Pular para o conteúdo principal

TIAGO 1:1-12 COMO DEVEMOS ENCARAR AS CRISES DO DIA A DIA



SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 1:1-12

Está carta foi escrita por Tiago, o irmão do Senhor Jesus. (v.1) TIAGO, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo...  
a) Tiago era um descrente durante o ministério de Jesus. João 7:3,5  Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. 
b) Tiago provavelmente se converteu por meio de uma aparição de Cristo a ele após sua ressurreição. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. (1 Corintios 15:7) 
c) Ele é enumerado com os crentes de Atos 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. 

A carta provavelmente tenha sido escrita entre 48 e 62 d.C. e endereçada: ...às doze tribos que andam dispersas. Isto é judeus cristãos espalhados pelo mundo afora. A tradição cristã acredita que Tiago morreu no ano 62. Eusébio de Cesárea (265 a 339) escreveu: lançaram abaixo o homem justo... [e] começaram a apedrejá-lo, uma vez que ele não morrera na queda; Mas ele virou e se ajoelhou e disse: "Eu imploro-te, Senhor Deus nosso Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem”.

CONTEXTO DO LIVRO: Tiago é a mais prática de todas as epístolas e tem sido chamada de “Guia Prático para a Vida e a Conduta Cristã”. É o livro de Provérbios do Novo Testamento. E está repleta de preceitos morais e expõe a ética do Cristianismo.
Os primeiros versos de Tiago nos revelam quais as atitudes que devemos ter em meio às provações. Revela-nos também atitudes pecaminosas que não devemos possuir.

I- DEVEMOS ENCARAR AS PROVAÇÕES COM ALEGRIA CRENDO QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE. (vs.2,3) Meus irmãos, tende grande gozo, alegria plena, grande prazer (χαρά,chara) quando cairdes em várias tentações ou provações (πειρασμός, peirasmos); 3  Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 
A Bíblia nos convida por várias vezes a encarar as circunstancias difíceis da vida com uma alegria que não se baseia nos momentos, mas é uma alegria genuína que provem de Deus. Paulo escrevendo a uma das igrejas mais perseguidas do primeiro século disse: Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. (Filipenses 4:4) Enriquecendo o convite a alegria Salomão também expressou de forma muito prática. O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. (Provérbios 17:22) Tiago nos convida a nos alegrarmos em meio as lutas, pois em meio a elas:  
a) Somos treinados por Deus: Isto significa que somos lapidados, tratados no nosso caráter (interior) 
b) Crescemos na fé e adquirimos experiência: Não existe crescimento espiritual muito menos maturidade sem luta. A integridade humana é desenvolvida nas provações. 
c) Nas lutas é que percebemos o quanto Deus se preocupa conosco: Você ainda quer motivos maiores de alegria do que este. Saber que Deus está contigo nas tempestades. Outra atitude que Tiago nos revela com relação às provações é que em Deus:

II- DEVEMOS TER PERSEVERANÇA BUSCANDO CRESCIMENTO NO SENHOR. (v.4) Tenha, porém, a paciência, perseverança, constância, alegre esperança (ὑπομονή, hupomonē,) a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Isto significa que devemos passar o leme do barco da nossa vida para o Senhor crendo que os resultados dEle são melhores que o nosso. Tiago no verso 4 tem a intenção de nos mostrar que: 
a) a perseverança nos conduz a plenitude: Não existe teste de paciência maior do que quando vemos os nossos direitos sendo violados: 
1)quando um carro esporte nos corta no trânsito; 
2) quando um grupo de adolescentes estão se comportando de forma inadequada; 
3) quando o nosso colega de trabalho ridiculariza a nossa fé. 
A paciência também: 
b) Nos ensina a lidar com nossa ansiedade e desespero: Através dela nos tornamos mais tolerantes e compreensíveis. Paulo disse: Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. (1 Tessalonicenses 5:14) A paciência:
c) Nos torna mais perfeitos e completos em nossa jornada cristã: Ela nos torna mais parecidos com Cristo e é parte fundamental do fruto do Espirito. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5:22) A paciência; 
d) Nos capacita para novas provações e maturidade para ensinar: Sempre depois de uma luta ou uma provação outras virão para nos capacitar mais e mais. Com relação a isto Jesus disse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33) O que os discípulos não aprenderam na multiplicação de pães foram aprender na tempestade. (João 6:1,15) 
Outra verdade que Deus nos revela através de Tiago é que:

III- DEVEMOS ENCARAR AS PROVAÇÕES COM SABEDORIA E DISCERNIMENTO. (v.5) E, se algum de vós tem falta de sabedoria (σοφία, sophia, engloba todas as áreas do saber tanto espiritual, quanto terrena), peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. No verso 5 Tiago nos revela como: 
a) É importante buscar sabedoria em momentos de crise; peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, 
b) A sabedoria nos ajuda a lidar com mais tranquilidade as complexidades da vida; 
c) A sabedoria também nos conduz a um maior discernimento nas várias decisões; 
d) Na luta a oração e busca por sabedoria divina são mais importante do que a ação em si. Tiago também nos mostra que:

IV- DEVEMOS ENCARAR AS PROVAÇÕES COM NA PALAVRA E NA PROMESSA DE DEUS. (vs.6,7)  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
Existem cinco verdades com relação à fé que não podemos nunca abrir mão delas. A Bíblia nos revela estas verdades de forma muito clara. E a primeira verdade indispensável sobre Fé é que: 
1) A Fé e a Palavra de Deus andam juntas: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17). Isto significa que um entendimento torpe e deturpado da Palavra de Deus conduz o homem ao engano e ao erro. 
2) Cristo é a base da nossa fé:  Só Ele é capaz de nos fortalecer genuinamente. Tudo posso nAquele  que me fortalece (Filipenses 4:13). Ele mesmo disse: Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5) outra verdade é que: 
3) “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6) Tiago clarifica isto nos versos 6 e 7. O homem que duvida é igual à onda do mar levada de um lado para o outro. 
4) “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I João 5:4). Sendo assim: 
5) Devemos deixar a INCREDULIDADE; Muitos cristãos oscilam entre a fé e a incredulidade. Paulo escrevendo sobre a fé que Abraão possuía disse: E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus. (Romanos 4:20)

V- DEVEMOS ENCARAR AS PROVAÇÕES COM SANTIDADE GLORIANDO-SE NO SENHOR. (v.8,11) 
1) Devemos deixar a DUPLICIDADE; (v.8) O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Uma pessoa com a lealdade dividida ou coração dobre sucumbi a qualquer prova. Jesus disse: E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. (Marcos 3:24,25
2) Devemos deixar a AUTO-ESTIMA BAIXA: Devemos vencer os conflitos internos gerados pelo complexo de inferioridade. (v.9) Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação. 
3) Devemos deixar o ORGULHO: (v.10) E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 
4) Sem santidade um problema sempre puxara a outro: (v.11) Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. Finalmente:

VI- DEVEMOS ENCARAR AS PROVAÇÕES SABENDO QUE AO FINAL DELAS RECEBEREMOS A VITÓRIA. (v.12) 
a) Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; 
b) porque, quando for provado, receberá a coroa da vida; 
c) a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Mais importante que o presente é a certeza do futuro em Cristo Jesus. Com Ele temos a salvação eterna e a qualidade de vida no presente.[1]


[1] Adaptado do comentário Biblico de Charles C. Ryrie e do texto: 
O que a Bíblia diz sobre paciência? Got Question? 
http://www.gotquestions.org/Portugues/paciencia-Biblia.html#ixzz2sGlZ8iUb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a