Pular para o conteúdo principal

A GENUINA CIDADANIA DOS SANTOS E O GOVERNO DO REINO

Texto: Efésios 2:18,22
O capitulo 2 de Efésios é riquíssimo, através dele Paulo nos da a oportunidade de entendermos e discernirmos quem éramos antes do nosso encontro com Cristo e quem somos no Reino de Deus, qual o nosso chamado, e qual a nossa identidade. Vejamos então de forma resumida Efésios 2:1,18 para entendermos melhor os versos de 19 a 22. Nos (vs.1 a 3); Paulo expressa de forma maravilhosa a 1) nossa condição antes da reconciliação em Cristo: antes da reconciliação estávamos mortos; erámos escravos e estávamos condenados. Nos (vs. 4 a 6); 2) Nos mostra que Deus em sua infinita misericórdia decide salvar e libertar a humanidade: Através da morte e ressurreição de Cristo fomos vivificados, ressuscitados e santificados através da graça; Efésios 2:5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Nos (vs. 7 a 8); 3) Paulo nos revela também que o proposito de Deus foi: Nos revelar sua benignidade e soberania, seu amor incondicional e sua infinita graça. Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio (mediante a) da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Nos (vs. 8 a 10); 4) Paulo salienta e fortifica que a salvação é uma dádiva de Deus para o homem e que Jesus é o referencial a quem devemos seguir e servir. Mediante tudo isto Paulo continua nos mostrando quem erámos antes e nos ensinando a respeito da nossa real identidade em Cristo hoje. Paulo inicia o verso 11 com um enfático, portanto, lembrai-vos (Conjunção Conclusiva) Ele tem a intenção de clarificar e ligar tudo o que ele irá dizer a partir de agora com aquilo que já havia escrito e dito antes.
Nos (vs. 11 a 12); 5) Ele nos relembra que a humanidade sem Cristo como Senhor e salvador está separada de Deus. Nos (vs. 13 a 15); 6) Paulo nos revela que através de Cristo encontramos plena comunhão com o Pai. Ele é a nossa Paz! Nos (vs. 16 a 18); Paulo expressa de forma maravilhosa que: 7) A morte de Cristo na cruz propiciou reconciliação e livre acesso ao pai em um mesmo espirito. Sendo assim é unicamente através de Cristo que somos salvos. Romanos 10:9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
No nosso texto de hoje Paulo inicia dizendo: Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. (v.18) Isto significa que através de tudo o que Cristo fez por nós alcançamos uma das maiores promessas que a humanidade poderia possuir. Eu gostaria de compartilhar com você a respeito de cada uma delas. A herança que possuímos em Deus e que desfrutamos dela aqui e agora. Através de Cristo somos:
I- CONCIDADÃOS DOS SANTOS E FAMILIA DE DEUS
Efésios 2:19  Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Paulo expressa de forma clara que não somos estrangeiros, muito menos forasteiros. Lembro-me dos oito anos que vivi na Europa. Como um estrangeiro eu estava familiarizado, e conhecia bem a Inglaterra, mas ainda assim eu não dispunha dos plenos direitos e vantagens que os ingleses possuíam. Eu poderia dizer que o mesmo acontece com muitos que frequentam uma igreja. Existem muitas pessoas que frequentam regularmente os cultos, sabem as musicas decor, estão familiarizadas com a Bíblia e o linguajar cristão, mas por não terem entregue suas vidas a Jesus Cristo não se tornaram ainda cidadãos do reino de Deus! Muitas pessoas não possuem Deus como o Senhor. Muito menos fazem parte da família de Deus ou do Reino de Deus.
Efésios 2:12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
O pastor Rinaldo Texidor dizia que: O reino de Deus é quando você entrega o seu direito de reinar sobre sua vida a Ele. Aí Ele reina sobre sua vida.
Filipenses 3:20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Paulo segue dizendo que aqueles que com a boca confessaram ao Senhor Jesus, e em seus corações creram que Deus o ressuscitou dentre os mortos são também:
II- EDIFICADOS EM UM MESMO CORPO A QUAL CRISTO É A PRINCIPAL PEDRA DE ESQUINA. Efésios 2:20  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
