Pular para o conteúdo principal

Tiago 1:19-21 COMUNICAÇÃO: DESPINDO DA IRA E SE VESTINDO DA MANSIDÃO



SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 1:19-21 


Tiago liga o que vai dizer agora com tudo o que já disse anteriormente. Ele iniciou falando sobre as provações, sobre fé e sobre como vencer as tentações. Tiago aqui nos mostra de forma pratica que: É nas provações que precisamos ter controle da língua e controle da nossa ira. Ele inicia dizendo: (v.19,20) Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Uma das áreas da vida que falhamos dramaticamente está na forma e maneira que comunicamos com o nosso próximo. As vezes falamos demais e por isto pecamos, outras falamos de menos e também pecamos. Uma comunicação não muito efetiva ou clara, dependendo da forma que ela é demonstrada pode gerar problemas terríveis em um relacionamento seja ele: casamento, amizade, trabalho etc. Existe um ditado da sabedoria oriental que diz: Deus deu ao homem dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos. A nossa forma de comunicação é um fator tão importante para sobrevivência que milhares de livros sobre este assunto são escritos todos os anos. Vejamos então o que Tiago nos revela através destes dois primeiros versos.

I- UMA BOA COMUNICAÇÃO PROCEDE DE UM BOM OUVIR (v.19)
19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Isto significa que devemos ouvir mais! Quando Tiago nos diz: seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Ele não esta dizendo que não devemos comunicar, mas que devemos ser extremamente cuidadosos com a forma de expressar nossas ideias e sentimentos. 
a) Devemos atentar ao perfil de quem recebe a mensagem: Se a pessoa para a qual você está transmitindo a mensagem será capaz de compreender o que você diz! O salmista declarou: Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! (Salmo 19:14
b) Devemos investir nas três esferas da comunicação: Pesquisas indicam que a composição da comunicação humana face a face são compostas de: 
1) mensagens não verbais (55%)  
2) mensagens que acontecem pelo tom de voz que são de (38%)  e de: 
3) mensagens verbais (7%). Isto significa que ao dirigir a palavra a alguém, muitos indivíduos estão concentrados apenas em “uma pequena fração da totalidade da comunicação.” Por isso, devemos prestar atenção se a nossa postura, o olhar, o aperto de mão, a roupa e o conjunto dos nossos movimentos estão de acordo com a mensagem que estamos transmitindo verbalmente, seja em uma entrevista de emprego, em uma reunião, uma palestra ou qualquer outra situação que envolva uma comunicação efetiva. Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. (Provérbios 15:22
c) Devemos aprender a arte do ouvir: Durante uma conversa, quando você se silencia e escuta o outro de maneira focada, você envia uma mensagem que é interpretada positivamente pelo receptor: ele me ouve, valoriza as minhas ideias, respeita e me considera como indivíduo. Ou seja, se o objetivo é aumentar o seu poder de influência e de interação com as pessoas fuja de monólogos, aposte no diálogo. Falar muito, mas ouvir mais, muito mais. O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. (Provérbios 18:13) Nicodemos disse aos outros fariseus, Acaso a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez? (João 7:51). Muitos dos líderes judeus motivados pela ira estavam mais interessados em condenar Jesus do que ouvir o seu caso. 
d) Apostar na assertividade: Assertividade basicamente é quando uma pessoa expressa com clareza, objetividade e sinceridade suas ideias e intenções. Paulo disse: Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. (1 Coríntios 14:19). É ser uma pessoa transparente em intenções e colocações. Uma boa comunicação produz bons frutos. Principalmente quando ela parte de um bom ouvir. Outra verdade sobre boa comunicação é que:

II- A IRA IMPEDE UMA BOA COMUNICAÇÃO E NÃO ATRAI A JUSTIÇA DE DEUS (v.20) Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. A ira gera contenda e impede o agir de Deus em nossas vidas. Um exemplo que expressa claramente os resultados do verso 20 é o ensinamento de Jesus que disse: Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. (Mateus 5:25,26) Não existe nada pior do que tentar resolver as coisas debaixo de ira, isto é quando ambas as partes estão encontrando dificuldade em uma resolução mutua do problema. Jesus nos diz que os resultados da ira são terríveis. 
1) Se a justiça de Deus é expulsa a justiça humana impera: Uma vez que Deus não é convidado para solucionar o problema os riscos de uma péssima comunicação iracunda gerara uma justiça humana. ...e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 
2) A ira conduz ao engano: Pois se torna pecaminosa quando seus objetivos se tornam egoísta e distorcem os objetivos de Deus. Paulo disse: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1 Coríntios 10:31) É triste ver uma pessoa enganada em seus próprios sentimentos, pois ao invés de usar a energia gerada pela ira para atacar o problema em mão, a pessoa é que acaba sendo atacada. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (I Corintios 15:33).  

III-UMA BOA COMUNICAÇÃO É EXPRESSADA COM MANSIDÃO E AMOR (V.21) 
Tiago 1:21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. Tiago admoesta os seus leitores a rejeitar tudo o que pode destruir um relacionamento. Ele convida a igreja novamente a se encher do fruto do espirito mansidão. Mansidão no comunicar-se com o próximo. Em outras palavras Tiago diz que: 
1)Devemos aprender a falar a verdade em amor: e crescer em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, e não permitir com que palavras insensíveis ou destrutivas saiam de nossas bocas. Efésios 4:15,19 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. 17 Assim, eu digo a vocês, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. 18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. 19 Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. 
2) O falar venenoso é uma característica comum do homem pecador: (Romanos 3:13,14) 
3) Uma comunicação iracunda devasta tudo e todos, com consequências irreparáveis. Ela gera rancor e mágoas dentro de si (Efésios 4:26,27). Isso pode causar depressão e irritabilidade com qualquer coisinha, geralmente com coisas que não tinham nada a ver com o problema original. Sendo assim clame como o salmista: Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. Salmos 141:3

CONCLUINDO
I- UMA BOA COMUNICAÇÃO PROCEDE DE UM BOM OUVIR (v.19)
II- A IRA IMPEDE UMA BOA COMUNICAÇÃO E NÃO ATRAI A JUSTIÇA DE DEUS (v.20)
III-UMA BOA COMUNICAÇÃO É EXPRESSADA COM MANSIDÃO E AMOR (V.21)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a