeis com a vida cristã. 1 João 4:20  Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? Nós temos a tendência de classificar as pessoas, por aquilo que elas aparentam ser, pelas roupas que elas vestem (Tiago 2:2), pela raça, ou pela riqueza. Nós classificamos pessoas baseados em coisas superficiais tais como o trabalho, a inteligência, ou até mesmo o tipo de carro que está ela dirigi. Eu vou um pouco além disto me atrevendo a dizer: Julgamos até mesmo pela a igreja que ela frequenta. A verdade é que: a) O Partidarismo quebra a nossa semelhança com Cristo: Romanos 2:11  Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. b) O Partidarismo nos impede de enxergar e discernir quem as pessoas realmente são: 1 Samuel 16:7  ... o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. c) O Partidarismo adoece o Corpo (Igreja) de Cristo destruindo os relacionamentos: Tiago 1:8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Outra verdade é que a:
II-FÉ GENUINA NÃO EXCLUI A LEI, POIS NOS ORDERNA A AMAR O NOSSO PROXIMO. (vs.9a13) Tiago 2:9,10  Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.  Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Sendo assim: 1) Jesus veio para cumprir a lei: Mateus 5:17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 2) O princípio básico da lei de Deus é o amor: Romanos 13:10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. 3) Os mandamentos de Deus resumem-se em amor: Marcos 12:28-31 ...E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
4) A lei de Deus oferece direção na vida, não justificação: Gálatas 2:15,16 Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. 5) É nosso dever obedecer a lei de Deus: Eclesiastes 12:13 “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.”
III-A FÉ GENUINA NÃO SE BASEIA SOMENTE NAQUILO QUE DIZEMOS, SENTIMOS OU PENSAMOS, MAS EM DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DE AMOR (vs.14a16) Tiago 2:14,16  Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Deus nos amou de tal maneira que enviou seu filho amado para morrer por nós. 1) somos imagem e semelhança de Deus e devemos amar as pessoas da mesma forma que Ele nos ama. Quando leio Amarás o teu próximo como a ti  mesmo me pergunto será que todas as pessoas conseguem amar a si próprias? Eu sinceramente acho que não. E foi justamente por causa disto que Jesus disse: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34) 2) Não pode haver santidade em nós se não conseguimos viver o verdadeiro amor: 1 João 2:4   Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Erich Fromm disse: "O amor é um ato de fé e quem tiver pouca fé também terá pouco amor.”
IV- A FÉ GENUINA NÃO SE BASEIA SOMENTE NAQUILO QUE CRÊMOS, MAS EM FRUTOS E DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DO NOSSO TRABALHO E OBRA (vs.17a26) Tiago 2:17  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:26  Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. A mais famosa declaração de Tiago “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.26) gerou discussão nos primórdios da Reforma. Lutero não conseguia conciliar esta declaração com o que Paulo escreveu: Romanos 3.28 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente de obras da lei. Especialmente outra declaração de Tiago está em aparente oposição ao ensino de Paulo: Tiago 2:24  “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.” O curioso é que: 1) Os dois apóstolos utilizam o mesmo personagem bíblico (Abraão) para defender posições aparentemente contraditórias. Paulo diz: Romanos 4:1,3 Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Tiago, em contrapartida, diz: Tiago 2.21 “Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?” Aqui há, pelo menos, uma contradição verbal, mas será que há uma contradição teológica? Não! 2) Tiago não coloca a fé em grau de igualdade com as obras mas sim discute dois tipos de fé: uma fé morta e uma fé para a salvação. A fé para a salvação não é simplesmente uma profissão ou uma reivindicação vazia, (vs. 14,17), nem apenas a aceitação de um credo (vs.18,20). A fé para a salvação é a que produz uma vida obediente (vs.21,26). 3) Tiago e Paulo não se contradizem: a) Paulo enfatiza que a fé não são atos religiosos sem um coração renascido; b) Tiago: ressalta que a fé não é um coração renascido sem atos. Nenhum deles concordaria com a validade de uma fé que se confessa, mas é vazia. CONCLUINDO: Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a