VOZES & DOSES

VOZES & DOSES
Olá graça e paz! O Vozes & Doses é um blog sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento e edificação dos seus leitores e seguidores. O intuito primário deste site é apregoar e ministrar o evangelho ensinado por Cristo Jesus de forma simples e séria. O Vozes & Doses serve também como ferramenta de ajuda homilética e hermenêutica para pastores e professores. Sendo assim seja muito bem vindo e desfrute ao máximo das mensagens e devocionais aqui contidos. Grande abraço e que Deus te abençoe ricamente. Wellington R Costa (Editor do Vozes & Doses)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A FÉ PRÁTICA E OS RELACIONAMENTOS HUMANOS

 
Baseado e adaptado da pregação do querido irmão e pastor Lisanias da Igreja Batista do Morumbi
Texto: Tiago 2
Está carta foi escrita por Tiago, o irmão do Senhor Jesus.  a) Tiago era um descrente durante o ministério de Jesus. João 7:3,5  Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. b) Uma aparição de Cristo a ele após sua ressurreição provavelmente o tenha levado a conversão. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. (1 Corintios 15:7) c) Ele é enumerado com os crentes de Atos 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. A carta provavelmente tenha sido escrita entre 48 e 62 d.C. Flavius Josefus sugere que Tiago tenha morrido em 62 por apedrejamento
CONTEXTO DO LIVRO: Tiago é a mais prática de todas as epístolas e tem sido chamada “Guia Prático para a Vida e a Conduta Cristã”. É o livro de Provérbios do Novo Testamento. E está repleta de preceitos morais e expõe a ética do Cristianismo. Ela também é uma das mais controversas porções das Escrituras. Durante a Reforma, alguns teólogos, como Martinho Lutero, argumentavam que a epístola não deveria integrar o Novo Testamento canônico, devido à aparente controvérsia entre a "justificação pelas obras", ali contida, e a "justificação pela fé" pregada nas cartas paulinas. Lutero via aí uma contradição com a doutrina da sola fide ("somente pela fé"). Qual é a definição de fé? A Bíblia diz em Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Existem dois conceitos distintos sobre Fé. 1) Fé natural: que acredita naquilo que vê. Por exemplo, acredita que a terra é redonda, que andamos,que falamos, por final,acredita naquilo que vê. 2) Fé sobrenatural: que é ter plena convicção das coisas que não se veem. Por exemplo; a biblia diz que Cristo já levou todas as minhas enfermidades na cruz do calvario, e que hoje pelas suas pisaduras eu sou sarado. Jesus é a origem da fé. A Bíblia diz em Lucas 17:5 “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.” A Bíblia diz em Romanos 10:17 “Logo a fé é vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” A verdadeira fé é crer no que Cristo fez por nós. A Bíblia diz em Romanos 5:1 “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” Fé é confiar em Deus para tudo. A Bíblia diz em Hebreus 10:38 “Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Sendo assim gostaria então de falar a respeito alguns aspectos práticos desta fé. Quando falamos de Fé prática e os relacionamentos humanos precisamos salientar quatro aspectos que Tiago apresenta de forma muito sistematica e coeza a respeito da Fé que nós nascidos de novo devemos expressar.
I-A FÉ GENUINA NÃO SE BASEIA EM PARTIDARISMO, MAS EM IGUALDADE E COMUNHÃO ENTRE AS PESSOAS (vs.1a8) Tiago 2:1 MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Quando lêmos este verso entendemos que fé e favoritismos são aspectos totalmente incompativeis com a vida cristã. 1 João 4:20  Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? Nós temos a tendência de classificar as pessoas, por aquilo que elas aparentam ser, pelas roupas que elas vestem (Tiago 2:2), pela raça, ou pela riqueza. Nós classificamos pessoas baseados em coisas superficiais tais como o trabalho, a inteligência, ou até mesmo o tipo de carro que está ela dirigi. Eu vou um pouco além disto me atrevendo a dizer: Julgamos até mesmo pela a igreja que ela frequenta. A verdade é que: a) O Partidarismo quebra a nossa semelhança com Cristo: Romanos 2:11  Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. b) O Partidarismo nos impede de enxergar e discernir quem as pessoas realmente são: 1 Samuel 16:7  ... o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. c) O Partidarismo adoece o Corpo (Igreja) de Cristo destruindo os relacionamentos: Tiago 1:8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Outra verdade é que a:
II-FÉ GENUINA NÃO EXCLUI A LEI, POIS NOS ORDERNA A AMAR O NOSSO PROXIMO. (vs.9a13) Tiago 2:9,10  Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.  Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Sendo assim: 1) Jesus veio para cumprir a lei: Mateus 5:17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 2) O princípio básico da lei de Deus é o amor: Romanos 13:10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. 3) Os mandamentos de Deus resumem-se em amor: Marcos 12:28-31 ...E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
4) A lei de Deus oferece direção na vida, não justificação: Gálatas 2:15,16 Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. 5) É nosso dever obedecer a lei de Deus: Eclesiastes 12:13 “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.”
III-A FÉ GENUINA NÃO SE BASEIA SOMENTE NAQUILO QUE DIZEMOS, SENTIMOS OU PENSAMOS, MAS EM DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DE AMOR (vs.14a16) Tiago 2:14,16  Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Deus nos amou de tal maneira que enviou seu filho amado para morrer por nós. 1) somos imagem e semelhança de Deus e devemos amar as pessoas da mesma forma que Ele nos ama. Quando leio Amarás o teu próximo como a ti  mesmo me pergunto será que todas as pessoas conseguem amar a si próprias? Eu sinceramente acho que não. E foi justamente por causa disto que Jesus disse: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34) 2) Não pode haver santidade em nós se não conseguimos viver o verdadeiro amor: 1 João 2:4   Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Erich Fromm disse: "O amor é um ato de fé e quem tiver pouca fé também terá pouco amor.”
IV- A FÉ GENUINA NÃO SE BASEIA SOMENTE NAQUILO QUE CRÊMOS, MAS EM FRUTOS E DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DO NOSSO TRABALHO E OBRA (vs.17a26) Tiago 2:17  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:26  Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. A mais famosa declaração de Tiago “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.26) gerou discussão nos primórdios da Reforma. Lutero não conseguia conciliar esta declaração com o que Paulo escreveu: Romanos 3.28 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente de obras da lei. Especialmente outra declaração de Tiago está em aparente oposição ao ensino de Paulo: Tiago 2:24  “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.” O curioso é que: 1) Os dois apóstolos utilizam o mesmo personagem bíblico (Abraão) para defender posições aparentemente contraditórias. Paulo diz: Romanos 4:1,3 Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Tiago, em contrapartida, diz: Tiago 2.21 “Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?” Aqui há, pelo menos, uma contradição verbal, mas será que há uma contradição teológica? Não! 2) Tiago não coloca a fé em grau de igualdade com as obras mas sim discute dois tipos de fé: uma fé morta e uma fé para a salvação. A fé para a salvação não é simplesmente uma profissão ou uma reivindicação vazia, (vs. 14,17), nem apenas a aceitação de um credo (vs.18,20). A fé para a salvação é a que produz uma vida obediente (vs.21,26). 3) Tiago e Paulo não se contradizem: a) Paulo enfatiza que a fé não são atos religiosos sem um coração renascido; b) Tiago: ressalta que a fé não é um coração renascido sem atos. Nenhum deles concordaria com a validade de uma fé que se confessa, mas é vazia. CONCLUINDO: Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wellington & Silvia Costa

Wellington & Silvia Costa

Total de visualizações de página