Pular para o conteúdo principal

Tiago 5:12-18 O PODER DA ORAÇÃO NA VIDA CRISTÃ


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 5:12-18
12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. Tiago, sem dúvida, pensava nas palavras de Jesus (Mt.5:34-37): ...Deixai simplesmente que a vossa palavra Sim signifique Sim, e o vosso Não, Não; pois tudo o que for além disso é do iníquo. Tiago não está dizendo que a abstenção do juramento fosse a coisa mais importante. Antes, quer dizer que, não importando o que mais eles fizessem, de modo algum deviam entregar-se a tais juramentos, visto que por jurarem assim estariam tropeçando no uso da língua e assim estariam pecando, já que palavras fúteis e inaproveitáveis procedem “do iníquo”. Tiago não se refere a juramentos tais como talvez exigidos num tribunal, ou em certas ocasiões de natureza muito grave e séria. 13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. 18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. Desde o princípio Tiago vem insistindo na necessidade de orar e no valor da oração. Tiago é tido por seus historiadores como o homem dos joelhos de camelo. Isto se dá ao fato de sua vida de oração e interceção pela igreja. A oração é algo tão importante e eficiente na vida crista que o nosso Senhor Jesus investiu mais tempo em oração do que fazendo seu ministério. A igreja de Cristo é poderosa pois nela seus soldados marcham de joelhos. Lutamos de pé, mas é de joelhos que temos a certeza da vitória. Quanto mais oramos, mais vemos o manifestar do poder e da glória de Deus. É por isto que existe um ditado que diz: Mais oração, mais poder, pouca oração, pouco poder, nenhuma oração, nenhum poder. A oração na vida do cristão, é fundamental para o seu crescimento espiritual, para o seu bem-estar emocional e para a sua condição física. Tiago ensina-nos que através da oração: 
1) superamos as nossas fraquezas; É por isto que ele cita Elias. “O profeta Elias era homem como nós. Ele orou com fervor e durante três anos e meio não choveu sobre a terra.”  Ele fala também sobre aqueles que sofrem, que estão em dificuldades, desanimados, desmotivados e que estão doentes. Através da vida de oração aprendemos que; 
2) Podemos vencer as nossas limitações; “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Façam oração sobre ele, em nome do Senhor.” Com relação as nossas limitações precisamos falar com Deus! Orar na aflição, na enfermidade, na alegria com ação de graças crendo que Deus está no controle! Tiago ensina que por meio da oração; 
3) conquistamos grandes vitórias em Deus; A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Aquilo que parece difícil e impossível aos meus olhos é possível a Deus! Quando meus recursos e minhas capacidades esgotam-se, Deus inicia seu trabalho maravilhoso a nosso favor! Tiago revela-nos que por muitas das vezes desperdiçamos tempo e energia quando tentamos viver a vida sem oração. Sendo a oração algo importante para a vida humana e a igreja do Senhor, Tiago ensina e encoraja a praticarmos quatro verdades:

13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 
1) Orar é sempre melhor que reclamar e murmurar; Tiago chama a atenção de seus ouvintes para que nos momentos de luta eles não murmurem, mas orem! Em vez de murmurar contra Deus ou falar mal dos irmãos (5:9), devemos apresentar nossa causa a Deus em oração, pedindo sabedoria para usar a situação para a glorifica-lo. (1:5). 
2) Deus responde as nossas orações segundo a sua vontade; Deus pode transformar problemas em triunfo pela oração; A oração remove o sofrimento quando essa é a vontade de Deus. A oração nos dá poder para enfrentar os problemas e usá-los para cumprir seu propósito. 
3) A aflição muitas das vezes nos ajuda a crescemos em perseverança; Por isto a oração é algo tão importante na vida cristã; 
4) As aflições não duram para sempre e nem todas as pessoas passam por problemas ao mesmo tempo; (5:13). Deus equilibra a nossa vida dando-nos horas de sofrimento e horas de regozijo. 
5) O louvor a Deus é o reconhecimento e a certeza de que Ele está agindo a nosso favor; O cristão maduro, canta mesmo no sofrimento (Jó 35:10). Paulo e Silas cantaram na prisão (At 16:25). Josafá cantou no fragor da batalha (2Cr 20:21). 
6) Quando oramos e adoramos nas lutas finalizamos louvando nas vitórias!  Outro prinicpio é que;

