Pular para o conteúdo principal

Tiago 2:1-13 A ESSÊNCIA DA LEI DE DEUS É O AMOR


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 2:1-13

Desde o capitulo primeiro Tiago vem trabalhando de forma concisa o comportamento ético cristão da igreja. Como os leitores de sua carta devem lidar com as mais diferentes situações vivenciadas nesta jornada de vida. Ele inicia mostrando o quanto Deus nos ama e como Ele em sua infinita graça cuida de cada detalhe ao qual estamos inseridos. Tiago demonstra de forma pratica o amor de Deus e a fé pratica que devemos exercitar nele. No capítulo 2 Tiago aborda nosso relacionamento com Deus e com o próximo deixando claro que o amor recebido do Pai através de Cristo deve ser compartilhado, ensinado e vivido. Que se a lei do amor não for praticada a fé ao qual professamos é morta. É por isto que ele inicia dizendo: MEUS irmãos, não tenhais a de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção, parcialidade, favoritismo (προσωποληψία, prosōpolēpsia) de pessoas. Vejamos os princípios por trás deste ensinamento tão importante de Tiago.

I-AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO É UM MANDAMENTO
1) A fé que Tiago ensina anda na contramão do exclusivismo: Pois onde há acepção, há pouco da vida demonstrada por Cristo. Madre Teresa de Calcutá disse: Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las. O não cumprimento dos primeiros 2 mandamentos lança por terra toda a lei de Deus. Com relação a isto Jesus ensinou: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” Mateus 22:37-40. Assim sendo: 
2) É impossível amar a Deus sem amar o próximo. Tiago inicia o capitulo 2 de forma conciliatória dizendo meus irmãos. A admoestação de Tiago vai de encontro com a quebra do amor vivenciado pela igreja. 
3) A acepção de pessoas, isto é, o favoritismo dos ricos em detrimento aos pobres é um problema visível que está afetando de forma trágica a saúde espiritual da igreja. Ele segue dizendo: 2 Porque, se no vosso ajuntamento, assembleia, congregação, sinagoga judaica, ou analogia a igreja (συναγωγή, sunagōgē) entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, 3 E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, 4 Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes
juízes de maus pensamentos?
4) O ser humano tem por natureza excluir os que são diferentes; que diferem de seus interesses ideológicos, sociais, culturais e religiosos. Julgamos os outros pelo partido político, time de futebol, pela religião, pela região: nordestino ou do sul, rico ou pobre, letrado ou iletrado, tipo de carro, casa e vestuário, julgamos pela cor. Portanto mediante o ensinamento claro de Jesus, Tiago também clarifica que:

II-FAZER ACEPÇÃO AS PESSOAS É CONTRA A LEI DE DEUS
É pecado contra o Senhor, contra sua lei, seu governo e seu Reino! A acepção de pessoas: 
1) Quebra a comunhão do corpo e gera relacionamentos superficiais; 
2) Entristece a Deus; Pois ao mesmo tempo que Ele acrescenta a igreja a vida que fora salva, a igreja maltrata e trata de forma desdenhosa. Com relação a isto Tiago carinhosamente e com firmeza chama a atenção de seus ouvintes e leitores. 5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? 6 Mas vós desonrastes, infamaste, desprezastes, maltratastes (ἀτιμάζω, atimazō) o pobre. Tiago não está dizendo aqui que o pobre deva ser salvo e os ricos esquecidos ou perecerem no inferno. Isto seria também acepção! Tampouco defende o texto a ideia de que a riqueza é pecado e a pobreza é virtude. Precisamos entender o contexto. Assim sendo: 
3) Deus, naturalmente, aceita os ricos tão prontamente como os pobres, não favorecendo nem um, nem outro. Porém a riqueza material é muitas vezes um obstáculo para a fé em Deus. Jesus disse: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. (Mateus 19:23,24) 
4) Toda e qualquer forma de bajulação é indevida no contexto corpo de Cristo; Perante o Senhor somos todos iguais, porem temos todos funções diferentes na igreja de Deus. Tiago segue dizendo: Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? 7 Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? Os ricos estavam oprimindo a igreja provavelmente fariseus, saduceus e romanos. A igreja era vista como uma comunidade suspeita. Na mente da igreja bajular estas pessoas poderia trazer paz em meio a tanta perseguição. 
5) Precisamos lembrar que a igreja de Cristo não pode viver fazendo concessões. Devido um excesso de concessões, hoje a igreja está se afundando no secularismo. O cristianismo se desfigurou e se ouve apenas uma leve lembrança da primeira igreja primitiva do século I. Temos hoje um cristianismo pálido que a poucos impressiona. Outro princípio que Tiago ensina aos seus leitores e ouvintes é que:

III-PARA AMAR COMO JESUS, DEVEMOS ANTES DESCOBRIR COMO JESUS NOS AMOU.  8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Tiago cita o segundo mandamento tendo o homem como padrão. Jesus demonstra a verdadeira essência do amor ao próximo tendo ele próprio como maior padrão já vivido neste mundo. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (João 13:34). Como Jesus nos amou? 
1) Como um amigo mais chegado que um irmão; João 15:13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. 
2) Com amor, compaixão e misericórdia; As Escrituras descrevem-no como alguém que fazia de tudo para ajudar os necessitados porque se sentia profundamente comovido. Marcos 6:34 Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas. 
3) Alguém motivado a atender às necessidades espirituais e físicas do próximo; Lucas 9:11 E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura. 
4) Com amor perdoador que não guarda rancor nem ressentimentos; Lucas 23:34b E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem... Tiago segue dizendo: 9 Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. 10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. 
5) Entregando sua vida por nós na cruz do calvário: Amar de verdade é entregar sua vida a Deus em aroma suave por alguém. O discípulo do Senhor Jesus é conhecido pelo amor, quando ele é capaz de doar sua vida a Deus em favor de alguém. Finalmente Tiago também ensina que:

IV- AMAR É VIVER E PRATICAR A PALAVRA
11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. 12 Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. 
1) A maneira como nos comportamos com as pessoas indica o que realmente cremos sobre Deus. Não podemos separar relacionamento humano de comunhão divina. 1João 4:20 “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.”
2) Ouvir a Palavra e falar a Palavra não substitui o praticar a Palavra; Tiago falou que nascemos da Palavra (1:18), ouvimos a Palavra (1:19), acolhemos a Palavra (1:21), mas devemos também praticar a Palavra (1:23). Apenas ter uma confissão de fé ortodoxa não substitui o praticar a Palavra. Tiago segue dizendo: 13 Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. 
3) Daremos conta dos nossos atos no dia do Juizo; Nossas palavras – Palavras de acepção (2:3), palavras de desprezo (2:6), palavras frívolas. Jesus disse em Mateus 12:36 “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.”

CONCLUINDO
A ESSÊNCIA DA LEI DE DEUS É O AMOR
I-AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO É UM MANDAMENTO
II-FAZER ACEPÇÃO AS PESSOAS É CONTRA A LEI DE DEUS
III-PARA AMAR COMO JESUS, DEVEMOS ANTES DESCOBRIR COMO JESUS NOS AMOU. 
IV- AMAR É VIVER E PRATICAR A PALAVRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a