Pular para o conteúdo principal

Tiago 5:19-20 PODE O SALVO EM CRISTO JESUS PERDER A SUA SALVAÇÃO? PARTE 2


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 5:19-20
19 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, 20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
1) Vimos anteriormente que Tiago neste texto das escrituras não está tratando da perda da salvação ou seja a morte espiritual e sim da morte física! Quando um crente comete um ato de pecado permanente, este pode ter sua vida abreviada, mas não significa a perda da salvação. Isto fica melhor entendido com o que João diz em 1 João 5:16,17 Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. 17 Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte. É por isto que Tiago diz salvará da morte uma alma, E cobrirá uma multidão de pecados. 
a) Isto foi o que aconteceu com Ananias e Safira (At.5:1-10). 
b) Também foi o mesmo que aconteceu com o homem que estava vivendo em fornicação; 1Corintios 5:1-5 ...5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne (morte física), para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus. 
2) É por isto que a oração de um justo pode muito em seus efeitos (v.16)! 
3) Um crente que deliberadamente decide andar fora dos caminhos do Senhor corre o risco de ser morto pelo o próprio Deus. Seu espírito é salvo, mas ele deixa de ser motivo de escândalo ou mal testemunho no mundo. Em Êxodo 4:24 Deus quis matar Moisés porque este estava em desobediência. Na Bíblia temos vários casos de Deus abreviando a vida de alguém já salvo; por exemplo: a mulher de Ló, que olhou para trás, ou Ananias e Safira, que mentiram ao Espírito Santo. Embora mentir ao Espírito Santo seja grave, e os incrédulos façam isso o tempo todo, a coisa fica séria quando é um crente que faz isso. Deus pode considerá-lo indigno de continuar como testemunho no mundo. O profeta de Deus de 1Reis 13 também foi morto comido por um leão por desobedecer a Deus. O mesmo aconteceu com Uzá o homem que colocou a mão na arca para evitar que caísse da carroça em que estava sendo transportada. Ambos tinham boas intenções, mas sabiam qual era o mandamento de Deus. Este é o contexto de Tiago! 
4) Assim como Tiago outro texto de difícil interpretação por muitos estudiosos é o texto de 
2 Pedro 2:20-22 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. e 

Mateus 7.21-23 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de me dizer: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Vamos entender o que Jesus Cristo e Pedro quiseram dizer.

I-ENTENDENDO O CONTEXTO DE 2 PEDRO 2:20-22
1) Este texto não deve ser lido isoladamente; Todo texto bíblico lido fora do contexto é pretexto para heresia! 
2) Ele deve ser lido a partir do verso 9; Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; 10 Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; 11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 12  Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 13 Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; 14  Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; 15 Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; 16  Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. 17 ESTES SÃO FONTES SEM ÁGUA, NUVENS LEVADAS PELA FORÇA DO VENTO, PARA OS QUAIS A ESCURIDÃO DAS TREVAS ETERNAMENTE SE RESERVA. 18  Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, 19  Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. 
3) O trecho claramente fala de ímpios. Eles conheceram o caminho da justiça, porque aderiram fisicamente à igreja, relacionaram-se com o Povo de Deus, ouviram incontáveis exposições da Palavra. No entanto, em seu espírito e em suas obras, nunca experimentaram uma conversão genuína. 
4) Por isso, nos versos 20 a 22, eles são comparados a porcos que voltam ao vômito. Eles tiveram a oportunidade de serem levados a um lugar limpo, receberam a palavra que traz proveito a vida, mas levam sobre si a condenação de rejeitarem a tudo isso e ao Senhor da Glória. 
5) O contexto de 2 Pedro 2:20-22 e Hebreus 6:4-6 estão ligados, mas se diferem completamente de Tiago 5:19-20!