II-DEVEMOS ORAR POR AQUELES QUE ENCOTRAM-SE ENFERMOS (vs.14-16) 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, ancião, os líderes da igreja (πρεσβύτερος, presbuteros), e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 E A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O DOENTE, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 
1) O azeite de oliveira era usado com frequência na medicina do mundo antigo (Mc.6:13; Lc.10:34). Untar o corpo com óleo era algo comum. Esta unção natural servia para refrescar e revestir a pessoa. Daí vem o sentido Bíblico da unção como revestimento e proteção. 
a) O óleo como cosmético; Mt 6:17; era usado sobre a pele para proteger do calor para não ressecar a pele. 
b) Como repelente era usado para espantar moscas; 
c) Como sinal de honra; Os hóspedes eram ungidos quando recebidos em uma casa. Certa vez uma mulher ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.38) e Ele chamou a atenção do anfitrião por não ter lhe ungido a cabeça (Lucas 7.46). 
d) Também era costume da época preparar os corpos das pessoas que morriam com óleos aromáticos para conservar por mais tempo (Marcos 14.8; Lucas 23.56). 
2) O óleo, na bíblia, simboliza a autoridade do Espírito Santo e a benção de Deus sobre a vida; é uma referência simbólica do poder curador de Deus. 
3) Aqui Tiago revela que a iniciativa está com a pessoa doente ao chamar os presbíteros que são os líderes da igreja. (1Tm.3:1-7; Tt.1:5-9). Há poder quando oramos juntos. 
4) Os pastores e líderes da igreja devem estar disponíveis para orar pelos enfermos; (5:14-15) Os presbíteros são bispos e pastores do rebanho. Eles velam pelas almas daqueles que lhes foram confiados. Eles oram com imposição de mãos, num gesto de autoridade espiritual. 
5) A oração da fé é a oração feita na plena convicção da vontade de Deus. 1 João 5:14-15 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. 
6) A expressão ungindo-o com o óleo não se refere a um ato medicinal ou a uma poção mágica, mas é um símbolo da consagração de pessoas doentes e da presença alegre do Espirito Santo; 
7) Infelizmente existem hoje muitos desvios com relação a este assunto; 
a) Extrema Unção; 
b) Posição Neopentecostal; A crença que toda doença procede do diabo e consequentemente é da vontade de Deus curar a todos em todas as circunstâncias. 
c) A Prática da Unção Generalizada; Pastores que ungem todas as pessoas que estão dentro da igreja, bem como objetos. 
d) A Prática da Unção Realizada por todas as Pessoas; São os presbíteros que ungem e não outros membros da igreja. 
8) O óleo em Tiago 5:14 não é medicinal porque não é o óleo que cura! Nem o óleo mais a oração  que curam, mas a oração da fé!

III-DEVEMOS ORAR UNS PELOS OUTROS, POIS A ORAÇÃO DE UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS (v.16) 16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 
1) Deus abençoa quando abrimos o nosso coração para alguém espiritualmente maduro e preparado; Está é a prestação de contas seguida de oração! Isto não é algo forçado, mas nasce do relacionamento, da confiança, da maturidade espiritual e da comunhão. 
2) Devemos ser cuidadosos para não expormos a nossa vida para uma pessoa imatura espiritualmente, fofoqueira ou recém convertida (Neofita); 
3) Há cura e libertação quando oramos juntos; 
4) O que nos torna justos é o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado.

17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. 18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 
1) Quando a nação se desvia de Deus os profetas de Deus devem orar e pregar; Israel se afastou de Deus, e Elias apareceu no cenário para confrontar o Rei, o povo, e os profetas de Baal. Elias não só falou aos homens, ele falou com Deus, clamando por chuva para Israel. 
2) Os crentes, embora não perfeitos, podem ter vitória na oração; Elias era homem sujeito às mesmas fraquezas (teve medo, fugiu, sentiu depressão, pediu para morrer), mas era justo e a oração do justo pode muito em sua eficácia. O poder da oração é o maior poder no mundo hoje. A história mostra o progresso da humanidade: poder do braço, poder do cavalo, poder da dinamite, poder da bomba atômica. Mas o maior poder é o poder da oração. 
3) Elias orou fundamentado na promessa de Deus; Em 1 Rs 18:1 Deus disse que enviaria a chuva e em 1 Rs 18:41-46, Elias ora pela chuva. Não podemos separar a Palavra de Deus da oração. Em sua Palavra Deus nos dá as promessas pelas quais devemos orar. 
4) Elias orou com persistência; Muitas vezes nós fracassamos na oração porque desistimos muito cedo, no limiar da bênção. 
5) Elias orou com intensidade; A palavra com “instância” (5:17) significa que Elias orou em oração. Ele pôs o seu coração na oração. Devemos orar pela nação hoje, para que Deus traga convicção de pecado e um reavivamento para a igreja.

CONCLUINDO
Tiago ensina-nos que através da oração: 
1) superamos as nossas fraquezas; 
2) Podemos vencer as nossas limitações; 
3) conquistamos grandes vitórias em Deus; É POR ISTO QUE COMO IGREJA;

I- DEVEMOS ORAR NAS TRIBULAÇÕES CRENDO QUE DEUS CUIDA (v.13)
II-DEVEMOS ORAR POR AQUELES QUE ENCOTRAM-SE ENFERMOS (vs.14-16)
III-DEVEMOS ORAR UNS PELOS OUTROS, POIS A ORAÇÃO DE UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS (v.16)
IV-DEVEMOS ORAR PELA NAÇÃO (v.17-18)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a