Pular para o conteúdo principal

Tiago 5:7-11 NÃO ESTEJAIS INQUIETOS O REI ESTÁ VOLTANDO


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 5:7-11
7 Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. 9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
Para entendermos os versos que lemos e tirarmos deles o contexto histórico é preciso voltarmos ao início do capítulo cinco. 
1) Vimos anteriormente que os ricos estavam oprimindo os pobres sem dó nem piedade; 
2) Eles desfrutavam de uma vida cheia de luxurias, enquanto retinham o salário dos trabalhadores; 
3) por meio da injustiça e da corrupção eles processavam e condenavam alguns a morte sem que estes pudessem resistir; 
4) O verso 6 termina mostrando a futilidade do pobre em tentar lutar ou ganhar a causa contra o rico; “sem que ele vos faça resistência”. É neste contexto que Tiago fala agora as pessoas que estavam sofrendo a opressão, vivendo atribuladas, passando por males severos sem entender porque Deus não fazia nada. 
5) Tiago muda agora dos opressores para os oprimidos, dos perseguidores para os perseguidos; 
6) Tiago fala agora para consolar os cristãos oprimidos e exortá-los a serem pacientes e longânimes;
Tiago exorta os irmãos a suportarem com paciência as coisas que lhes sobrevêm, não só da parte de opressores ricos e de outros, mas também das dificuldades da vida diária. O apostolo Paulo também admoestou a igreja do Senhor ao mesmo dizendo: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1Corintios 15:58
6) Uma outra observação, é que o texto destaca pelo menos três vezes a vinda do Senhor. (vs.7,8,9); Juntando os dois temas, paciência e a vinda do Senhor, podemos destacar algumas verdades bem práticas para nossa jornada passageira neste mundo;

I- A VOLTA DE CRISTO JESUS É A “BENDITA ESPERANÇA” DE TODO CRISTÃO. (vs.7-8) 7 Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. 
1) Tiago não perde tempo dizendo que as coisas vão melhorar como muitos fazem hoje em seus púlpitos com relação as perseguições e os sofrimentos causados pela natureza pecaminosa humana; Pelo contrário é como se ele estivesse dizendo; Irmãos sede pacientes pois tudo isto vai acabar quando o nosso Senhor Jesus voltar! Em outras palavras não adianta reivindicar, declarar em nome de Jesus, tomar posse, ou usar todo arsenal do envangeliques barato usado por muitas igrejas. Nem sempre os nossos problemas desaparecerão, não adianta pensamento positivo, pois estes também não podem verter as nossas circunstâncias.  Quem dera, fosse assim tão simples!  Quem dera as coisas acontecessem como em um passe de mágica ou piscar de olhos. 
2) O único conselho que Tiago nos dá é: Sede pacientes até a vinda do Senhor; A palavra “vinda” do Senhor significa mais que a chegada dele.  Refere à presença dele também, e esse é o nosso consolo. 
3) A dura realidade é que Deus não consertará todos os males desse mundo até a volta de Jesus! 
4) Para que os irmãos entendam melhor sobre paciência e longanimidade, Tiago usa a figura do lavrador: É impossível ser um fazendeiro, um “lavrador”, um agricultor, sem ter paciência! O segredo de perseverança quando o caminho é duro, é saber que Deus está produzindo fruto em nossos corações de forma imperceptível. Jesus falou sobre isto aos discípulos quando explicou sobre o Reino: “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.” (Marcos 4.26-29) Gememos em nós mesmos, esperando a colheita, mas Deus está produzindo fruto em nossas vidas; mesmo que o resultado final demore, Ele virá! 
5) Tiago pede aos seus ouvintes: fortalecei os vossos corações; temos que firmar as raízes para produzirmos frutos em meio as tempestades!  Raízes fundas na promessa da vinda do Senhor. Uma vez que sabemos que: A volta de cristo jesus é a “bendita esperança” de todo cristão; o segundo princípio é:

II-A VOLTA DE CRISTO É UM CONVITE A SERMOS MAIS PACIENTES E TOLERANTES COM O PRÓXIMO. (v.9) 9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 
1) Além da perseguição de fora (dos ricos), havia também a aflição vivida dentro da igreja.  
2) Tiago é realista.  Reconhece que, às vezes, os irmãos não se dão tão bem juntos.  Paulo também reconheceu esse fato em Efésios 4:2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor
3) Tiago adverte os leitores a não se queixarem entre si, pois existe um perigo real deles mesmos serem julgados, caso tiverem errado.  Mas ao mesmo tempo existe uma palavra de consolo, o Juiz está a porta.  
4) Tiago está indicando a iminência da vinda do Senhor Jesus Cristo; Por exemplo, em Marcos 13:29, Jesus falou com referência ao fim do sistema de coisas, dizendo: “Assim também vós, quando virdes estas coisas acontecer, sabei que ele está próximo, às portas.” 
5) Em outras palavras, a vingança pertence ao Senhor, não a nós.  Se nosso irmão nos maltrata, se somos blasfemados, alvo de fofocas, Deus sabe disso.  Ele pode providenciar uma solução.
 
10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
1) Os profetas, que falaram com a autoridade como representantes do Senhor, sofreram muitos males, mas com grande paciência; A razão porque todos esses antepassados perseveraram, é porque sabiam algo que seus perseguidores não sabiam, que seu Deus era misericordioso e bondoso (compassivo). 
2) A palavra “misericordioso” significa “de grande compaixão”. Em outras palavras, Deus SENTE o que sentimos.  É isso que o livro de Hebreus fala sobre Jesus: Hebreus 4:15,16 “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se (=sentir junto, sofrer junto conosco) das nossas fraquezas...” 
3) Temos que confiar no caráter do nosso Deus!  Em meio ao sofrimento, temos que fixar nossa âncora naquilo que sabemos ser verdadeiro a respeito de Jesus.  O difícil em tempos de crise é acreditar que Ele realmente quer o nosso bem, que Ele realmente é um Deus bom, que sente conosco, que nos ama.

CONCLUINDO
I- A VOLTA DE CRISTO JESUS É A “BENDITA ESPERANÇA” DE TODO CRISTÃO. (vs.7-8)
II-A VOLTA DE CRISTO É UM CONVITE A SERMOS MAIS PACIENTES E TOLERANTES COM O PRÓXIMO. (v.9)
III- A VOLTA DE CRISTO NOS É A LEMBRANÇA DE QUE O SOFRIMENTO NÃO ABAFA AS PROMESSAS DE DEUS.  (v.10-11)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a