O templo de Jerusalém era um edifício exclusivamente judaico, no qual todos os gentios eram proibidos de entrar. Havia avisos no muro que caso algum gentio atravessasse seria morto. Em Cristo todas as barreiras que traziam separação foram destruídas não existe diferença de nacionalidade, raça, cor, intelectualidade, rico ou pobre. Ele é a base da unidade. O cabeça do corpo! O tudo em todos. Efésios 2:14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio. Paulo está dizendo em sua carta que através da obra maravilhosa de Jesus na cruz do calvário tanto judeus quanto gentios se tornaram:
III- TEMPLO SANTO DO SENHOR
Efésios 2:21 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo (ou habitação) santo no Senhor.
Conforme já vimos, O templo sempre fez parte da identidade de Israel como povo de Deus. No entanto, a nova humanidade lavada e remida pelo o sangue do cordeiro tem um novo templo e uma nova habitação, e essa é totalmente distinta da anterior. O fundamento do novo templo é o ensino Cristocêntrico dos apóstolos e profetas Atos 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Os fundamentos desta habitação são as verdades reveladas das Escrituras. Os fundamentos desta habitação tem como pedra angular Jesus Cristo. Ele é a pedra angular, essencial para manter firme o edifício. 1 Coríntios 3:11  Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
1 Pedro 2:4,8 E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.  Sendo assim Cristo é a pedra fundamental da igreja e nós somos partes dessa construção (v.22).  E finalmente, Paulo fala que o propósito desse templo é ser habitação de Deus (v.22), pois o templo feito por mãos humanas não pode conter a Deus.
I Reis 8:27 Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.
Atos 7:48,49  Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?
Lloyd Jones disse que: O cristão é, por definição, alguém que foi formado, modelado, posto em forma, adaptado e ajustado para ser uma pedra nesta parede, neste edifício, que vai ser um "templo santo no Senhor, uma habitação de Deus. O cristão é alguém que nasceu de novo, foi transformado, renovado, regenerado. Estes são termos do Novo Testamento. Ele é uma "nova criatura", uma "nova criação".
IV- MORADA DE DEUS
Efésios 2:22  No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Deus habita em pessoas santas e com elas faz aliança. I Coríntios 6:19,20 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
1) Em Cristo somos morada do Espírito Santo: Temos aqui o ensino de que juntos formamos um edifício com características todas peculiares. A pedra angular deste prédio é o próprio Jesus Cristo (v. 20).  Esta expressão significa que Jesus é a base, o sustentáculo da Igreja.  Além da pedra angular, este edifício conta com:
2) Um fundamento, fornecido pelos apóstolos e profetas: trata-se do ensino doutrinário que sustenta a Igreja.  Esta base permite que o edifício seja ajustado, bem construído, crescente, dentro de uma harmonia que o torna santuário santo no Senhor (v. 22).  Este texto nos ajuda a esclarecer que
3) A Igreja não é um prédio feito de tijolos, telhas, vidro e madeira: É muito mais do que isto, é um edifício composto por vidas.  Cada vida é uma pedra que se ajusta sobre a Pedra Angular, tornando-se a morada do Espírito Santo de Deus (v. 22).
CONCLUINDO
Por conta disto, note como é importante nos reunirmos periodicamente para adorar a Deus. Quando todos os que têm o privilégio de fazerem parte do Edifício se reúnem, o Espírito Santo se manifesta de forma toda especial. Cabe, por outro lado, cuidar para que jamais você se torne uma pedra de tropeço. O que vem a ser isso? Trata-se do cristão que não vive ajustado ao projeto de Deus e que, como um tijolo largado no meio da sala, provoca a queda (escândalo) de outros (principalmente os pequeninos). Sobre isto você pode mencionar o alerta de Jesus em Mateus 18:5,7 ...7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
Quando Deus olha para você é assim que Ele te vê:
1 Pedro 2:9,10  Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.[1]
 
Romanos 10:9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
 


[1] Mensagem adaptada do Estudo de Efésios do Pastor Ary Veloso, Lloyd Jones e Charles C, Ryrie. Citações também tiradas do texto de Paulo Petrizi: Cidadão celestial, filho de Deus e moradia do Espírito Santo! (Ef 2:19-22), http://www.pregaapalavra.com.br/estudo/efesios5.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a