II-ENTENDENDO O CONTEXTO DE MATEUS 7:21-23
1) Novamente precisamos ler alguns versos a mais do que apenas o 21 e 23; Mateus 7:15-20 Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! 
2) Jesus aqui fala dos falsos profetas que se disfarçam de ovelhas mas são lobos; 
3) Embora essas pessoas profetizassem, expulsassem demônios e fizessem “muitos milagres” em Nome de Jesus, a capacidade de fazer tais obras não garantia que eram cristãs. Diz Jesus: “Nunca vos conheci”. Não diz: “Eu vos conheci um dia, mas já não vos conheço” nem “Eu vos conheci um dia, mas vos afastastes de mim”, e sim: “Nunca vos conheci”. 
4) Nunca foram crentes de verdade. Tenha em mente que Jesus está se dirigindo ao povo judeu. Alguns já estavam chamando-Lhe senhor, no entanto, mais tarde, se recusam a aceitar o trabalho da cruz. 
5) Eles realizavam milagres, mas não cumpriam a vontade do Senhor; Jesus aqui não está falando de obras. A vontade de Jesus é expressa em João 6:40  Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que vê o Filho, e nele crê, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 
6) A Bíblia não faz conexão direta entre santidade e manifestações carismáticas e defesa da ortodoxia. Ao contrário, a Bíblia nos adverte constantemente contra a ortodoxia dos fariseus, contra os falsos profetas, Satanás e seus emissários, cujo sinal característico é a operação de sinais e prodígios. 
7)  Jesus caracteriza esses semelhantes ao solo rochoso que se encontra na parábola do semeador em Marcos 4. Diz Jesus: “Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porem, o Sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se” (Marcos 4.5-6). Jesus explica que a semente plantada em solo rochoso representa aqueles que “ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam” (Marcos 4.16-17). O fato de eles não terem “raiz em si mesmos” indica que não havia fonte de vida dentro dessas plantas; do mesmo modo, as pessoas representadas por tais plantas não têm vida genuína em si. 
8) Exibem uma aparência de conversão, mas a fé salvífica não atingiu o coração.

III- A BÍBLIA É ENFÁTICA EM AFIRMAR A SEGURANÇA DOS CRENTES.
1) A Palavra de Deus deixa claro, em muitas passagens, que somos salvos para sempre;
Filipenses 1:6 E estou plenamente convicto de que aquele que iniciou boa obra em vós, há de concluí-la até o Dia de Cristo Jesus. 
2) Obviamente, isso não é encorajamento para o pecado, mas motivo de ações de graças; somos salvos pelo poder de Deus e preservados por este mesmo poder, não por nossas forças frágeis. 
3) Crentes verdadeiros não podem perder sua fé, visto que ela é um dom de Deus. Efésios 2:8,9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 
4) Aqueles que morrem sem fé em Cristo são condenados (Jo.3:16)
5) Aqueles que perdem sua fé, desde o princípio nunca a tiveram. 1João 2:19 Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. 
6) Deus perseverará os crentes verdadeiros e eles serão salvos. Os Espirito Santo é o penhor da nossa salvação. 2 Coríntios 1:21-22 Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus 22 Que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração. Colossenses 2:13-14 E, quando vós estáveis nos mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com Ele, perdoando-vos todas as vossas ofensas. 14 Havendo riscado a cédula que era contra vós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contraria, e tirou do meio de nós, encravando-a na cruz. 2 Coríntios 5:5 Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito. Efésios 1:14 O qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. 
7) A salvação é obra exclusiva de Deus de ponta a ponta. O homem não pode alcançá-la por seu esforço nem contribuir com ela com seus supostos méritos. 
8) Três verdades são destacadas pelo apóstolo Paulo: 
a) A causa meritória da salvação é a graça. Não somos salvos pelo sacrifício que fazemos para Deus, mas pelo supremo sacrifício que Deus fez por nós, entregando seu próprio Filho para morrer em nosso lugar. Deus nos amou quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos. Deus deu seu Filho unigênito para morrer por pecadores indignos. Isso é graça, maravilhosa graça. 
b) A causa instrumental da salvação é a fé. Não somos salvos por causa da fé, mas mediante a fé. A fé não é causa meritória, mas a causa instrumental. Pela fé nos apropriamos da salvação conquistada por Cristo na cruz. A fé é a mão de um mendigo estendida para receber o presente de um rei. 
c) As obras são o resultado da salvação. Não somos salvos por causa das obras, mas para as obras. As boas obras não são a causa da nossa salvação, mas o resultado dela. O apóstolo Paulo diz que somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas (Efésios 2:10). Podemos concluir tudo isto com que Jesus e Paulo disseram; João 10:27-29 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. 29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.  João 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Romanos 8:38,39 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Soli Deo Gloria

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a