Pular para o conteúdo principal

Tiago 1:2-6 e 12 FÉ EM TEMPOS DE PROVAÇÕES


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 1:2-6 e 12 

Dentre as várias circunstancias da vida, uma doença, uma perda na família, uma gravidez inesperada ou uma falência decretada. Como soaria ao seu ouvido se eu apenas houvesse dito: Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações! Como podemos encarar tudo isto à luz das Escrituras? Como podemos ver nossa fé crescendo no meio das provações? 

Características de Tiago: Tiago foi um dos irmãos de Jesus, filho de José e Maria. Ele era um dos líderes da Igreja em Jerusalém e presidiu o primeiro concílio da Igreja de acordo com Atos 15, quando a igreja precisou decidir sobre algumas práticas legalistas do Judaísmo. Escrito entre 49 a 62 d.C. 

Tiago é uma das cartas mais antigas do Novo Testamento anterior a Romanos. Paulo em Romanos trata do objeto da nossa fé: A pessoa do Senhor Jesus! Tiago em seu livro trás a experiência de fé aplicada ao dia a dia da nossa vida. Com relação à fé Tiago nos revela a: 
1) Fé diante das provações (Tiago 1:4); 
2) Fé diante das necessidades das pessoas (Tiago 2:8); 
3) Fé para controlar a língua (Tiago 3:2); 
4) Fé para lidar com conflitos relacionais (Tiago 4:1); 
5) Fé para lidar com pressões e doenças (Tiago 5:1,17

A FÉ QUE TIAGO ENSINA: 
1) É a expressão de uma confiança de que o que Deus diz deve ser seguido; 
2) É a expressão de que se eu sigo a Jesus tudo o que faço trará resultados abençoadores. Por isso, 

Tiago ensina que: 
1) Diante das provações, A fé é o instrumento de Deus que me leva a ter uma atitude de gratidão; 2) Que diante de pessoas diferentes de mim, a fé me faz uma pessoa mais sensível; 
3) Que diante da vontade de fazer fofoca, a fé controla a minha língua
4) Que diante dos conflitos relacionais que eu vivencio a fé me faz um agente pacificador; 
5) Que diante das pressões e doenças, a fé me faz uma pessoa de oração. A fé que Tiago ensina é a plena confiança que Deus está vendo e agindo em qualquer circunstancia de minha vida e me levará aonde Ele quer. E onde Deus quer me levar nunca é um lugar de danos. Vamos estudar como funciona A FÉ EM TEMPOS DE PROVAÇÕES.


I-A FÉ NÃO É UM ESCUDO CONTRA AS PROVAÇÕES OU DORES PROPOSTAS PELA VIDA (v.2) Meus irmãos, tende grande gozo, alegria plena, grande prazer (χαρά,chara) quando cairdes em várias tentações ou provações (πειρασμός, peirasmos É o contexto que define o significado veja 1:13)
A) A FRASE DE TIAGO SOA COMO UMA ORDEM FRIA: Meu irmãos ...”  Está no fim da frase no escrito original de Tiago; Ele ensina que a: 
1) PROVAÇÃO: é a forma que Deus usa para nos ajudar a termos atitudes compatíveis com a sua vontade. 
2) TENTAÇÃO: Por outro lado tem a ver com a nossa desobediência a Deus. É quando cedemos à pressão do mal e fazemos aquilo que desagrada e entristece ao Senhor. 
3) A DIFERENÇA ENTRE PROVAÇÃO E TENTAÇÃO é que a tentação é uma solicitação para o mal que visa a nossa queda. A provação por sua vez visa o nosso crescimento. 
B) AS PROVAÇÕES SÃO INEVITÁVEIS: A expressão “quando passardes” está no modo subjuntivo indicando não uma ideia de possibilidade, mas de INEVITABILIDADE
C) AS PROVAÇÕES SÃO INESPERÁVEIS: O significado de passar por várias provações vem de (encontrar, cair); Em geral este verbo carrega a ideia de cair sem planejar ou cair inesperadamente. Na parábola do “bom samaritano” Jesus diz que o homem caiu na mão dos salteadores. Lucas 10:30. Outra questão é que: 
D) AS PROVAÇÕES SÃO MÚLTIPLAS E VARIADAS: A palavra em grego é poikilos; trazendo o sentido de algo que é variado e de múltiplas formas. Tiago usa a palavra provação no plural. Mas como lidar com elas? Devemos ter em mente que a fé não é um escudo contra provações e dores, mas que ela nos abre o caminho para uma atitude positiva diante das dores e provações que não temos como controlar.

II-A FÉ CAPACITA-NOS PARA UMA ATITUDE POSITIVA DIANTE DAS PROVAÇÕES (Tiago 1:3,7) 3  Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tiago parte do pressuposto de que seus leitores já conhecem a Cristo como Senhor e salvador da vida deles. Tiago parte também do pressuposto de que as pessoas estão pondo a fé em Cristo para lidar com as provações da vida. Sendo assim: 
A) RESOLVA TER UMA ATITUDE POSITIVA DIANTE DAS PROVAÇÕES: Não significa se alegrar com a dor ou perda; Tiago não está dizendo que o objeto da alegria é a provação ou a perda que a provação pode trazer;  Deus não é um Deus sádico que nos ensina ter prazer na dor; Tiago está ensinando que no meio da dor podemos nos alegrar por causa da presença de Deus conosco. 1 Tessalonicenses 5:16,18 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. A termos gratidão não pela doença ou pela perda ou pela dor ou mesmo por algo positivo. A sermos gratos a Deus que está conosco no meio da dor nos fortificando para enfrentarmos qualquer situação. O ensino de Tiago é que no meio das provações nós vamos experimentar a profundidade da presença de Deus. A razão de tudo é a alegria em Deus e não a provação em si. É por isto que: A fé uma vez testada produz perseverança. (v.4) Tenha, porém, a paciência, perseverança, constância, alegre esperança (ὑπομονή, hupomonē,) a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. 
A DIFERENÇA ENTRE PACIENCIA E PERSEVERANÇA: Paciência é uma atitude de confiança em tempos de crise. Perseverança é um estilo de vida. PERSEVERANÇA É FRUTO DA PACIENCIA QUE FOI CONSTRUIDA ATRAVÉS DAS PROVAÇÕES. 

Santo Agostinho de Hipona disse: "A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”. 

ILUSTRAÇÃO: Assim foi com José do Egito no poço e na casa de Potifar. Ele poderia ter desistido, mas a perseverança o levou à casa de Faraó. Ele decidiu ter a atitude correta. Assim foi com Victor Frankl, um psicólogo judeu, prisioneiro nos campos de concentração na Alemanha: “Vocês podem tirar tudo de mim, menos a minha capacidade de escolher como vou reagir diante do que estão fazendo comigo.” Assim tem sido comigo em momentos de dor. No processo das provações Deus produz em nós a semelhança com Cristo. Saiba que sua fé é o instrumento de Deus que vai produzir paciência e que está paciência vai ser transformada em perseverança; E Deus estará fazendo de você uma pessoa completa para lidar com as dores da vida de uma forma mais positiva. Sendo assim: 
B) REQUEIRA A INTERVENÇÃO DE DEUS (ore): Quando nós estamos em apuros nossa saída sempre começa com oração. Tiago não foca exatamente no pedido pela solução do problema. Tiago foca em pedir sabedoria. (v.5) E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Temos sempre a tendência de sermos pragmáticos e pedirmos pela solução do problema. Deus anseia nos dar mais do que isto. Ele quer nos dar um estilo de vida que nos caracterize com a pessoa de Jesus. Nossa petição por sabedoria se encaixa muito com está oração: Senhor o que queres me ensinar? O que queres de mim? Como queres que eu aja nesta circunstancia? Senhor que qualidade estás querendo desenvolver em mim? Senhor, tu estás vendo minhas condições. O meu choro, minha impotência, etc. Sendo assim: 
C) RELAXE (DESCANSE) NA CONFIANÇA DE QUE DEUS RESPONDERÁ SUA ORAÇÃO: Tiago afirma que Deus responderá a oração que fizermos. (v.6) Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tiago deu um imperativo: OREM. E agora ele afirma que: Deus responderá e mais do que isto, Ele responderá de uma forma generosa (haplos), sem reprovação e sem empecilhos. Ele responde como um Pai que não rejeita aos pedidos sábios de seus filhos. A única condição para ser respondido é PEDIR CONFIANDO. O que será concedido é a maneira de lidar com a provação!

CONCLUSÃO
Aprendemos que a fé nos capacita para enfrentarmos de uma forma positiva nossas provações: Vendo-as com uma atitude positiva; Requisitando (orando) a intervenção de Deus; Relaxando na resposta de Deus. Ele vai responder se orarmos com confiança. Nós vamos orar agora pedindo a Deus sabedoria para sabermos lidar com nossas crises. O QUE QUERES DE MIM SENHOR? O QUE QUERES DE NÓS SENHOR COMO IGREJA? SENHOR QUE ESTILO DE IGREJA QUERES QUE SEJAMOS À LUZ DO QUE ESTAMOS PASSANDO?[1]


[1] Adaptado do texto do Pr. Lisânias Moura

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a