Pular para o conteúdo principal

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS


Texto: Josué 1:1-11
Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia. 
1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva. 
2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que 
3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a Moisés: "Há barulho de guerra no acampamento." 
4) No texto base de Josué 1:1,11 que lemos vemos que Josué tem um grande desafio diante de si e talvez um dos maiores desafios de sua vida. Moisés, seu líder, havia morrido e agora ele tinha a missão de conduzir mais de 2 milhões de israelitas à conquista de Canaã. Era uma realidade nova, que trazia receios ao seu coração. 
5) Você já sentiu a pressão de uma grande responsabilidade sobre você? Já sentiu medo diante de um desafio imposto pela vida? Diante de uma enfermidade, uma crise, uma perda? 
6) Talvez o Jordão que você precisa atravessar hoje seja um sonho que vem sendo nutrido há anos: Talvez o Jordão a ser atravessado seja no seu casamento, na sua estrutura familiar, no seu trabalho, nos seus estudos, na vida financeira. Ou talvez o Jordão que precisa ser atravessado hoje seja o da sua vida espiritual. Com Josué aprenderemos hoje a vencer os desafios que julgamos impossíveis. Aprenderemos sobre como cruzar o Jordão e o que precisamos fazer! Vamos aprender os segredos que fizeram de Josué um homem vitorioso.

I- JOSUÉ BUSCOU OUVIR A VOZ DE DEUS  (vs.1-2)
1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 
1) Josué está vivendo um grande momento de crise, pois Moisés o grande líder, o grande libertador, legislador, intercessor está morto. A crise é assim, ela chega repentinamente. Hoje por exemplo estamos vivendo uma crise que afeta o mundo todo, é crise na política, na segurança, crise de valores, de identidade, vivemos em um mundo de violência onde a criminalidade aumenta, sem contar os rumores de terrorismo que assolam o mundo. Estamos vendo a paz sendo abalada a cada dia que se passa. Os sinais do fim se mostram cada vez mais próximos. Podemos ver claramente no desiquilíbrio da natureza. A verdade é que:
2) mediante a crise de seu tempo Josué escolheu ouvir a voz de Deus! Qual as vozes você tem ouvido na travessia do Jordão da sua vida? Precisamos tirar o nosso foco do problema, das palavras de maldição que recebemos o tempo todo e saber que o Deus a quem servimos está no controle! 
3)  Josué não ficou apavorado com o novo desafio e nem saiu fazendo as coisas ao seu jeito. A primeira coisa que ele fez foi procurar ouvir Deus. Moisés está morto, mas o Deus que Josué servi está vivo e sentado no trono! A grande obra dEle não para! 
4) Às vezes, damos desculpas, dizendo para Deus que não estamos preparados para cruzar o nosso Jordão e tomar posse da terra prometida. Deus sempre tem uma direção para nós. Só precisamos parar para ouvi-lo! Outra verdade para cruzarmos o Jordão é:

II-LIBERTAR-SE DO PASSADO, SAIR DO DESERTO E OLHAR PARA O FUTURO (vs.3-4) 3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 
1) Embora Moisés tivesse sido seu grande líder e amigo, agora ele estava morto. A ordem de Deus era que ele olhasse para frente! 
2) Muitas pessoas sofrem perdas na vida e se recusam a desligar-se do passado deixando-o para trás. Se algo mudou em nossa vida, não adianta ficar lamentando. Temos que crer que o Senhor pode nos fazer avançar, mesmo diante das perdas; O apostolo Paulo nos deixou um ensino lindo com relação a isto: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14. Tem um ditado que diz que quem vive do passado é museu! Sendo assim saia da esterilidade do deserto! 
3) O deserto é lugar de passagem e não de fincar as estacas! Assim como Josué precisava atravessar o Jordão, o nosso Jordão também precisa ser atravessado! Outra verdade que precisamos saber para cruzarmos o Jordão é:

III- ESTABELECER METAS CLARAS CRENDO QUE A VITÓRIA VEM DE DEUS, EM CONJUNTO COM AS NOSSAS RESPONSABILIDADES. (vs.5-6)
5 (promessa) Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6 (responsabilidade e condicional) Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais que lhes daria. 
1) Esforço e bom animo é a arma que precisamos para vencer as crises; João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 
2) Deus estabeleceu os limites da terra que deveria ser conquistada por Josué e seu povo. Você tem metas claras para sua vida pessoal, familiar, profissional e ministerial? Você tem uma lista objetiva de propósitos pelos quais está orando todos os dias e trabalhando. Habacuque 2:2 Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. 
A PIB/SJ, igreja a qual pastoreio tem uma Visão clara: 

Ser Uma igreja relevante nos lares e na sociedade capaz de gerar ministros eficazes, aptos a evangelizar, nutrir e apoiar a todos em sua volta. 

Uma Missão clara: 

Obedecer e cumprir a missão deixada por Jesus aos seus primeiros discípulos de amar, servir, desenvolver e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo. 

Valores claros: 

Os valores da PIB/SJ são definidos à luz da Palavra de Deus e do contexto no qual estamos inseridos. A Bíblia é a nossa regra de fé e pratica. 

A verdade é que: 
3) Se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente não chegará a lugar algum. O pastor Hernandes Dias Lopes disse algo interessante: Precisamos desromantizar a vida, pois entre a promessa e a terra prometida há um Jordão. Deus mostrou o Jordão e lhe deu ordem para atravessá-lo, mas não lhe disse como. Deus não lhe mostrou uma ponte. A ponte para atravessar o Jordão é a fé. Devemos cruzar o nosso Jordão mesmo quando somos fracos, doentes, sozinhos.” 
4) A vida é repleta de obstáculos, repleta de Jordões que precisamos atravessar, mas maior é o nosso Deus! 1 João 4:4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Outra verdade preciosíssima é que precisamos:
     
IV- TER CLAREZA E DISCERNIMENTO DA VONTADE DE DEUS PARA A NOSSA VIDA. (vs.6-7) 6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais... 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo... 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. 
1) Deus repetiu três vezes esforça-te, e tem bom ânimo! O que Deus tem falado contigo através da Palavra? 
2) Deus tem metas claras para aqueles que são seus! Deus tem um proposito para sua vida! Deus está sussurrando em seu ouvido: Esforça-te, e tem bom ânimo... 
3) O limite de Deus para a sua vida é muito maior do que tudo o que você possa imaginar e alcançar com suas mãos; No caso de Josué Deus disse: Josué 1:3,4 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés... 
4) Sem estas duas virtudes, esforço e ânimo, fica impossível cruzar o Jordão; Satanás vai fazer de tudo para nos desanimar, usando circunstâncias e pessoas.

V- VIVER A VIDA DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS (vs.8-9)
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 
1) Um dos grandes segredos para cruzarmos o Jordão é o amor e a obediência à Palavra de Deus; Por isto Josué fez uma aliança com a Palavra. 
2) Só existe sucesso e prosperidade onde habita santidade!
CONCLUSÃO: 
Em Josué 1:5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Deus promete que estaria com Josué todo os dias da sua vida. Foi isto que fez dele um vencedor. Você pode experimentar o mesmo hoje!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu